8 dicas de cuidados com a gravidez no verão

O Brasil é um país tropical, onde a temperatura chega facilmente a 40 graus em determinadas épocas do ano. Com tanto calor, são necessários diversos cuidados para se manter bem e confortável, principalmente durante a gravidez no verão.

Mais propensas a sentir calor devido ao aumento metabólico, as gestantes precisam encontrar formas de amenizá-lo e de se sentir bem, mesmo com as altas temperaturas.

Por mais que o verão seja a estação preferida de muitas pessoas, pode se tornar um pesadelo para quem está grávida, se não forem tomados alguns cuidados. Se é o seu caso, leia todo esse texto e siga algumas dicas simples para que você possa aproveitar o verão da melhor maneira possível.

Neste post, nós listamos 8 cuidados com a gravidez no verão para que você possa evitar o desconforto, curtindo a estação mais quente do ano sem sofrimento e sem preocupação. Confira!

1. Invista em ventiladores e em ares-condicionados

Quando o calor aperta, nada melhor que ficar de frente para um bom ventilador ou se deliciar em um ambiente com ar-condicionado, não é mesmo? Essa é uma das dicas que trazemos para as gestantes que sofrem com o calor intenso.

Contudo, tenha muito cuidado com as mudanças bruscas de temperatura, pois podem causar doenças respiratórias, principalmente pelo fato de, durante a gravidez, ser comum que a imunidade fique mais baixa.

E, para quem vai dormir a noite toda com o ar-condicionado ligado, o uso do umidificador é necessário de forma a evitar o ressecamento das vias aéreas superiores. Caso você não tenha umidificador, coloque uma bacia de água ou toalha molhada no quarto.

2. Use roupas de tecido leve

Escolher roupas leves e frescas é mais que recomendado. Elas vão contribuir para que a sensação térmica seja mais branda e ainda são mais confortáveis. Como o inchaço é comum no período da gravidez, roupas apertadas e tecidos quentes podem causar mal-estar e prejudicar a circulação sanguínea; a mesma dica é válida para as roupas de cama.

Assim, use e abuse de saias, vestidos, regatas, batas, calças largas e bermudas. A moda para gestantes é bastante criativa e apresenta muitas opções; você não terá dificuldade em encontrar peças confortáveis e bonitas.

3. Mantenha-se hidratada

hidratação é item indispensável no verão das futuras mamães, afinal, ela também precisa da água para a manutenção do líquido amniótico. Além disso, com o aumento de líquido no organismo, previne-se a queda da pressão arterial, tão comum durante a gestação.

Carregue uma garrafa de água para onde for; o ideal são, no mínimo dois litros de água por dia. Dessa forma, além de você se manter hidratada, ainda previne o aparecimento de estrias. Mas lembre-se de que não é apenas a água que hidrata o corpo; sucos, sopas e frutas também cumprem essa função.

4. Proteja-se do sol

Neste período, o cuidado com a pele deve ser redobrado. Durante a gravidez é comum surgirem manchas na pele, já que a melanina — proteína responsável pela pigmentação da pele — fica mais estimulada devido às inúmeras mudanças hormonais. Para evitar o aparecimento e agravamento dessas manchas, o uso do protetor solar é imprescindível.

Algumas mulheres não dão a devida atenção às manchas, pois acreditam que as mesmas desaparecerão, de forma natural ou por meio do uso de cremes, após o nascimento do bebê. Contudo, não é tão simples assim; elas podem ser permanentes ou podem ser retiradas apenas ao se fazer um tratamento a laser.

Tome cuidado também com o horário de exposição ao sol, que costuma ser muito forte das 10 às 16 horas; assim, se houver compromissos na rua, prefira o início da manhã ou o final da tarde.

5. Hidrate sua pele

As altas temperaturas causam o ressecamento da pele, por esse motivo não abra mãos de usar bons hidratantes no rosto, nos braços, na barriga, nos seios e nas nádegas; a barriga, os seios e os quadris merecem bastante atenção devido ao esticamento que sofrem, provocado pelo crescimento do bebê.

Além disso, ainda há as famosas e terríveis estrias, muito comuns durante o período de gestação; uma forma de evitá-las é passar hidratante todos os dias, principalmente se sua pele for mais seca.

6. Pratique exercícios físicos

Os exercícios vão deixar você mais disposta e vão aliviar o inchaço, especialmente nas pernas. Prefira as atividades realizadas dentro da água como, por exemplo, a hidroginástica. A água age como um verdadeiro amortecedor e diminui muito o impacto dos movimentos.

Outros exercícios indicados para gestantes são ioga e Pilates. Caminhar também faz bem, mas não se esqueça de usar o protetor solar e de evitar os horários em que o sol está muito forte.

7. Prefira banhos e locais frios

Dê preferência a banhos frios. Prefira também ambientes frescos e não abra mão de ficar em locais com sombra e boa ventilação.

Evite aglomerações, lugares pequenos, fechados e com pouca corrente de ar. O calor faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, causando queda de pressão e diminuição da circulação nos membros inferiores, deixando-os inchados.

8. Cuide da alimentação

Por fim, cuidado com o que você come. Nada de industrializados, alimentos muito gordurosos e com excesso de sódio. O ideal é consumir frutas frescas, legumes e, claro, sucos naturais e refrescantes. E, caso você transpire muito, além da água comum, consuma água de coco e bebidas isotônicas para reposição dos sais minerais que você perdeu ao suar.

E não se esqueça das viroses, que são muito frequentes no verão e que podem se tornar um pesadelo. Para evitá-las, lave bem os alimentos e certifique-se da qualidade da água utilizada nos sucos comprados na rua.

Se você seguir essas dicas, o calor não será incômodo e ainda será possível aproveitar o que o verão tem de melhor. Portanto, seja disciplinada e coloque-as em prática. Seu corpo e seu bebê agradecem.

E então, gostou das nossas dicas sobre os cuidados com a gravidez no verão? Com certeza você também vai gostar de saber quais são as 3 posições para dormir bem na gravidez.

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