10 Dicas para ter qualidade de vida

Levar uma vida com hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenir todos os tipos doenças e garantir qualidade de vida. Saiba o  que fazer para ter uma vida saudável, listamos 10 dicas simples e práticas para você viver bem.

1 – Pratique uma atividade física.

O exercício deve fazer parte da rotina, inclusive de quem não precisa perder peso, pois é  fundamental para promover um bom condicionamento físico, aumentar a longevidade e diminuir o estresse.

2 –cafe_da_manhã_21_julho Não pule o café da manhã.

Esse é o momento que o corpo mais precisa de nutrientes, pois passou muito tempo em jejum durante o sono. O organismo precisa de energia para começar bem o dia, além de vitaminas e sais minerais. Um café da manhã saudável evita o consumo de calorias extras ao longo do dia.

3 – Prefira alimentos integrais.

Eles levam mais tempo para serem digeridos, promovendo maior tempo de saciedade e melhor funcionamento do intestino.

4 – Evite refrigerantes e sucos industrializados.

O consumo de refrigerantes está relacionado a diabetes e obesidade, os diets e lights podem ter poucas calorias, mas são ricos em outras substâncias que também fazem mal ao organismo, como sódio, corantes e conservantes. Já os sucos industrializados, quando consumidos em excesso podem provocar aumento da pressão arterial.

5 – Distribua bem as refeições ao longo do dia.

O ideal é comer a cada três horas para evitar redução do metabolismo e a sobrecarga nas demais refeições. Evite que o corpo passe por um jejum prolongado, pois o organismo vai entender que precisa armazenar calorias, e vai dificultar a perda de peso.

6 – Não espere a sede chegar.

Crie o hábito de beber água, pois a ingestão contínua de líquido mantém o metabolismo em constante movimento, assim como a atividade das células corporais e garante o bom funcionamento do intestino.

7 – Durma bem.

Para ter um sono mais tranquilo, evite refeições pesadas à noite, cafeína depois das 17 horas e exercícios físicos que precisam de muito esforço no período noturno.

8 –  Saia da rotina.

Tenha um hobby ou faça uma atividade que goste bastante, essa é uma ótima maneira de esquecer um pouco os pensamentos preocupantes e de manter a motivação.

9 – Não faça uso excessivo de álcool ou cigarro.

O álcool por exemplo, além de trazer problemas comportamentais, é bastante nocivo ao fígado e ao pâncreas, que são fundamentais para o nosso metabolismo. Já o cigarro é fator de risco para inúmeras doenças e sobrecarrega muito o aparelho pulmonar e o sistema circulatório.

10 – Evite guardar sentimentos ruins.

A raiva e magoa por exemplo interferem diretamente nos sistemas hormonais e imunológico, além de causar alterações na pressão arterial e na frequência cardíaca. Os efeitos negativos de guardar sentimentos ruins a longo prazo pode ser tão nocivo a saúde quanto o uso do tabaco.

10 Dicas para ter qualidade de vida
5 (100%) 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *