A importância da qualidade na alimentação infantil

alimentação

Alimentação infantil

Seja durante uma viagem ou um passeio, em casa ou na escola, o ideal é que a alimentação dos pequenos seja sempre nutritiva. Mas devido a correria do dia a dia nem sempre é isso que acontece. A realidade é bem diferente, o que faz sucesso mesmo entre a criançada são as guloseimas como brigadeiro, salsicha, hambúrguer, refrigerante e sucos industrializados.

Os hábitos alimentares das crianças começam a se formar muito cedo e na fase em que se começa a introduzir alimentos sólidos, deve-se priorizar os naturais e tomar cuidado com o excesso de sal e açúcar. A alimentação das crianças deve ser constituída por refeições pequenas e frequentes e ricas em nutrientes essenciais como o ferro, o cálcio e as vitaminas.

comida_criança_30_07fortFazer com que os filhos se alimentem de forma correta não é tarefa fácil, um modo divertido de chamar atenção dos pequenos para os pratos mais saudáveis é por exemplo apresentar os alimentos separadamente no prato de forma criativa, formando imagens coloridas e divertidas, usando sempre frutas e vegetais.

Obesidade infantil

Quando a criança não tem uma rotina definida dentro ou fora de casa, e não possuem uma certa vigilância quanto a alimentação, isso pode fazer com que ela tenha uma sensação de liberdade, pensar que pode consumir o que quiser, já que pela idade ela não possui ainda maturidade e conhecimento suficiente para discernir o que faz bem ou mal à saúde. Acaba fazendo escolhas erradas para a sua alimentação, como por exemplo, preferindo fast foods, alimentos industrializados e congelados, refrigerantes, doces e frituras, que são considerados os maiores vilões da alimentação, porque possuem baixíssimos valores nutricionais e apresentam altas concentrações de gorduras, sódio, corantes ou ácidos em sua fórmula.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde)  uma criança que tem a alimentação inadequada pode ter problemas sérios com a saúde, como por exemplo, o sobrepeso, mas a preocupação vai além da beleza física. A obesidade infantil é algo sério e merece preocupação e cuidado, pois a má alimentação pode desencadear o colesterol alto e a diabetes, além de ocasionar distúrbios psicológicos como a baixa estima e a depressão, problemas antes associados apenas aos adultos.

Fique atento

O crescimento saudável do seu filho depende diretamente da alimentação que ele teve quando criança. Acima de tudo, é necessário ter moderação, uma coisa é nunca comer doces ou fast foods, outra bem diferente é regular seu consumo. O importante é educar para ter qualidade de vida.

 

A importância da qualidade na alimentação infantil
4.8 (95%) 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *