Açúcar. Saiba porque deve diminuir o consumo desse alimento

acucar-saiba-porque-deve-diminuir-o-consumo

O açúcar é tido como vilão da alimentação saudável. A ingestão excessiva de açúcar pode causar diversos problemas, como obesidade e diabetes. Classificado como um carboidrato simples, ele é digerido e absorvido de forma muito rápida pelo corpo e uma vez chegando de forma rápida ao organismo, esse carboidrato induz algumas mudanças no metabolismo, como estimulação e a liberação de insulina, favorece um maior depósito de gordura em tecidos adiposos. E não é só isso, o açúcar é um alimento pouco nutritivo, especialmente quando ele é refinado, pois no processo de refino alguns micronutrientes se perdem.

A OMS quer reduzir pela metade a ingestão de açúcar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pede que crianças e adultos reduzam, e muito o consumo de ‘açúcar livre’, aquele contido em refrigerantes, doces, bolos e massas. O objetivo é que seja consumido menos de 5% da energia diária obtido através do açúcar livre. Essa ação visa uma vida mais saudável, longe de doenças causadas pelos açucares livres, como o diabetes, hipertensão, doença cardiovascular.

Reduzir o consumo de açúcar tem um impacto pequeno, mas importante

Um estudo realizado pelo Hospital Infantil Benioff, da Universidade da Califórnia, analisou 43 crianças e adolescentes obesos, de 9 a 18 anos. O objetivo do estudo era reduzir o açúcar livre sem diminuir as calorias diárias, era permitido outros alimentos considerados “hipercalóricos”, como salgadinhos, hot dog e pizza. A pesquisa mostrou que cortar somente o açúcar pode ter efeitos mais significativos do que se imagina.

Em apenas nove dias, as crianças que eliminaram o ingrediente da dieta apresentaram níveis mais baixos de colesterol, triglicérides e pressão arterial, além de apresentarem uma queda significativa nos níveis de insulina.

Quem consegue resistir?

acucar-saiba-porque-deve-diminuir-o-consumo-desse-alimento

Se por um lado é impossível evitá-los, por outro é muito difícil comê-los com moderação, afinal quem consegue resistir ao sabor das guloseimas açucaradas mesmo sabendo de todos os seus malefícios. O ideal é que o corte do consumo de açúcar seja feito aos poucos. Pode ser inicialmente uma tarefa difícil, mas o ideal é começar a se forçar a colocar cada vez menos açúcar nos produtos que você consome, assim o organismo vai se acostumando com as quantidades cada vez menores.

Portanto, a redução do consumo de açúcar evitaria danos à saúde por meio de atitudes como preferir uma fruta ao invés de um doce, ingerir água no lugar de refrigerante.

Fonte: saude.com.br
Fonte: boavontade.com

Faça parte das nossas redes sociais, FacebookTwitterGoogle plus.

Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar  😉

Você já tem um Plano de Saúde?

Adquira o plano de Saúde Hapvida para sua família, garanta a saúde e bem-estar de quem você ama, eles merecem esse cuidado. Deixe seu nome e telefone que nós ligamos para você.

 




Tipo de plano


[bws_google_captcha]

Açúcar. Saiba porque deve diminuir o consumo desse alimento
5 (100%) 19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *