Aprenda melhorar o fôlego para o treino de corrida

O grande objetivo de alguns corredores principalmente os iniciantes, é conseguir correr cada vez mais e superar os limites, isso pode parecer uma tarefa difícil para aqueles que não tem muito fôlego e por isso não conseguem passar do primeiro quilometro. Mas com algumas técnicas é possível melhorar o fôlego, porem é um processo que exige paciência. Reunimos algumas dicas para quem quer melhorar o fôlego e aperfeiçoar o desempenho, confira a seguir:

Para os iniciantes, comecem devagar e aqueça

É muito importante aquecer antes de começar a correr, o aquecimento prepara o corpo para o exercício, correr com os músculos “frios” aumenta a chance de lesões musculares. Inicie o exercício com uma caminhada e vá elevando a intensidade de forma gradativa, preste atenção às respostas do seu corpo ao esforço físico.

Alterne a corrida com caminhadas

Isso ajudará a manter o fôlego e vai aperfeiçoar a sua capacidade cardiorrespiratória, além de não esgotar sua energia tão rapidamente. É mais fácil atingir longas distâncias com um ritmo moderado do que correndo o mais rápido possível. Exemplo: para cada minuto de caminhada, corra três minutos e vá aumentando. Aos poucos, é possível aumentar o tempo da corrida e diminuir o de caminhada.

Fique atento a sua respiração

É necessário controlar a entrada e a saída do ar, os corredores mais experientes controlam a respiração por meio da contagem de passadas, como respirar e inspirar é um ato “automático” e quanto mais ofegante você fica, mais a respiração deixa de ser automática e o processo pode sair de controle com o esforço físico. Exemplo: a cada três passos inspirando, repita os três próximos passos expirando.

Corra regularmente

A regularidade do exercício faz com que o corpo se acostume aos poucos com o esforço e consiga progredir. Procure estabelecer uma programação com tempo, distancia e percurso certo. A regularidade é fundamental para melhorar o fôlego, quanto mais você se exercitar, mais o organismo vai se adaptar à atividade. Fôlego é a capacidade de seus pulmões, se essa capacidade não for exercitada você não terá sucesso nos treinos de corrida.

Proteja seus pulmões

Se você fuma e pretende começar a correr, a primeira coisa a fazer é largar o cigarro, ele é um dos maiores inimigos do fôlego.

Seguindo esses passos certamente sua capacidade respiratória melhorará e poderá correr com tranquilidade e distâncias cada vez maiores. Lembre-se fôlego se conquista aos poucos, Boa sorte!

Fonte: podcorrer.com
Fonte: portaleducacao.com/educacao-fisica

Faça parte das nossas redes sociais, Facebook, Twitter, Google plus.

Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar  :)

 

Você já tem um Plano de Saúde?

Adquira o plano de Saúde Hapvida para sua família, garanta a saúde e bem-estar de quem você ama, eles merecem esse cuidado. Deixe seu nome e telefone que nós ligamos para você.

Tipo de plano

 

Aprenda melhorar o fôlego para o treino de corrida
5 (100%) 9

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *