Como manter o otimismo para ir em busca dos seus sonhos?

O otimismo é uma excelente ferramenta para quem deseja obter sucesso na vida. Embora algumas vezes seja difícil manter uma visão mais positiva durante o dia a dia e acreditar que tudo pode mudar para a melhor, isso é imprescindível para que os sonhos consigam ser, aos poucos, realizados.

Possui dificuldades em manter-se otimista? No post de hoje, separamos 7 dicas muito importantes que irão lhe ajudar. Confira!

Como o otimismo auxilia no dia a dia

Você já ouviu a expressão “alguns enxergam o copo meio vazio, enquanto outros enxergam o copo meio cheio”? Isso quer dizer que sempre há formas diferentes de encarar as situações. E o otimismo, sem dúvidas, é a forma mais agradável de ver o mundo.

Há quem acredite que ser otimista é acreditar que tudo é bom. Isso não é verdade! O otimista pode ver que uma situação não é boa, mas tentar absorver dela algo de bom. Isso faz com que as pessoas otimistas consigam concluir suas tarefas, por mais que surjam problemas.

É bem difícil encontrar um otimista que desistiu de concluir alguma meta, pois eles sempre tentam até conseguir atingi-la. Sendo assim, pode-se afirmar que pessoas otimistas conseguem ser mais produtivas no trabalho, além de serem menos afetadas pelo estresse.

Os relacionamentos familiares e amorosos também são bastante influenciados pelo estado emocional de alguém. Isso porque um pessimista tende a sempre brigar muito e pouca gente tem paciência com pessoas que só enxergam o lado ruim das situações, o que pode resultar em discussões e desavenças.

O que fazer para manter o otimismo

Dificilmente é possível ser otimista de uma hora para outra e manter-se assim o tempo todo, afinal, há momentos em que é bem complicado ter apenas pensamentos bons. Se você sente dificuldade em focar no lado positivo das situações, não se preocupe — é possível seguir algumas dicas que fazem toda a diferença, tais como:

1. Permita-se ter um tempo para si

Embora alcançar seus sonhos deva ser sempre uma de suas prioridades, separar um tempo para fazer o que você gosta é importante. Pode ser alguns minutos do dia dedicados a assistir aquele programa de televisão, série ou um filme que você tanto gosta. O importante é ter pequenos momentos que te relaxem, mesmo durante a semana. Você perceberá como ficará muito mais motivado para realizar o restante das tarefas do cotidiano.

2. Seja gentil com as pessoas

Ao ser gentil com as pessoas, automaticamente, a maioria delas será gentil com você também. Isso fará com que exista uma troca muito positiva de boas lembranças durante o dia. Cumprimente as pessoas com quem você convive, pergunte como foi o dia delas, escute-as, pois assim você desenvolverá relacionamentos sadios com os que estão ao seu redor.

3. Relembre bons momentos

Você sabia que lembrar-se de memórias positivas pode ajudar muito a criar novas perspectivas? Pare um tempo para olhar aquele álbum antigo, com foto dos velhos amigos, da família, dos filhos e de passeios que te trazem bons sentimentos. Você verá como isso fará toda a diferença!

4. Puxe conversa com um desconhecido

Ao conversar com seus amigos, você já sabe do que eles gostam, quais assuntos podem desenvolver um bom diálogo, enfim, você já sabe como será tranquilo o decorrer da conversa. É por isso que conversar com um desconhecido pode ser um desafio, já que você estará saindo de sua zona de conforto.

Ao criar esse vínculo de conversa com alguém desconhecido — mesmo que apenas por alguns momentos enquanto aguarda uma consulta, na fila do banco ou outras ocasiões em que está ocioso — você irá obter novas memórias, além de sentir-se menos sozinho e evitar o estresse que essas situações costumam provocar.

5. Evite conversas negativas

Você já reparou como pessoas que reclamam muito sobre o trabalho, sobre a vida e de outras pessoas, geralmente, são menos otimistas? Isso acontece porque é bem difícil manter os pensamentos positivos quando você está apenas enxergando os aspectos negativos das coisas.

Portanto, pense bem se vale a pena reclamar de seus colegas de trabalho, de sua chefe ou de qualquer outra coisa, sabendo que isso irá afetar o seu humor e seu otimismo. Procure falar das coisas boas que aconteceram com você e com pessoas ao redor naquele dia. Você notará como se sentirá bem mais animado!

6. Lembre-se da importância da persistência

Algumas pessoas desistem de tentar ser otimista assim que encontram alguma dificuldade no caminho. Saiba que as situações ruins irão acontecer, pois a vida é assim, e o que importa é como você lidará com elas. Então, lembre-se de nunca desistir quando as dificuldades chegarem, pois a persistência é uma característica extremamente importante do otimismo.

7. Hábitos saudáveis ajudam a manter a mente mais leve

Não é apenas a sua mente que precisa estar sempre bem. É importante cuidar da saúde do restante do corpo também, para que você não precise se preocupar com doenças. Isso inclui a prática de exercícios e a alimentação balanceada.

Além disso, alguns alimentos conseguem ajudar a liberar uma substância chamada serotonina, que influencia na “felicidade” que o seu cérebro emite, o que ajudará na tarefa de manter o bom humor ao longo do dia. Alguns deles são: banana, abacate, grão-de-bico, nozes e canela.

Treine seu cérebro para ter pensamentos otimistas

Você perceberá que as mudanças na sua vida irão ocorrer gradativamente, algumas pessoas terão maior facilidade e outras menos. Para facilitar esse processo, existem formas de treinar o seu cérebro. Algumas delas são:

Meditação

Ao meditar, você consegue entrar em contato com seu eu interior e saber o que lhe aflige. Ao detectar qual o possível “problema” que está interferindo no seu otimismo, é muito mais fácil resolvê-lo.

Abra a sua mente

Tente enxergar além da sua zona de conforto. Se possível, faça um trabalho voluntário, crie um hobby, aplique-se mais em sua profissão. Isso pode fazer com que você perceba que um problema que você julgava como grande, na verdade, pode ser resolvido muito facilmente.

Pratique um discurso positivo no espelho

Tente tirar um momento para se olhar no espelho e dizer em voz alta quais são seus sonhos, como e por que deseja alcançá-los. Repita esse discurso para si mesmo quantas vezes forem necessárias, até que você realmente acredite que irá conseguir. Em pouco tempo você perceberá como estará mais confiante!

Já sabe manter seu otimismo para conseguir ir atrás de seus sonhos? Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Como manter o otimismo para ir em busca dos seus sonhos?
5 (100%) 8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *