Conheça 7 alimentos que reduzem o estresse

Ter uma alimentação balanceada é mais do que uma questão estética, mas também uma questão de saúde.

Ao fornecer para o seu corpo os nutrientes e vitaminas ideais, o resultado surge em forma de mais disposição e medidas em dia. Porém, a alimentação também serve para ajudar no funcionamento do seu cérebro. Além de ajudar a combater sintomas de ansiedade e depressão, alguns alimentos diminuem os níveis de estresse graças a alguns de seus componentes.

Já que os brasileiros ocupam a vice-liderança entre os mais estressados do mundo, conheça a seguir 7 alimentos que reduzem o estresse.

1. Carnes magras

Frango e peixe em geral são carnes que podem ajudar a reduzir os níveis de estresse do organismo. Isso porque essas carnes são ricas em proteínas consideradas saudáveis, ajudando no metabolismo e no equilíbrio químico do organismo.

O resultado disso? A sensação de bem-estar é obtida de maneira mais fácil, inclusive com mais facilidade do que seria com o consumo de carne vermelha.

Outro ponto a ser considerado é que essas carnes são ricas em triptofano, um aminoácido importante para prevenir o estresse. Sendo um aminoácido essencial para o cérebro, ele é um dos “ingredientes” de fabricação da serotonina, o neurotransmissor que regula o humor.

No caso de peixes como salmão e atum, a favor deles ainda está a abundância de ômega 3. Trata-se de um ácido graxo que além de ser bom para o coração ainda ajuda a aliviar o estresse psicológico. Quando é associado à ansiedade e depressão, um estudo da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (UFBA) mostra que este ácido também ajuda a diminuir estes sintomas.

2. Laticínios

Se você tem o costume de beber um copo de leite durante a manhã ou um iogurte, eis aqui uma boa notícia: o consumo regular de laticínios ajuda a reduzir os níveis de estresse.

Estes alimentos são ricos em proteínas e no famoso — e importante — triptofano. Com isso, dão energia e ajudam a levantar o humor, combatendo os principais sintomas do estresse, como a irritação e sensação de fadiga.

Para não causar efeitos negativos na balança, entretanto, é melhor apostar em versões desnatadas e mais magras, como o queijo branco e o requeijão light.

3. Grãos, oleaginosas e sementes

Que grãos integrais deveriam substituir os grãos refinados na sua alimentação, você provavelmente já sabe. Mas você sabia que eles estão entre os alimentos que reduzem o estresse?

Ricos em fibras, eles ajudam no funcionamento do organismo e também são ricos em vitamina B. Um estudo feito na Universidade de Tecnologia de Swinburne, inclusive, mostrou que o aumento no consumo de vitamina B pode reduzir os níveis de estresse em 20%.

As oleaginosas, por sua vez, contam com gorduras benéficas para o organismo e que ajudam a proteger o corpo contra os efeitos do estresse. Algumas delas também são ricas em magnésio, que é importante para a produção da serotonina.

Sementes, como as de gergelim, são ricas em proteínas e em zinco, ajudando o corpo a ter mais energia e disposição.

4. Leguminosas

Leguminosas, como ervilhas e feijão, são alimentos ricos em proteínas, vitamina B e também em triptofano — tudo o que seu corpo precisa para se ver livre do estresse! As leguminosas também são ricas em carboidratos, o que eleva o nível de serotonina no cérebro de maneira saudável.

A soja, inclusive, é uma das mais ricas em aminoácidos e ajuda especialmente na regulação hormonal. Para quem sofre com o estresse associado a algum tipo de irregularidade hormonal, a soja pode funcionar como uma repositora natural graças à presença das isoflavonas.

5. Banana

A banana é uma das frutas mais típicas do Brasil e também pode ser uma das suas grandes aliadas no combate ao estresse. O triptofano presente na fruta, por exemplo, diminui os sintomas de estresse e também combate aqueles que são ligados à depressão.

Outra atuação especialmente importante dessa fruta é que ela impede a liberação da adrenalina no organismo por bloquear os seus “transportadores”. Assim, o corpo sente menos os efeitos do estresse físico, como aceleração do batimento cardíaco ou aumento da pressão arterial.

A fruta também é rica em vitamina B e aumenta os níveis de dopamina, conhecido como um dos hormônios da felicidade.

6. Frutas cítricas

Quando o corpo está sob uma condição intensa de estresse, há uma grande liberação de adrenalina, o que consome muita vitamina C. Como o organismo humano não consegue produzir essa vitamina, é necessário complementar com a alimentação.

Ao ingerir frutas cítricas, que são ricas na vitamina, a substância atua de modo a diminuir os níveis de cortisol, hormônio de resposta ao estresse.

Um estudo publicado no International Journal of Sports Medicine mostrou que a suplementação de vitamina C em atletas diminui a circulação de adrenalina e cortisol, atenuando os efeitos do estresse.

Além disso, outro ponto importante é que consumir frutas como limão, laranja e acerola também evita o enfraquecimento do sistema imunológico. Assim, você fica mais protegida contra gripes, resfriados e infecções que são tão comuns em períodos de estresse elevado.

7. Chocolate

Por muito tempo considerado um vilão da dieta, o chocolate pode, sim, ser seu aliado no combate ao estresse. Rico em antioxidantes, ele também tem magnésio em sua composição, que ajuda no equilíbrio das substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar.

De quebra, ele controla os níveis de cortisol no organismo e estimula a produção de serotonina e endorfina. Durante o período pré-menstrual, ele ajuda a aliviar os sintomas de irritação, cansaço e tristeza.

Para que não pese na balança, consuma com moderação e prefira as versões com maior porcentagem de cacau. Além disso, vale a pena apostar no consumo estratégico durante o dia: logo pela manhã e no final da tarde são os melhores horários.

Alimentos que reduzem o estresse garantem o equilíbrio

Ao colocar esses alimentos na sua alimentação regular, o resultado não será apenas de um corpo mais saudável, mas também de uma mente que funciona de maneira equilibrada. Assim, você sofre menos com os efeitos do estresse e fica livre para aproveitar os dias com disposição e relaxamento!

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