9 alimentos para acelerar o metabolismo!

Quem deseja perder peso precisa, basicamente, de uma fórmula básica: gastar mais energia do que consome. Para ajudar nessa tarefa, além de praticar exercícios físicos e manter uma alimentação balanceada, é possível também contar com a ajuda a alguns alimentos que conseguem acelerar o metabolismo. São os chamados alimentos termogênicos.

O metabolismo é um processo pelo qual o nosso corpo degrada tudo o que consumimos e aproveita todos os nutrientes presentes. Ele é vital para a nossa vida e tem como função principal a síntese e o crescimento das células. Esse processo consome energia, então, quanto mais rápido ele for, mais energia será consumida. É por isso que acelerar o metabolismo ajuda no emagrecimento.

Continue acompanhando e entenda como acelerar o metabolismo por meio da alimentação e conheça os alimentos mais indicados para isso!

Como acelerar o metabolismo

Existem várias formas de ter e manter o metabolismo acelerado. Uma delas, que você já deve fazer e nem sabe disso, é comer de 3 em 3 horas. O corpo se mantêm funcionando a mil por hora porque sempre tem um alimento para degradar.

Outra maneira de se fazer isso é inserir na sua rotina de exercícios o treinamento intervalado. Nele você corre em ritmos alternados em vez de correr 30 minutos com a mesma passada. É preciso dar “tiros” na corrida e fazer um descanso dinâmico, de alguns poucos minutos, com a caminhada.

Além dessa formas, existem os alimentos termogênicos. Eles aumentam a temperatura do corpo e, com isso, conseguem deixar o metabolismo mais rápido e consumindo mais energia. Veja agora uma lista desses alimentos.

Chá verde

Esse chá já é um velho conhecido e, se você está tentando perder peso, certamente já deve ter ouvido falar dele. O chá verde é preparado a partir da planta Camellia sinensis — que precisa ser colhida no momento certo para apresentar a propriedade termogênica. A presença da cafeína nas folhas é o que faz esse chá ser tão procurado para o emagrecimento.

Gengibre

Uma raiz de gosto forte, mas que é bastante apreciada na culinária e também basta usada para fazer o Suco Verde ou Suco Detox. Esse alimento tem a capacidade de aumentar em até 10% o gasto calórico pelo corpo. Ele aumenta a temperatura do corpo, aumentando assim a queima de gordura.

Canela

Outro tempero bastante famoso na nossa culinária, barato e que é bem fácil de ser encontrado tanto na sua forma em pó quanto na forma sólida. Além de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando o gasto energético, a canela também ajuda no emagrecimento controlando as taxas de glicose no sangue.

Portanto, sempre que for comer algum carboidrato acompanhe-o com a canela. Assim, o pico de insulina não acontecerá e a glicose será consumida de forma gradual, sem causar o acúmulo de gordura.

Pimenta vermelha

Muitas pessoas correm da pimenta, mas ela é um excelente tempero, dando maior sabor aos alimentos. Além disso, ela também é um excelente agente termogênico e que vai ajudar no seu emagrecimento. A pimenta vermelha é rica em capsaicina — substância que aumenta a oxidação da molécula de gordura, fazendo com que ela seja consumida pelo nosso corpo mais facilmente.

Ingerindo 3 gramas desse alimento por dia você consegue aumentar em até 20% o gasto energético do corpo. Só tenha cuidado para não consumi-la perto da hora de dormir pois pode provocar insônia.

Alimentos com ômega 3

O ômega 3 é uma gordura altamente saudável e que está presente principalmente em peixes como a sardinha, atum, salmão e outros. Ele consegue acelerar o metabolismo basal fazendo com que o gasto energético não seja apenas no momento do consumido, mas também durante todo o dia.

Nós temos um hormônio chamado leptina — que reduz as taxas do nosso metabolismo. O ômega 3 consegue diminuir a ação desse hormônio e, desta forma, o metabolismo ficar mais acelerado.

Café

Sabe aquele bom e velho cafezinho de todo dia? Pois bem, a cafeína presente nele é um excelente agente termogênico e assim, ajuda a acelerar o metabolismo. Porém, de nada adianta tomar café e encher a xícara de açúcar. Você pode consumir as pílulas de cafeína que são vendidas em lojas de produtos naturais.

Mas tome cuidado: algumas cápsulas vêm com uma taxa de cafeína muito elevada e, por isso, é importante pedir orientação profissional antes de escolher. Para aqueles que sofrem com insônia ou com problemas cardiovasculares é aconselhável procurar um médico antes de consumir.

Alimentos integrais

Quanto mais fibras tiver, mais trabalho o corpo terá de degradar o alimento e mais energia consumirá para fazer isso. Por isso, adicione muitas fibras ao seu cardápio e os alimentos integrais são boas fontes. Substitua, por exemplo, o arroz branco pelo integral. O nosso corpo terá um grande trabalho em degradar a casca que envolve esse grão para conseguir chegar ao arroz de fato.

Maçã

A maçã estar entre os alimentos que ajudam na perda de peso não é uma grande novidade. Essa fruta contém duas substâncias que são excelentes para acelerar o metabolismo: fibras e pectina. Como mencionado logo acima, as fibras “dão mais trabalho” para o nosso corpo e, assim, gastam mais energia para serem quebradas e absorvidas.

Já a pectina ajuda a controlar as taxas de colesterol no sangue, uma gordura nada saudável e que é a grande responsável pela formação das placas de gordura na parede dos vasos, dificultando a passagem de sangue. Ela aumenta a sensação de saciedade pois permanece mais tempo dentro do estômago sendo metabolizada.

Cacau

Você já ouviu falar que chocolate faz bem para a saúde? Além de ajudar na liberação da serotonina — uma substância que estimula a sensação de bem-estar — o cacau presente no chocolate também possui propriedades termogênicas. O ideal é sempre procurar pelo chocolate que possua, pelo menos 80% de cacau em sua composição.

Entenda que não existe fórmula mágica para perder peso. Como foi dito no início desse texto, os alimentos termogênicos devem ser aliados aos exercícios físicos e também a uma dieta balanceada. Aliás, a maioria dos termogênicos só possuem ação efetiva no momento da atividade física, quando o corpo faz o metabolismo trabalhar mais rápido.

Antes de consumir esses tipos de alimentos é essencial fazer exames e procurar o cardiologista. Ao acelerar o metabolismo, você também acelera os batimentos cardíacos. Se houver algum tipo de comprometimento circulatório ou cardíaco, a ação termogênica pode trazer grandes prejuízos.

Gostou das nossas dicas de alimentos para acelerar o metabolismo? Deseja emagrecer de maneira ainda mais saudável? Então entenda um pouco mais sobre as 6 maiores diferenças entre reedução alimentar e dieta!

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