Café, a bebida do bem. Conheça seus benefí­cios para a saúde

Quando se afirma que o café é a bebida mais popular no território brasileiro, não é força de expressão. Em uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi constatado que o brasileiro toma em média de 4 a 5 xícaras de café todos os dias, o que torna essa bebida a mais popular do Brasil.

Benefícios do café

Efeito estimulante

O principal componente do café é a cafeína, essa substância quando consumida em doses moderadas tem ação estimulante, capaz de diminuir o sono e aumentar a energia.

Melhora a concentração

Devido ao efeito estimulante da cafeína, o café  proporciona a melhora na concentração e consequentemente na capacidade de aprendizado.

Melhora o desempenho nos exercícios

O café ajuda as pessoas a terem mais pique para praticar exercícios, a bebida estimula a ação dos músculos durante exercícios prolongados, que passam a utilizar a gordura como fonte de energia em vez de açúcares encontrados nos carboidratos.

O alimento também irá reduzir a sensação de fadiga, melhorando o rendimento físico. Consequentemente, ocorre o aumento da força muscular, possibilitando maior grau de carga e repetições de execução do exercício após a ingestão de cafeína.

Bom para os músculos

A cafeína ajuda também a poupar a glicose do músculo esquelético, quanto maior a quantidade de glicose no músculo mais longe ele fica da fadiga e ainda aumenta e facilita a entrada da quantidade de cálcio dentro do músculo.

Ajuda a emagrecer

Diversos estudos apontoam que o consumo de café contribui para a perda de peso. Isto ocorre porque a cafeína presente na bebida faz com que ela tenha uma ação termogênica, aumentando o gasto calórico. Além disso, a substância também contribui para a queima de gordura.

Evita depressão feminina

Uma pesquisa da Harvard School of Public Health (HSPH) concluiu que mulheres que bebem café possuem menos chances de desenvolver a depressão. Segundo o estudo, o índice de manifestação da doença é 20% menor no grupo de mulheres que ingerem em média 4 porções da bebida ao longo do dia.

Outros nutrientes presente no café

Essa bebida também possui outras substâncias benéficas como os ácidos clorogênicos que são responsáveis por grande parte da atividade antioxidante do café. Essa ação irá inibir inflamações e reduzir o risco de doenças cardiovasculares e outras doenças inflamatórias prolongadas.

Além disso, o café têm potencial atividade antibacteriana, antiviral e anti-hipertensiva. A niacina, uma vitamina do complexo B, também está presente na bebida. Todas as vitaminas do complexo B estão associadas ao bom funcionamento do sistema nervoso.

Quantidade recomendada de café

A quantidade recomendada de café varia entre três e quatro xícaras de 50 ml por dia para pessoas saudáveis.

Fonte: saudedica.com.br
Fonte: minhavida.com.br

Faça parte das nossas redes sociais, FacebookTwitterGoogle plus.

Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar.

Café, a bebida do bem. Conheça seus benefí­cios para a saúde
5 (100%) 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *