Câncer de próstata. O exame preventivo é a melhor forma de combater

Cultivar hábitos saudáveis e ter um acompanhamento de saúde preventivo são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. Porém os homens são a parcela da população que costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas.

Um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo mostrou que mais da metade dos homens adiam a ida ao médico e quando vão já chegam com doenças em estágio avançado.

A identificação precoce de uma doenças principalmente de qualquer tipo de câncer aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens, como aferir a pressão e acompanhar as taxas de colesterol, esses exames são importantes para evitar doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão. Outros testes importantes a serem realizados dizem respeito às doenças sexualmente transmissíveis como o teste de HIV, hepatite B e do vírus da hepatite C.

Além disso, é preciso prestar atenção no corpo e ficar atento aos sinais que ele envia. O cuidado com a saúde deve ser diário, caso necessário mudanças de hábitos alimentares devem ser feitos, comer menos alimentos gordurosos e ultra processados são fundamentais.

Novembro Azul – Conscientização do risco ao câncer de próstata

Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais  e certos hábitos alimentares, sedentarismo e excesso de peso.

 Quando se deve fazer o exame preventivo?

Recomenda-se entre os 40 e 45 anos deve-se procurar o urologista (especialista do sistema reprodutor masculino), e fazer o exame preventivo. O risco se houver incidência na família do caso na família.

 O exame do toque é a única forma de diagnosticar?

Apesar de ser um dos principais procedimentos para o diagnóstico, não é o único. É possível iniciar através da realização do exame de sangue, fazer uma ultrassonografia da próstata, por fim, a realização do exame de toque retal para concluir.

Cada exame complementa o outro, pois cada um tem seu valor e precisão, e em conjunto oferecem uma chance maior de diagnosticar a doença precocemente.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Os principais sintomas para detectar esta doença são:

  • Desconforto Urinário.
  • Aumento da frequência urinária durante a noite.
  • Jato urinário mais fraco que o comum.
  • Sangramento urinário, quando em fase já avançada da doença.

Atenção

Saiba que 9 em cada 10 casos de câncer de próstata tem chances de cura, quando diagnosticado precocemente. Garanta uma vida longa e saudável.

Incentivar a prevenção é desconstruir preconceitos em favor da vida, buscando levar informação e conscientização a todos em prol da saúde masculina, faça a sua parte.

Fonte:  blog.saude.gov.br
Fonte: drauziovarella.com.br

Faça parte das nossas redes sociais, FacebookTwitterGoogle plus.

Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar  😉

Você já tem um Plano de Saúde?

Adquira o plano de Saúde Hapvida para sua família, garanta a saúde e bem-estar de quem você ama, eles merecem esse cuidado. Deixe seu nome e telefone que nós ligamos para você.

 




Tipo de plano


[bws_google_captcha]

Câncer de próstata. O exame preventivo é a melhor forma de combater
4.7 (93.33%) 3

Post navigation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *