Dicas de como manter os ossos fortes e saudáveis

É extremamente importante manter os ossos fortes e saudáveis, especialmente quando alcançamos uma idade mais avançada, que é quando a metabolização do cálcio no organismo é insuficiente. Mas o cuidado com a saúde dos ossos vale para todos, seja crianças, adultos ou idosos.

Como manter a saúde dos ossos

Verduras verde-escuras

Brócolis, couve chinesa, rúcula, salsa, alface e outras são excelentes fontes de cálcio e contêm muitas outras vantagens adicionais. Assim, você irá diversificar suas fontes de cálcio, algo importante para manter-se saudável.

Atividade física

Quando realizamos atividade física, exercemos pressão sobre o nosso esqueleto. Embora não devamos abusar do nosso corpo, uma pressão moderada é, na verdade, muito saudável, pois ela envia ao corpo sinais de que ele precisa criar mais células ósseas, aumentar sua densidade e fortalecer o esqueleto. Exercite seu corpo, sem passar dos limites saudáveis.

Controle seu peso

Todos temos um peso ideal para gozamos de uma boa saúde, o sobrepeso põe uma carga extra sobre os ossos que aumenta seu desgaste e os enfraquece, porém estar muito abaixo do peso obriga nosso organismo a buscar reservas nos próprios músculos e captar o cálcio de nossos ossos. Assim, mantenha-se sempre na sua média de peso adequado.

Consuma laticínio

O leite é rico em cálcio e essencial para o fortalecimento dos ossos e isso vale para todos os derivados do leite, como queijos, iogurtes e similares. Se você não gosta de leite de vaca, ou tem intolerância à lactose, experimente leite de soja enriquecido com cálcio.

Coma peixe

100g de sardinhas contêm a impressionante quantidade de 400mg de cálcio, o ideal é consumir o peixe fresco, não o enlatado. Os ossinhos da sardinha também são comestíveis e contêm muito cálcio, o salmão também possui uma grande fonte de vitamina D.

Evite tomar refrigerantes

Consumir  refrigerante uma ou duas vezes por semana, não é um grande problema. Porém, é preciso considerar que a composição desta bebida açucarada forma um tipo de ácido que ataca diretamente a saúde de nossos ossos. Então beba, mas com moderação.

Evite o cigarro

Não há hábito mais prejudicial e perigoso para a nossa saúde do que o cigarro, e a nicotina no sangue é um inimigo direto para os ossos, capaz de diminuir muito a densidade óssea.

Fonte: melhorcomsaude.com

Faça parte das nossas redes sociais, FacebookTwitterGoogle plus.

Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar.

Dicas de como manter os ossos fortes e saudáveis
Gostou desta matéria?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *