Saiba quais alimentos consumir para estimular a memória e a concentração

Como fazer para conseguir evitar a deterioração do cérebro e da memória?

Esquecer onde colocou um objeto de vez em quando é normal, e faz parte da rotina de todos nós, porém quando isso se intensifica, passando a comprometer nosso dia a dia, é sinal que algo não está caminhando como deveria. Uma das estratégias para melhorar esse problema é ter uma alimentação saudável e escolher os alimentos certos.

Existe um grupo de alimentos que pode contribuir para melhorar a concentração, a capacidade e o estímulo da memória. A seguir alguns alimentos que podem ajudar você a ter uma boa memória e facilitar a memorização.

Amendoim

Contém a vitamina B3 que participa da manutenção de substâncias químicas nervosas e hormônios que regulam a memória.

Azeite

O azeite de oliva in natura possui gorduras saudáveis para o cérebro que auxiliam na formação de uma capa que, praticamente todas as células do tecido nervoso têm, a mielina.

 Abacate

Também possui vitamina B3 e antioxidantes que participa da manutenção de substâncias químicas nervosas e hormônios que regulam a memória.

Peixe

Espécies de peixes como salmão, cavala e sardinha são riscos em ômega 3, essa substância é essencial para o desenvolvimento e manutenção do tecido cerebral, melhora o desempenho cognitivo (percepção e interpretação) e favorece a concentração. Protege os neurônios contra os radicais livres preservando suas membranas, colaborando para a troca de informações entre eles. Além de ser fonte de zinco o e selênio que estimulam a atividade cerebral, impedindo ondas de cansaço no final do dia.

Sementes de Abóbora  

É uma alternativa para os vegetarianos, a semente de abóbora é um excelente aliado da memória e é uma ótima fonte de ômega 3 e zinco. Contribuem na manutenção da parte do cérebro que equilibra a função sensorial. Podem ser consumidas em lanches, saladas e até mesmo junto com o mingau de aveia no café da manhã.

Uva

As Uvas são frutas bastante benéficas, pois, além de terem fisetina são ricas em flavonoides, ambas as substâncias são importantes porque protegem o sistema nervoso, influenciam na regulação da morte de neurônios e na regeneração dessas células. Os flavonoides, também presentes no suco de uva e vinho tinto são muito úteis para quem busca lutar contra inflamações, hemorragias e alergias.

Ovo

É rico em vitamina B12, que ajuda na formação dos componentes das células do cérebro fazendo com que funcionem corretamente. Além disso, a gema do ovo é importante para as funções de memorização do cérebro.

Enriqueça a sua alimentação com esses alimentos, se mesmo assim sua memória não melhorar é importante consultar o médico, ele poderá avaliar melhor as causas do problema.

Fonte: melhorcomsaude.com
Fonte: maisequilibrio.com.br

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