3 posições corretas para dormir bem na gravidez

Uma das coisas mais importantes para uma grávida é um sono de qualidade e encontrar uma posição correta para dormir. Dormir bem pode parecer uma tarefa fácil. No entanto, pode se tornar bastante dificultosa uma vez que envolve cuidados e restrições que precisam ser reforçados durante a gestação. O medo de afetar o bebê leva muitas mamães a perderem o sono, tomando cuidados com a barriga muitas vezes sem saber qual a melhor maneira de se acomodar para deixar a criança confortável.

Você também quer acabar com essa dúvida de uma vez por todas e descobrir as melhores posições para dormir bem no seu período de gestação? Continue acompanhando!

A importância de dormir na posição correta durante a gravidez

Saber a melhor posição para a gestante dormir é mais importante que muitas pessoas imaginam. Afinal, ela pode ser a responsável por garantir o seu conforto, além de ajudar a diminuir a dor no pescoço e nas costas, muito comum no período. Além disso, um boa noite de sono, quando feita da maneira correta, pode garantir a boa circulação sanguínea e, por consequência, o melhor desenvolvimento do bebê. É isso mesmo: o jeito que a futura mamãe dorme pode promover mais segurança e um melhor desenvolvimento para o feto.

Se, por um lado, as vantagens são muitas, por outro uma qualidade baixa de sono no período de gravidez também pode trazer muitos malefícios. Isso sinaliza motivos de sobra para ficar de olho, concorda? Sem dormir a quantidade necessária, a gestante acaba tendo uma queda no funcionamento do seu sistema imunológico, medida que pode deixar mais suscetível a outras doenças.

Pois bem, um sono adequado é muito importante para qualquer pessoa e não seria diferente no caso das grávidas. Embora seja muito comum encontrar gestantes com problemas de sono, é muito importante que elas se esforcem e lutem contra o sono reduzido, insônia e noites com um sono de má qualidade. Se você se preocupa com a saúde do seu bebê, não negocie esse ponto e tenha boas noites de descanso.

Como dormir

Você deve estar se perguntando qual seria a melhor opção para dormir e promover uma boa condição para seu bebê, correto? Veja, a seguir, as melhores posições para o seu repouso.

De barriga para cima

Mais para o final da gravidez, quando a barriga está ficando cada vez maior, muitas gravidas acabam dormindo de barriga para cima. Essa é uma medida muito difícil para muitas mulheres, principalmente porque muitas delas nunca desenvolveram o hábito de dormir nessa posição e estranham bastante.

Ainda assim, essa posição não é o melhor dos mundos, já que pode aumentar o risco dela se sentir mal. Sabe por quê? O peso do útero (que já está bem maior) pode comprimir a veia cava e causar aquela mal-estar e até mesmo falta de ar. Não é nada grave, assim que a grávida muda de posição, tudo fica bem de novo. Mas o sono já foi interrompido.

Portanto, dormir de barriga para cima não é a melhor das opções, principalmente no final da gravidez. Então, se essa é a sua posição preferida, você pode manter normalmente por alguns meses, principalmente no começo, mas é bem provável que precise fazer alguma mudança no período final.

De lado

Dormir de lado é uma das maiores dúvidas durante a gestação e, se essa é a sua posição favorita, você vai ficar ainda mais feliz. A posição mais aconselhável durante a gravidez é justamente essa. Ela deve ser aderida preferencialmente virando-se o corpo para o lado esquerdo. Pode parecer estranho, mas existe um sentido para tudo isso.

Os médicos já observaram e relataram que quando você dorme virada para o lado esquerdo acaba promovendo um melhor ambiente de oxigenação para o bebê. E olha que tudo isso foi analisado durante os trabalhos de parto, já que, dessa maneira, o sangue passa melhor pelo cordão umbilical e, por consequência, o bebê fica mais bem nutrido. Interessante, não é mesmo? Portanto, essa é uma posição que você pode tentar reproduzir na cama.

Segundo alguns especialistas, a posição ideal para a gravida dormir é deitada de lado, voltada para o lado esquerdo, com duas almofadas. Assim ela se sente mais confortável. Além do tradicional travesseiro, um deles deve vir entre as pernas. Essa medida ajuda a evitar a rotação do quadril e aliviar muito as terríveis dores nas costas.

Sentada

Nunca cogitou dormir sentada? Trata-se de uma posição bastante inusitada, não é mesmo? Mas acredite, muitas grávidas acabam optando por essa posição, principalmente no final na gravidez. Por causa da azia, falta de ar e até a congestão nasal que são muito comuns nesse período, muitas escolhem uma posição mais sentadinha, com alguns travesseiros em volta.

A dica é utilizar poltronas reclináveis ou travesseiros especiais para que se tenha um maior conforto na hora de dormir. Um ângulo de cerca de 45 graus, por exemplo, poderá te proporcionar conforto e, ao mesmo tempo, uma sensação maior de segurança.

Esclarecimento: de bruços

Essa, provavelmente, é a pergunta que trouxe o maior número de grávidas aqui. Bem, a verdade é que a gestante pode dormir de bruços até o quinto mês de gestação. Nesse período, não existe nenhuma preocupação em amassar ou esmagar o bebê, como muitas pessoas comentam. Não se preocupe, nada mais é do que uma crendice popular.

Depois desse período, vai ficando bem mais difícil, já que a barriga cresce e a posição acaba se tornando muito desconfortável e, por vezes, inviável. Ainda assim, se depois desse tempo você dormir a acordar de bruços, não se desespere. A verdade é que o bebê está bem protegido dentro do útero e você não vai machucá-lo fazendo isso. Mas, como falamos, dormir de lado pode ser ainda melhor para você e seu bebê.

O mais importante nesse momento é dormir bem, pois uma boa de sono é cheia de benefícios para a gestante e para o bebê e, portanto, não deve ser negociada.

E você, ainda tem alguma dúvida sobre como dormir bem no período de gestação ou quer compartilhar algum ponto de vista? Não se esqueça de deixar seu comentário logo abaixo!

3 posições corretas para dormir bem na gravidez
4.9 (98%) 10

  2 comments for “3 posições corretas para dormir bem na gravidez

  1. 02/05/2017 at 17:15

    Muito bom mesmo o site. Mas meu problema é minha insonia maldita. Quando sofri uma crise de não conseguir dormir, o médico me indicou desse colchão magnético para ajudar a dormir. Quem daqui já ouviu falar esse da kenko patto? Disseram que melhora insonia. http://forum-do-colchao.com.br/forum/questions/1793-colchao-nipponflex-kenko-patto-outro-atualizado

    • mikaely Monte
      02/05/2017 at 18:20

      Ola, boa tarde!
      Sua opinião é muito importante!

      Siga nossas redes sociais e mantenha – se informado sobre dicas de saúde e bem estar!
      Instagram: hapvidafazbem
      Site: hapvidaplanos.com.br
      Facebook: http://www.facebook.com/PlanosHapvida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *