Como cuidar da saúde bucal das crianças?

Os cuidados com a saúde bucal da criança devem começar cedo, quando os dentes ainda nem apontaram na boca do bebê. Criar o hábito da higiene diária e a da escovação após as refeições é fundamental para que a criança cresça com a boca saudável e livre de problemas, como tártaros, cáries e outras complicações que podem aparecer derivadas desses fatores.

Porém, os pais admitem que fazer com que os filhos higienizem os dentes corretamente é um grande desafio. Para deixar a boca dos pequenos sempre saudável, algumas dicas são imprescindíveis e tornam a hora da escovação mais fácil e com menos brigas. No texto de hoje, você irá conhecer algumas dessas dicas para começar a praticar já com seu filho e deixar sua boca mais saudável. Acompanhe!

Comece desde bebê

Engana-se quem pensa que a boca só deve começar a ser cuidada após o aparecimento dos dentes. Quando bebê, basta passar uma gaze embebida em água mineral na gengiva do bebê. Esse é o primeiro contato do bebê com a limpeza bucal e deve ser realizado 2 vezes ao dia, para garantir que os resíduos de leite sejam retirados, evitando mau cheiro e até cáries futuras.

Deixe-o em contato com a escova

Quando passar para a escova de dente, assim que os primeiros dentinhos nascerem, a mãe é quem deve realizar a higiene bucal. Porém, conforme a criança crescer e começar a desenvolver algumas atividades sozinha, deixe-a em contato com a escova só para que ela possa se familiarizar com o objeto. Deixe que ela escova os dentes da maneira dela, e depois você escova da maneira correta.

Esse contato é importante para que a criança seja inserida no hábito da escovação, não tornando o momento chato ou invasivo.

Ensine sobre os cuidados com a boca

A partir dos 6 anos de idade, a criança já tem maturidade e entendimento suficiente para realizar a escovação da maneira correta. Porém, é preciso ensiná-la como deve fazer para que todos os dentes fiquem limpos. A maneira correta é posicionando a escova em um ângulo de 45º em relação às gengivas e deslizar a escova para trás e para frente, em movimentos curtos e passando por todos os pontos dos dentes. Dê sempre preferência para escova de cerdas macias.

Faça os movimentos junto com ele algumas vezes e, nos primeiros dias em que ele fizer sozinho, acompanhe a escovação e vá corrigindo o que ainda não está certo aos poucos e com delicadeza. Para o fio dental, vale a mesma dica: enrole um pedaço nos dedos da criança e ajude-a a passar o fio abraçando cada dente, em todos os lados.

Tome cuidado com a alimentação

Muitas vezes a saúde bucal não depende somente da higiene adequada, mas também do que se come. Alimentos com açúcar e amido são verdadeiros inimigos dos dentes, já que produzem ácidos da placa que ajudam na produção das cáries. Portanto, é importante controlar a quantidade de biscoitos, frituras, doces em geral e refrigerante que os pequenos ingerem e ficar sempre atento à higiene após as refeições.

Deixe o ambiente confortável para a criança

Coloque um banquinho seguro para que a criança consiga enxergar-se perfeitamente no espelho. Fazer com que seu filho fique com a postura correta e consiga se olhar no espelho faz com que ele fique confortável e pode evitar que o momento de escovar os dentes seja de choro e desconforto, já que ele não alcança a pia e precisa de ajuda para realizar praticamente todos os movimentos.

Explique o motivo de escovar os dentes após as refeições

Ninguém gosta de fazer algo sem saber o motivo pelo qual está fazendo, não é? Com as crianças, acontece o mesmo. Para que ela construa o hábito da higiene bucal, é preciso explicar por que é importante higienizar os dentes com escova e fio dental e falar sobre os problemas do mau hálito, das cáries e do tártaro.

Conte com a ajuda de aplicativos

Alguns aplicativos para celular podem ajudar muito a transformar a hora da escovação em um momento divertido para as crianças. Muitos deles cantam músicas durante o tempo indicado para a escovação, ensinam o procedimento de forma adequada e contam com personagens de desenhos animados para transformar esse momento em algo divertido.

Leve a criança regularmente ao dentista

A melhor maneira de manter a boca saudável em qualquer idade é praticando a prevenção. Por isso, é importante levar as crianças periodicamente ao dentista, pois somente um profissional pode passar as instruções adequadas para cada caso e avaliar se os dentes estão realmente saudáveis, mesmo que os procedimentos de higiene sejam realizados corretamente.

Mantenha a calma em casos de acidentes

As crianças são cheias de energia e correr faz parte do cotidiano de quem é saudável. Porém, é comum que certos acidentes aconteçam nessas brincadeiras e quebrar o dente é um deles. Se isso acontecer, mantenha a calma e comunique imediatamente seu dentista. A área afetada será examinada e os procedimentos corretos serão tomados.

Caso você tenha o dente que foi perdido, evite muito contato com ele e leve-o para o dentista, pois, dependendo do caso, é possível que o profissional consiga recolocá-lo na boca da criança através de um reimplante.

Dê o exemplo

Por fim, é preciso dar o exemplo na hora de incentivar as crianças a cuidarem de sua saúde bucal. Todos sabem que os filhos sempre estão de olho nas atitudes dos pais e acabam aprendendo muito mais com o que presenciam no dia a dia do que com o que ouvem como regras ou conselhos. Por isso, além de falar e explicar, mantenha bons hábitos de higiene, escove os dentes regularmente e , se for possível, participe desse momento junto com seu filho, criando um vínculo e um hábito juntos.

A saúde bucal das crianças começa desde cedo e é preciso crescer cultivando o hábito da higiene para não que não haja problemas futuros. Criatividade para ensinar e paciência para supervisionar são dois dos segredos mais importantes que ajudarão você a criar um adulto com a boca mais saudável e com hábitos corretos de higiene.

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como cuidar da saúde bucal do seu filho, compartilhe esse artigo com seus amigos nas rede sociais e ajude-os também!

Gostou desta matéria?

  2 comments for “Como cuidar da saúde bucal das crianças?

  1. 30/03/2017 at 00:29

    Interessante.

    • hapvida
      30/03/2017 at 12:56

      Ola, bom dia!
      Sua opinião é muito importante!

      Continue a seguir nossas redes sociais e mantenha – se informado sobre dicas de saúde e bem estar!
      Instagram: hapvidafazbem
      Site: hapvidaplanos.com.br
      Facebook: http://www.facebook.com/PlanosHapvida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *