Alergia à poeira: 9 cuidados com a limpeza da casa para suas crianças!

Uma criança que espirra ou tosse muito, que frequentemente desenvolve uma erupção cutânea ou urticária, que fica com dor de estômago, cãibras ou náusea depois de comer certos alimentos, pode ter alergias. Na verdade, qualquer pessoa pode desenvolver esse tipo de patologia, mas elas são mais comuns em crianças de famílias com histórico de tais reações.

Poeira e ácaros podem desencadear sintomas alérgicos e asma. Reduzindo o contato com essas substâncias no início da vida podemos atrasar ou impedir sintomas alérgicos. A identificação precoce das alergias infantis vai melhorar a qualidade de vida do seu filho. Felizmente, existem ações que podem atrasar ou possivelmente prevenir o desenvolvimento dessa condição, principalmente quando falamos de alergia à poeira.

Confira no nosso post de hoje como cuidar da limpeza da casa para garantir uma vida mais saudável para você e sua família, prevenindo doenças respiratórias.

Sintomas de alergias em crianças

Erupções cutâneas ou urticária (dermatite atópica ou eczema).
Dificuldade respiratória.
Espirros, tosse, coriza ou coceira nos olhos.
Dores de estômago.
Rinite alérgica

A rinite alérgica é a doença mais comum da infância causada por alergia à poeira, em sua maioria. Os sintomas incluem corrimento nasal e coceira, espirros e congestão nasal. Uma criança com alergia também pode ter olhos lacrimejantes, coceira nos olhos e vermelhidão.

Congestão nasal

As alergias são a causa mais comum de congestão nasal crônica (nariz entupido) em crianças. Às vezes, o nariz de uma criança está congestionado até o ponto em que ela começa a respirar pela boca, especialmente durante o sono. Isso também pode fazer com que a criança não tenha uma boa noite de sono. Se o congestionamento e a respiração bucal são deixados sem tratamento, isso pode afetar o crescimento dos dentes e dos ossos da face.

Benefícios da amamentação

Infecções que começam nos pulmões são gatilhos comuns das doenças respiratórias. Amamentar por, pelo menos, 4-6 meses fortalece o sistema imunológico da criança e é útil para evitar essas infecções e, a longo prazo, a asma.

Ajuda médica

Se você acredita que o seu filho pode ter alergia à poeira ou a outras coisas, é importante procurar ajuda médica. Um alergista/imunologista é um especialista no diagnóstico e no tratamento de alergias, asma e outras doenças do sistema imunológico.

Cuidados com a limpeza da casa para evitar alergia à poeira

É impossível destruir toda a população de ácaros da poeira, mas você pode reduzi-los drasticamente. Quanto menos ácaros você tiver em sua casa, menos será incomodada por sintomas respiratórios ou dermatológicos. É importante lembrar que os ácaros mortos continuam a provocar reações alérgicas. Você deve não só reduzir a população de ácaros de poeira, mas também tomar medidas para remover os seus corpos mortos e fezes da sua casa.

Realizar uma faxina regular pode livrar sua família de muitos gatilhos de alergia e ajudar a aliviar os sintomas. Os erros mais comuns são lavar tapetes em vez de aspirá-los ou utilizar produtos de limpeza fortemente perfumados. Aqui estão algumas maneiras de manter sua casa limpa e suas alergias sob controle:

Aspire a casa 1-2 vezes por semana

Certifique-se de que o seu aspirador tenha um filtro HEPA. Alguns alérgenos são tão pequenos que passam através de um filtro comum. Caso você não tenha aspirador de pó, varra a casa com o auxílio de um pano úmido. Essa técnica evitará que a poeira fique no ar.

Acabe com a desordem

Pilhas de caixas ou roupas podem acumular poeira e ser verdadeiras armadilhas, escondendo alérgenos como os ácaros e as baratas.

Mantenha o banheiro livre de mofo

Esfregue o azulejo regularmente. Não se esqueça da cortina e do boxe do chuveiro. O vinagre, nesse caso, é ótimo desinfetante.

Lave roupas de cama, banho e pelúcias em água quente

Certifique-se de que a água está em pelo menos 60 graus. Isso é quente o suficiente para matar os ácaros. Faça o mesmo com os bichos de pelúcia laváveis. Alternativamente, se o brinquedo não pode ser lavado nessa temperatura, coloque-o em um saco de plástico no congelador durante pelo menos 12 horas uma vez por mês e, em seguida, lave-o à temperatura recomendada pelo fabricante.

Use os materiais de limpeza corretos

A chave é retirar toda a poeira e não apenas espalhá-la ao redor, que é exatamente o que flanelas e panos secos fazem. Trapos úmidos ou panos descartáveis ​​que atraem e mantêm a poeira com uma carga eletrostática funcionam muito melhor. Panos que atraem poeira com óleos ou ceras também funcionam bem, mas podem deixar resíduo no seu mobiliário.

Mantenha o quarto do seu filho apenas com o essencial

Para diminuir os sintomas ou prevenir alergias, evite deixar no quarto das crianças tapetes, carpetes ou cortinas pesadas. Você pode substituir os tapetes convencionais por pisos de vinil ou madeira. Quanto às cortinas, opte por tons mais claros para facilitar a identificação da sujeira ou persianas. Mova a maioria dos livros, brinquedos e bichos de pelúcia para outro cômodo.

Utilize capas em travesseiros e colchões

Cobrir o colchão e os travesseiros com capas resistentes aos ácaros é uma ótima saída para prevenir alergias. As capas devem ser lavadas a cada dois meses.

Deixe os sapatos na porta

Os seus sapatos vêm da rua cheios de poeiras, alérgenos e toxinas. Para manter sua casa limpa, tire o excesso de poeira em um capacho e deixe-os na porta. Caso você não tenha onde guardá-los na entrada de casa, deixe um par de chinelos a postos para serem calçados quando seus familiares chegarem em casa e poderem levar os sapatos que estavam usando para serem guardados.

Ventile a sua casa

Desumidifique: reduza a umidade interna para 30-50% usando ar-condicionado ou desumidificador. Não coloque aquário, umidificador ou outra fonte de água no quarto.
Limpe ou substitua os filtros em fornos e condicionadores de ar regularmente, como recomendado pelo fabricante.
Use um purificador de ar apenas como último recurso. Esses dispositivos podem ajudar um pouco, mas são ineficazes se não estiverem aliados a outras medidas.
Gostou das dicas para prevenir alergia à poeira? Então aproveite nossas dicas para proteger a saúde das suas crianças e conheça os 7 principais alimentos que aumentam a imunidade!

Alergia à poeira: 9 cuidados com a limpeza da casa para suas crianças!
4 (80%) 2

  3 comments for “Alergia à poeira: 9 cuidados com a limpeza da casa para suas crianças!

  1. 06/12/2016 at 13:04

    Muito bom mesmo, parabéns

  2. 20/03/2017 at 23:23

    Adorei o site, parabens!!

    • mikaely Monte
      21/03/2017 at 13:46

      Ola, bom dia.

      Obrigada Aurea, Siga nossas redes sociais e mantenha – se informado sobre dicas de saúde e bem estar!
      Instagram: hapvidafazbem
      Site: hapvidaplanos.com.br
      Facebook: http://www.facebook.com/PlanosHapvida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *