Alimentação pobre em fibras é a causa mais comum da prisão de ventre

A constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre é quando a pessoa evacua com dificuldade e/ou com pouca frequência, geralmente menos que 3 vezes por semana e com necessidade de fazer grande esforço para que as fezes consigam passar.

O poder das fibras

Elas trazem benefícios como a diminuição do apetite e melhora do trânsito intestinal porque captam a água, formando uma espécie de gel no estômago e fermentam no intestino, facilitando a eliminação das fezes. Para usar as fibras para emagrecer deve-se consumir em todas as refeições, todos os dias, porque esse tipo de alimento diminui o inchaço e ajuda na perda de peso.

Além disso, as fibras diminuem a absorção do açúcar e da gordura ingerida, tendo um bom efeito à longo prazo. Outros benefícios incluem a diminuição do risco de obter certos tipos de câncer, como de cólon, do reto e de mama, além de prevenir a osteoporose.

alimentacao-pobre-em-fibras-e-causa-mais-comum-da-prisao-de-ventreAlimentos do bem 

Quando for ao mercado, insira na sua lista frutas como maçã, mamão, laranja, morango e pera. Nos legumes, couve, cenoura, cebolas e alhos. Nas sementes, milhos. Aproveite também para inserir lentinha e aveia pois são ricos em fibras, ajudam na saciedade e contribuem para o emagrecimento. E quem quiser, pode também comprar aqueles produtos mais naturais como as barrinhas de cereais, bolachas e pães.

Mesmo com todos os benefícios das fibras para o nosso organismo, mantenha-se atento ao consumo, que deve ser equilibrado para não ocorrer um bloqueio na absorção de cálcio e nem causar o excesso do mesmo. A orientação do nutricionista se faz necessária para utilização dos benefícios desse produto para a saúde do seu corpo, cuide-se!

Causas comuns de prisão de ventre

Alimentação pobre em fibras, pequena ingestão de líquidos, sedentarismo, assim como o consumo excessivo de proteína animal e de alimentos industrializados. Não evacuar quando o organismo se manifesta também pode comprometer o funcionamento regular do intestino. Estresse, depressão e ansiedade são outras ocorrências capaz de interferir nos hábitos intestinais.

Como evitar prisão de ventre

Ter um intestino que funcione regularmente tem muito a ver com bem-estar e qualidade de vida. Quem sofre com a prisão de ventre se sente pesado, estufado e até mal-humorado. Para evitar esse problema, uma dieta adequada é ainda o melhor caminho, coma frutas, se possível com casca, nos intervalos entre as refeições, vá ao banheiro sempre que tiver vontade, beba muito líquido, mas álcool com moderação, porque ele ajuda a desidratar as fezes.

Tente administrar as situações de estresse e as crises de ansiedade, porque as emoções podem ter influência sobre o funcionamento do intestino.

Exercícios físicos regulares liberam adrenalina e estimulam as contrações do intestino, facilitando a evacuação. Caminhadas por mais de 30 minutos, ioga e natação estão entre as melhores alternativas.

Se você é um dos muitos que sofrem de prisão de ventre, mude seus hábitos e livre-se deste problema, se ainda assim não conseguir procure ajuda médica!

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Fonte: Drauziovarella.com.br

Alimentação pobre em fibras é a causa mais comum da prisão de ventre
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  1 comment for “Alimentação pobre em fibras é a causa mais comum da prisão de ventre

  1. 25/08/2015 at 20:27

    Excelente esse texto sobre prisão de ventre, muita coisa fiquei sabendo agora e vou seguir direitinho.obrigada por esse email. Aurea Rocha.

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