5 dicas para garantir a saúde da criança

A saúde da criança é uma preocupação constante nos dias atuais. Diante de uma rotina agitada, cheia de responsabilidades no trabalho e nos cuidados com a família, garantir o crescimento saudável e feliz dos filhos é o grande objetivo de todos os pais.

Em meio a tantas orientações disponíveis sobre como manter a saúde da criança, selecionamos cinco cuidados essenciais que irão ajudar você a otimizar o desenvolvimento do seu filho, fortalecendo o seu organismo, prevenindo doenças e promovendo o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.

1. Promova a alimentação saudável

Até os seis meses de idade, a recomendação é que o leite materno seja o único alimento do bebê, uma vez que a amamentação traz enormes benefícios não apenas para a saúde da criança, mas também para o fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho.

A partir dos seis meses, com a orientação pediátrica, é possível introduzir a água e os alimentos na dieta do bebê, sempre observando a variedade dos grupos de nutrientes presentes nas refeições, de modo a garantir o crescimento saudável da criança em todos os sentidos.

À medida que os novos itens são introduzidos no cardápio diário, é comum que a criança rejeite determinados alimentos. Nesses momentos, os pais não devem forçar os filhos a comê-los. O melhor a fazer é investir em maneiras criativas de oferecer frutas, legumes e verduras, envolver a criança no preparo das refeições e lembrar-se sempre de dar o bom exemplo com a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Ao promover a adoção de uma dieta rica e balanceada durante a infância e a adolescência, você está contribuindo para que seu filho tenha mais saúde e qualidade de vida quando se tornar um adulto.

2. Reserve um tempo para as atividades físicas e brincadeiras

A prática de atividades físicas é um componente essencial da saúde da criança, de modo que o desenvolvimento infantil se dará de forma mais efetiva e completa à medida em que a criança puder amadurecer tanto as suas habilidades psicológicas quanto motoras.

Para cada fase do crescimento, existem atividades adequadas que irão estimular não apenas a coordenação motora, mas também a cognição, o raciocínio e a socialização das crianças, oferecendo a ela a oportunidade de desenvolver atividades prazerosas, que contribuam para o seu bem-estar e a sua saúde.

Em relação à socialização, o brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois é a partir da imaginação e da exploração dos sentidos que a criança se descobre enquanto indivíduo e descobre o mundo a sua volta, aprendendo os comportamentos adequados para a convivência em grupo, como a cooperação e o respeito às diferenças.

E quando os pais se envolvem nas brincadeiras com os filhos, essas atividades se tornam mais significativas e estimulam ainda mais o desenvolvimento infantil. Por isso, sempre que possível, reserve um momento do dia para brincar e se divertir com seu filho. Você vai perceber que não apenas a saúde da criança é beneficiada, mas também a qualidade de vida da família como um todo.

3. Permita que a criança durma bem

O sono é um dos aspectos mais importantes para a saúde e a qualidade de vida, porém nem sempre é reconhecido como tal. O impacto da qualidade do sono sobre as funções corporais e o desenvolvimento ocorre desde os primeiros dias de vida do bebê e permanece por toda a vida adulta.

Sem a quantidade e a qualidade de sono adequadas, vários distúrbios podem prejudicar a saúde da criança, dentre problemas no desempenho escolar, alterações de humor e até mesmo a diminuição da velocidade do crescimento.

Isso ocorre porque durante o sono o organismo produz e libera uma série de hormônios responsáveis pela modulação de diversas funções biológicas, dentre eles o hormônio do crescimento. Sem dormir bem, a criança tem a produção desses hormônios prejudicada, comprometendo o seu desenvolvimento e a sua saúde.

Assim, é fundamental respeitar a necessidade de sono da criança em cada idade. Trata-se de um aprendizado contínuo, no qual a criança responderá aos estímulos para aprender a hora certa de dormir de maneira gradual.

4. Mantenha as vacinas em dia

Desde os primeiros momentos após o seu nascimento, o organismo do bebê entra em contato com uma infinidade de agentes causadores de doenças. Uma vez que o seu sistema imunológico ainda está em formação, a vacinação infantil garante a defesa contra os vírus e as bactérias, estimulando a criação de anticorpos capazes de combatê-los.

Por isso, cumprir todas as etapas do calendário de vacinação é fundamental para a saúde da criança. No início de 2016, o Ministério da Saúde fez algumas modificações no calendário, incorporando novas vacinas. O programa de imunização do Brasil é reconhecido como um dos melhores do mundo, alcançando cerca de 90% das crianças em todo o território nacional.

Os pais devem ficar atentos aos prazos, ao número de doses e aos intervalos do cronograma estabelecido, de modo a garantir o desenvolvimento adequado do sistema imunológico da criança e evitar que ela adoeça.

5. Invista na segurança de um plano de saúde da criança

Porém, ainda que todos esses cuidados para garantir a saúde da criança sejam seguidos à risca, é possível que seu filho adoeça ou que aconteçam acidentes em casa ou na escola.

Nesses momentos, ter a cobertura de um plano de saúde para crianças fará toda a diferença na rapidez e na qualidade do atendimento, com atenção para todas as necessidades dos pequenos.

Além da segurança nos momentos de emergência, ao contratar um plano de saúde, é possível garantir o acompanhamento de todo o desenvolvimento da criança, com atenção para as necessidades específicas de cada fase, de modo a prevenir atrasos e corrigir disfunções, como os problemas na fala ou as restrições alimentares.

E não é preciso gastar muito para contar com a segurança de um plano de saúde. Com o Sistema de Saúde Hapvida, você tem acesso a um atendimento de qualidade nos melhores consultórios médicos e hospitais por um preço acessível, que cabe no orçamento familiar.

Conheça as vantagens do Sistema de Saúde Hapvida

O Hapvida possui a maior rede própria de atendimento nas regiões norte e nordeste do país. São três tipos de plano de saúde formatados para garantir a melhor relação custo benefício, contando com uma ampla rede de profissionais, clínicas e hospitais credenciados e oferecendo um atendimento de qualidade a todos os beneficiários.

Em relação à saúde da criança, o Hapvida tem a maior cobertura de atendimento infantil, com uma rede exclusiva de acompanhamento pediátrico, além de oferecer o que há de mais moderno também em saúde da gestante.

Para saber mais sobre o Sistema de Saúde Hapvida e conhecer todas as vantagens de contar a segurança de um plano de saúde, entre em contato com a nossa empresa por meio dos nossos telefones de atendimento ao cliente ou do nosso site.

Com o Hapvida a saúde da criança estará sempre em boas mãos!

5 dicas para garantir a saúde da criança
5 (100%) 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *