Alimentação saudável: Conheça alguns alimentos essenciais para a saúde da mulher

Em todas as fases da vida da mulher é preciso manter uma alimentação saudável, consumir todos os nutrientes básicos que o corpo exige e praticar exercícios regularmente, a junção desses três elementos é essencial para a mulher viver bem e prevenir doenças graves que podem vir a afetá – la (post de doenças). Por isso, em função de doenças que afetam mais as mulheres, os cuidados com a saúde e a alimentação saudável devem seguir no caminho da prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, artrite, artrose, TPM, acne, além da atenção às dificuldades de cada fase da mulher, como por exemplo, as deficiências da menopausa e as necessidades da gravidez. Sendo assim, preparamos uma lista de consumo de alimentos simples que oferecem uma série de benefícios para a saúde da mulher, ajudando assim a manter uma alimentação saudável.

  • Consumo de frutas

O consumo diário de frutas para uma alimentação saudável entre as mulheres vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. O simples fato de incluir mais frutas associando a uma alimentação saudável pode ajudar a reduzir o risco de  diversos tipos de câncer, além de constituírem importantes aliadas na luta contra o envelhecimento e stress especialmente nas mulheres. O consumo de 5 a 7 porções diárias está diretamente associado a um risco de stress 14% menor em comparação ao consumo de zero a quatro porções diárias. Vivendo em país tropical como o Brasil, temos uma variedade enorme de frutas repletas de nutrientes que ajudam a compor uma alimentação saudável.

Conheça algumas frutas essenciais para uma alimentação saudável:

Banana: Ótima fonte de potássio, além de ajudar a regular a pressão arterial. Também são ricas em vitaminas do complexo B e C. Além disso, a fruta é ideal para ingerir entre as refeições, quando bate aquela vontade de atacar um doce a banana pode substituir, já que conta com triptofano, um elemento que aumenta os níveis de serotonina, o hormônio do bem-estar, dando uma sensação de saciedade.

Maçã: Auxilia a manter os níveis de colesterol estáveis, pois contém pectina, que dificulta a absorção das gorduras e também da glicose. Como também tem uma grande quantidade de potássio, ela elimina o sódio e o excesso de água retida no corpo. Além disso, a maçã é rica em vitaminas B1, B2 e niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro.

Uva: São ricas em minerais principalmente o ferro e o potássio o consumo diário da uva, pode ajudar na reconstituição de muitos dos tecidos de nosso organismo, melhorando o funcionamento do coração, estimulando a produção de células vermelhas, que ajudam na circulação de oxigênio no corpo, além de prevenir o câncer e diversas doenças cardiovasculares, além de complementar a dieta de mulheres grávidas. Saiba mais sobre os benefícios da uva para a saúde das gestantes. 

Melancia: Super hidratante, por ser composta por mais de 80% de água, a melancia é uma das frutas que mais contém vitaminas do complexo A e B, além de promover uma verdadeira limpeza tanto no intestino, como no estômago.

Laranja: Muito famosa por seu alto teor de vitamina C que fortalece o sistema imunológico, a laranja também é rica em muitos outros compostos anticancerígenos, além de combater o mau colesterol, controlar a pressão sanguínea e melhorar problemas digestivos.

  • Consumo de legumes

Os legumes também são essenciais para uma alimentação saudável por fornecem vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos com alto teor de  vitamina A, C, do complexo B, e os minerais como cálcio, ferro, potássio e magnésio. De forma geral todos os legumes possuem poucas calorias. Devido às fibras presentes, os legumes ajudam no melhor funcionamento intestinal, e por conter compostos funcionais, ajudam a prevenir doenças como câncer de mama, e a combater o envelhecimento. Porém, a maioria das pessoas tem dúvida do preparo ideal antes do consumo, assim os legumes devem ser higienizados e armazenados na geladeira e a melhor maneira de consumo é legume cru, pois uma grande quantidade de fibras e vitaminas pode ser eliminada durante o preparo e cozimento. Mas, por outro lado é importante ter uma maior preocupação com que o que é consumido cru, pois não sofrerá o processo térmico, onde se pode eliminar microorganismos, por isso quando for consumir os legumes crus, lave-os e higienize-os adequadamente. Alguns legumes são mais fáceis de encontrar e rápidos de preparar.

Conheça alguns legumes que compõem uma alimentação saudável:

Cenoura: grande fonte de vitamina A, betacaroteno, responsável pela manutenção de cabelos, peles, ossos e olhos saudáveis, além de fornecer sais minerais: fósforo, cloro, potássio, cálcio, sódio e vitaminas do complexo B. Este legume se conserva por longo tempo, dessa forma é difícil que se estrague. Quando conservada em geladeira pode permanecer em boas condições por 1 a 2 semanas. Possui um sabor levemente adocicado, que faz com que combine com diversos alimentos e pode ser preparado de várias formas.

Beterraba: É uma raiz fonte de vitamina A, B e C , sódio, potássio, zinco, magnésio, folato e ferro. Na compra, a casca deve ser lisa, sem rachaduras e com folhas brilhantes. A beterraba pode ser consumida de diversas maneiras: batida no liquidificador com suco de laranja, em sopas, refogadas com outros legumes ou crua em salada. As folhas e os talos da beterraba também devem ser aproveitados, pois além de conter vitamina A tem uma ótima quantidade de fibras e minerais.

Abóbora: A abóbora, também chamada de Jerimum, é fonte de vitamina A, com poder antioxidante e ajuda a prevenir certos tipos de câncer. Além disso, pode ser encontrado na abóbora outras vitaminas e minerais e uma ótima quantidade de fibras.

Chuchu: Apesar de ser um legume não muito bem aceito na alimentação, o chuchu contém boas quantidades de folato fólico, vitamina C, vitamina E, e zinco, os quais ajudam na promoção de uma pele saudável. A vitamina C, sendo um forte de antioxidante luta contra os radicais livres e, assim, retarda o processo de envelhecimento. O zinco é eficaz no controlo da produção de óleo na pele, como um resultado do que a pele da mulher por ser mais sensível é protegida contra a acne.

Batata: A batata traz muitos benefícios ao coração, sistema nervoso, sistema digestivo, entres outros, é rica em potássio e fornecem ao corpo água e íons e  possui também cálcio, ferro e fósforo. A batata também é uma boa fonte de vitaminas A e C, e apesar de ser considerada extremamente calórica pela maioria das pessoas, acabamos de ver que ela é rica em nutrientes essenciais a saúde e são indicadas para quem deseja perder peso.

  • Consumo de Peixes

Além de pouco calórico, o peixe é bastante nutritivo e proporciona benefícios à saúde.  O peixe ajuda também a reduzir o risco de mal de Alzheimer, demência e cansaço mental. Ele é tão rico em proteínas quanto a carne bovina. Portanto, substituir a carne de boi ao menos duas vezes por semana pelo pescado significa fornecer ao organismo os mesmos nutrientes.

Além disso, o peixe tem grande quantidade de minerais (como cálcio e fósforo), vitaminas e ômega-3  que é um tipo de gordura encontrada em espécies como sardinha, atum e bacalhau, o consumo de peixes ainda ajuda a controlar a pressão, reduz o risco de doenças cardíacas, arteriosclerose (endurecimento das artérias) e o nível de colesterol e triglicérides. E a melhor notícia: ele é pouco calórico, o que garante uma alimentação saudável e uma dieta balanceada.

  • Consumo de Carnes

O consumo de carne bovina na prática de uma alimentação saudável é essencial, a carne é uma excelente fonte de proteínas e nutrientes relacionados à construção e regeneração celular de alta qualidade. Além disso, é fonte de minerais como ferro, que previne a anemia e zinco que é importante para o crescimento, cicatrização e função imunológica de ácidos graxos essenciais e de vitaminas do complexo B, principalmente a B12, indispensáveis ao organismo saudável. A escolha de carnes magras, ou seja, cortes de carnes com menos gordura, que é a melhor opção, assim o consumo de carne favorece na rotina de uma alimentação saudável.

É importante saber o valor que cada alimento pode beneficiar a uma alimentação saudável, pois uma boa alimentação previne doenças e oferece uma melhor qualidade de vida.

 

Alimentação saudável: Conheça alguns alimentos essenciais para a saúde da mulher
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