Alimentos que ajudam a combater a pressão alta

A vida corrida e a má alimentação são fatores que contribuem para o aparecimento de várias doenças e uma delas é a hipertensão ou pressão alta, como também é conhecida. A hipertensão é uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade.

Segundo a OMS cerca de 30% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular.

A alimentação é parte importante no tratamento da pressão alta e alguns cuidados devem ser seguidos diariamente, além disso, quem sofre com pressão alta deve ainda aumentar o consumo de água e fazer exercício físico regular, como caminhada ou corrida, pelo menos 3 vezes por semana.

Alimentos que ajudam a combater a pressão alta

Melancia

Para quem já está com a pressão no limite, esse é um alimento que merece lugar cativo na fruteira. A dica vem de pesquisadores da Universidade estadual da Flórida, nos estados Unidos, eles observaram nove pessoas com pré-hipertensão que ingeriram a fruta por um período de seis dias. Eles descobriram que os participantes apresentaram diminuição na pressão arterial, além de um melhor funcionamento das artérias. A sugestão de consumo é de 1 fatia pequena da fruta por dia.

Alho

Fonte de vitamina C, é um importante antioxidante e é responsável por diminuir os radicais livres, que é uma das causas de doenças do coração. Encontra-se também no alho o magnésio, que ajuda reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação sanguínea.

Ovo

As proteínas da clara do ovo têm uma surpreendente propriedade vasodilatadora, as artérias chegam a relaxar 70% a mais. A recomendação é incluir o ovo numa dieta balanceada, dando preferência à sua porção branquinha.

Banana

É possível baixar o nível de pressão arterial a partir da ingestão de alimentos ricos em potássio e a banana é uma ótima fonte desse nutriente. O potássio age estimulando a eliminação do sódio presente no corpo, assim alimentos ricos nesse elemento são recomendados para hipertensos.

Amêndoa e noz

Por serem boas fontes de magnésio, amêndoas e nozes atuam como vasodilatadores, ou seja ampliadores dos vasos sanguíneos, o que auxilia no controle da pressão arterial. Esses alimentos também são ricos em vitamina E, um dos principais antioxidantes naturais existentes, que ajudam a retardar o envelhecimento e diversas complicações cardíacas.

Leite

Quem tem problemas com a pressão, não pode deixar de consumir cálcio, encontrado no leite e em seus derivados. O cálcio atua diminuindo a pressão do sangue quando estimula a eliminação do sódio. É recomendado consumir os derivados do leite com baixo teor de gordura, como o queijo branco.

Fonte: tuasaude.com
Fonte: drauziovarella.com.br

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