Alimentação saudável mesmo com uma rotina corrida, é possível ?

Em uma rotina corrida, o café da manhã quase desaparece, o almoço vira um lanche rápido e o mesmo acontece com o jantar. A falta de tempo é a justificativa número um das pessoas quem tem uma dieta ruim. A agenda apertada acaba como culpada pelas escolhas inadequadas para o cardápio do café da manhã, almoço e jantar.

Segundo os últimos índices do Ministério da Saúde a pressa está por trás da grande escala de pessoas com sobrepeso no Brasil. E o grande erro está em liquidar a refeição em cinco minutos, como é de praxe em muitos dos restaurantes na hora do almoço e isso afeta diretamente o funcionamento do organismo e ainda favorece o ganho de peso. Quanto mais rápido você se alimenta, menos tempo o cérebro tem para receber a mensagem e ativar os mecanismos de saciedade. Isso significa que a pessoa precisa comer sempre um pouco mais para ficar satisfeita.

Qual o tempo ideal para uma refeição?

A resposta para essa pergunta é simples e rápida. Organização. Antes de considera as refeições uma impossibilidade, é bom analisar como o seu tempo é dividido para a realização de suas tarefas.

Para o café da manhã (refeição que é negligenciada por três em cada dez pessoas) são necessários só 5 minutos, tempo suficiente para uma alimentação tão importante e que ajuda a melhorar as partes do cérebro responsáveis pela memória e desempenho cognitivo. Esse também é o tempo gasto para os demais lanches do dia.

Em 25 minutos é possível mastigar bem a quantidade ideal de alimentos que fazem parte de um almoço ou jantar saudável.

Alimentos saudáveis ideais para uma rotina apressada

Ter uma vida corrida não vai mais ser desculpa para você deixar de comer bem. Para garantir a saúde do nosso corpo é necessário ter uma boa alimentação, por isso é preciso ter bons hábitos alimentares e mantê-los mesmo quando a rotina for corrida.

Para quem não costuma ter opção de parar e comer, algumas opções são mais ágeis e não causam tanto impacto negativo ao organismo. Confira as dicas a seguir.

Lanches naturais 

Se não é possível fazer uma refeição completa, um sanduíche natural pode ser a saída saudável. Mas é bom saber que nem todos os lanches ditos “naturais” são realmente bons para o corpo, alguns contém gordura e sódio muitas vezes escondidos em seus cremes ou patês.

A melhor opção é aquela feita com pão integral (rico em fibras), recheios magros, como atum, ricota, queijo fresco e peito de peru, e hortaliças, como folhas, cenoura, beterraba e tomate. O complemento (ou sobremesa) opte por uma fruta.

Iogurtes desnatados, zero ou light

Os iogurtes desnatados, zero ou light são boas alternativas para matar a fome rapidamente sem prejudicar o corpo, já que trazem menos gordura do que a versão original. Além disso, eles ajudam a regular o funcionamento dos intestinos e contêm cálcio e vitaminas (como A, B6 e B12).

Castanhas, nozes e outras oleaginosas

Na hora de matar a fome, um lanche saboroso e nutritivo é uma porção de sementes e frutas oleaginosas, como castanhas, amêndoas, nozes e avelãs. Seu benefício está na riqueza em gorduras boas para o organismo e substâncias como vitamina E, B, magnésio e selênio (como na castanha-do-pará).

Fonte: blog.saude.gov.br
Fonte: mundoboaforma.com.br

Se o tempo é algo precioso, a saúde também é! Com disciplina e boa vontade, você conseguirá manter uma boa alimentação e uma vida saudável.

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Alimentação saudável mesmo com uma rotina corrida, é possível ?
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  4 comments for “Alimentação saudável mesmo com uma rotina corrida, é possível ?

  1. 18/06/2017 at 19:10

    oi gente
    adorei o site, muito interessante o conteúdo.
    Parabéns 😉

  2. 23/06/2017 at 22:20

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigada 🙂

  3. 24/08/2017 at 12:47

    Muito interessante esse assunto. Vou acompanhar.

    • mikaely Monte
      24/08/2017 at 17:22

      Ola, boa tarde!
      Sua opinião é muito importante.

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