5 dicas de como reduzir e controlar o colesterol

Saiba o que é o tão falado colesterol

O colesterol é um tipo de gordura presente nas células, fundamental para o bom funcionamento do organismo. Existem dois tipos de colesterol o bom (HDL) e o ruim (LDL). Manter os valores de colesterol no sangue devidamente equilibrados é importante para garantir o bom funcionamento do sistema hormonal e prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 40% dos brasileiros tem colesterol alto.

As 5 dicas para reduzir e controlar a taxa de colesterol

1. Ômega 3

O consumo equilibrado de ômega 3 tem função anti-inflamatória no organismo e evita a formação das placas de gordura na parede das artérias e garante o bom funcionamento dos vasos sanguíneos, afastando o risco de doenças como infarto, hipertensão e derrames. Além disso, o nutriente reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL). O ômega-3 pode ser encontrado em peixes, principalmente na sardinha e no salmão.

2. Temperos aliados

Acrescente temperos nas refeições como: pimenta, manjericão, alecrim e orégano, pois eles são ricos em antioxidantes, que previnem a oxidação do colesterol.

3. Pratique um exercício

A prática de atividades física é a maneira mais eficaz de aumentar a queima da gordura corporal e acelerar o metabolismo, consequentemente incentiva a ação das enzimas que elevam a concentração de colesterol bom no sangue. Indiretamente, o exercício reduz o nível de colesterol ruim e protege as artérias. O ideal é praticar pelo menos 30 minutos de atividade física três vezes por semana.

5-dicas-de-como-reduzir-e-controlar-o-colesterol-fibras4. Aumente o consumo de fibras

As fibras ajudam a diminuir a absorção intestinal das gorduras, matéria-prima do colesterol, isso faz com que o organismo excrete mais gordura do que absorve e ajuda a controlar os níveis de colesterol ruim no corpo.

5.  Largue o cigarro

O tabagismo em si não eleva os níveis de colesterol ruim no sangue, porém as substâncias nocivas presentes no cigarro, como a nicotina, danificam as paredes das artérias, de modo que fica mais fácil o colesterol se fixar nelas, isso pode desencadear inflamações que podem levar à formação de placas de gordura, entupindo os vasos. E no caso de quem já tem o colesterol alto, o tabaco potencializa ainda mais esse processo. Ou seja, os riscos de entupimento de um vaso ficam ainda maiores, aumentando a probabilidade de má circulação e até de um infarto.

Além dessas dicas para controlar o colesterol, é muito importante consultar um especialista para verificar se seus níveis de colesterol estão regulares ou não.

Para saber outras dicas acompanhe nossas notícias, deixe seu e-mail e enviaremos para você nossas atualizações. Até mais.

Você já tem um Plano de Saúde?
Adquira o plano de Saúde Hapvida para sua família, garanta a saúde e bem-estar de quem você ama, eles merecem esse cuidado. Deixe seu nome e telefone que nós ligamos para você.

SOLICITAR PROPOSTA

Fonte: www.brasil.gov.br
Fonte: OMS estatísticas
Fonte: Tua saúde

5 dicas de como reduzir e controlar o colesterol
5 (100%) 16

  1 comment for “5 dicas de como reduzir e controlar o colesterol

  1. 01/09/2015 at 23:44

    É Maravilhoso utilizar o site da HAPVIDA como também abrir e ler os e-mails recebidos e é gratificante para mim aproveitar para aumentar os meus conhecimentos à respeito dos assuntos diversos sobre SAÚDE e como melhorar a NOSSA SAÚDE. Não tenho palavras para agradecer. Que continue mandando estes ensinamentos tão útil. Grato, João Oliveira de Souza. Salvador, 01082015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *