Alergias: Conheça algumas doenças alérgicas que atingem a criança

Os primeiros anos de vida da criança são os que mais exigem cuidado, principalmente porque é a fase onde algumas doenças alérgicas que atingem a criança podem aparecer com mais facilidade. Alergia é uma resposta de defesa exagerada do sistema imunológico diante de alguma substância que o organismo reconhece como estranha, a ele e essa resposta exagerada que tem como base o fator hereditário e a exposição às substâncias alergênicas como poeira, pó, pêlo de animais, insetos, poluição, produtos químicos, leva aos sintomas e sinais das várias doenças alérgicas. Sendo assim, alguns cuidados são essenciais para que o desenvolvimento dessas doenças não venham a prejudicar o crescimento saudável da criança, é onde os pais devem manter – se sempre bem informados e sempre em dia com as consultas ao pediatra e possam evitar que o desenvolvimento de doenças alérgicas que atingem a criança e prejudiquem o seu crescimento.

As doenças alérgicas podem ser divididas em: alergias respiratórias, ocular e dermatológicas, assim, com base a essas informações conheça algumas doenças alérgicas que atingem a criança e os cuidados que se deve tomar no caso dessas doenças desenvolverem.

Alergias respiratórias

  • Rinite alérgica

    Os sintomas da rinite alérgica são muitas vezes confundidos com gripe ou resfriado e na maioria dos casos o diagnóstico e o tratamento são feitos tardiamente. Espirros repetidos; coceira no nariz, nos olhos, na garganta, entupimento nasal, tosse e coriza clara (nariz escorrendo) são os sintomas da rinite alérgica, presentes grande parte do ano, piorando em meses de ar frio e tempo seco. Respiração bucal com alteração na formação da arcada dentária, gengivites, roncos, sinusite, otite, faringite, conjuntivite, perda de apetite, perda de olfato, desatenção, falta de concentração e alteração do humor com irritabilidade, cansaço, desânimo e mau desenvolvimento físico e intelectual são consequências da rinite não controlada. Notando o surgimento de alguns desses sintomas os pais devem levar a criança ao pediatra para o acompanhamento e tratamento corretos sejam imediatos, dessa forma pode – se evitar que essa doença desenvolva e acompanhe a criança até a fase adulta.

  • Asma

    A asma é uma das doenças alérgicas que atingem a criança mais comum de ser diagnosticada, causa tosse seca ou com catarro, sensação de aperto no peito, cansaço, falta de ar e chiado no peito.  Os primeiros sintomas nas crianças são tosse seca noturna ou com esforços físicos que estão presentes em grande parte do ano, mas piorando nas estações outono/inverno. A asma pode levar a restrição da capacidade física e intelectual, internações constantes e óbitos caso não seja tratada inicialmente. É a doença crônica que mais cresce em crianças, sendo a terceira maior causa de internação hospitalar. O diagnóstico precoce e tratamento adequados controla e evita essas consequências, mantendo a qualidade de vida da crianças e garantindo que ela possa levar uma vida normal com o tratamento e acompanhamento corretos.

Alergia Ocular

  • Conjuntivite alérgica:

Assim como as vias aéreas e a pele, os olhos podem apresentar reação alérgica, sendo a conjuntivite uma das doenças alérgicas que atingem a criança. Durante a crise os olhos ficam irritados, coçando, ficam vermelhos e lacrimejando. Notando o aparecimento de alguns desses sintomas deve – se levar a criança imediatamente ao oftalmologista, normalmente o tratamento para o desaparecimento dos sintomas e da doença é feito com colírios e higienização correta na área dos olhos. O cuidado com os bebês menores de 6 meses deve ser redobrado, evitar ambientes de muita poeira e areia é essencial.

Alergia Dermatológica

  • Dermatite Atópica

É uma das doenças alérgicas que atingem a criança na fase entre 0 a 6 meses, sendo um tipo de alergia de pele que apresenta ressecamento e coceira intensa, ocorrendo principalmente nas dobras de braços, pernas, face, pescoço e às vezes em todo o corpo, os sintomas são mais intensos em crianças em estado de obesidade, onde a higiene dessas regiões podem apresentar precariedade. Apesar iniciando na infância, as alergias dermatológicas podem aparecer em qualquer época da vida e tem grande relação com alergias respiratórias, evoluindo de forma lenta com período de melhora intercalada com período de crises. O cuidado deve ser redobrado em áreas onde se convive com animais, pois os pêlos dos bichos ou a falta de higiene do espaço onde vivem e que as crianças têm contato podem agravar o surgimentos de outras doenças alérgicas que atingem a criança.

  • Urticária e Angioedema:

A urticária se caracteriza por placas avermelhadas na pele com coceiras e o angioedema por inchaço em região de mucosas. São os principais sintomas de reações a doenças alérgicas que atingem a criança para alimentos e medicamentos. As reações com alimentos podem apresentar também sintomas no aparelho digestivo como náuseas, vômitos e diarreia. Muitos quadros de intolerância alimentar são confundidos com alergia, mas são muitos distintos. Alergia ao látex: látex natural é o produto extraído da seiva da seringueira que é encontrado em diversos artigos de uso diário como luvas adesivas, brinquedo de borracha, balão, sapatos, camisinha, óculos de natação e vários dispositivos médicos. A reação pode se manifestar de diversas formas: desde quadros leves de urticária, asma, rinite até quadros fatais, como o edema de laringe e choque anafilático. Aproximadamente 50% das crianças que são alérgicas ao látex, também são alérgicas a pelo menos uma fruta, as mais comuns são: banana, kiwi, abacate, maracujá, manga, abacaxi e mamão, porque além do látex ser um produto vegetal ele também apresenta propriedades semelhantes às das frutas.

Finalmente é importante ressaltar também a alergia aos alimentos, onde as crianças podem apresentar um quadro clínico amplo e variado, desde urticária generalizada, angioedema até sintomas de rinite, asma, vômito, diarreia e perda de peso. Alergias alimentares são mais comuns em crianças, mas também podem atingir lactantes. Na infância os alimentos mais comuns da causas alérgicas são: leite de vaca, ovo, trigo, soja e amendoim, os cuidados com a alimentação dos pequenos deve ser prioridade, e as crianças que apresentam sintomas de alergias alimentares devem ter acompanhamento pediátrico desde cedo, assim as doenças alérgicas que atingem a crianças possa ser contida e tratada de forma correta inicialmente pelo pediatra ou por outros especialista como nutricionista e alergologista.

Alergias: Conheça algumas doenças alérgicas que atingem a criança
Gostou desta matéria?

  4 comments for “Alergias: Conheça algumas doenças alérgicas que atingem a criança

  1. 12/07/2017 at 17:54

    Adorei o site, meus parabens!

  2. 30/07/2017 at 04:40

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

    • mikaely Monte
      31/07/2017 at 20:26

      Ola Eduardo, Boa tarde!
      Sua opinião é muito importante!
      Continue nos acompanhando e siga nossas redes sociais e mantenha – se informado sobre dicas de saúde e bem estar!
      Instagram: hapvidafazbem
      Site: hapvidaplanos.com.br
      Facebook: http://www.facebook.com/PlanosHapvida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *