Conheça 7 dicas para controlar a ansiedade

Trabalho, estudo, casa, contas a pagar, filhos, despesas e mais uma infinidade de situações, que acontecem todos os dias, nos deixam extremamente ansiosos. Saber se conseguiremos controlar e manter tudo em ordem até o final daquele dia nos gera angústia e desespero. Nosso estado se agrava ainda mais quando passamos a pensar no dia do amanhã. Refletir sobre o futuro pode provocar tortura e ser um grande sofrimento.

Como tudo nessa vida está sujeito a mudanças, saiba que não é preciso se desesperar. Foi pensando nisso que elaboramos um plano para você colocar em ação e afastar a aflição. A seguir, conheça sete dicas para controlar a ansiedade!

Xô, ansiedade!

A ansiedade nada mais é do que o excesso de expectativa para um futuro (trabalho, projetos, situações que envolvam saúde, entre outros fatos). Ela caracteriza-se pelo desconforto (ou medo) e pela terrível sensação de que algo ruim pode acontecer a qualquer instante! Para se proteger do mal deste século, previna-se:

Pratique exercícios físicos

Sua vida é uma correria, você não tem tempo para fazer nada, não gosta de academia e nem de andar de bicicleta. Abra uma exceção e descubra o que pode praticar para mudar a sua rotina! Exercícios físicos aumentam a produção de serotonina (substância que produz a sensação de bem-estar) e promovem um controle maior da ansiedade.

Mas se você realmente não é adepto dos treinos, comece com uma solução mais simples: caminhadas! Separe meia hora, três vezes na semana, para iniciar e pegar gosto. Além de trabalhar o corpo, por ser um exercício de repetição simples, as pessoas tendem a refletir sobre o dia e em como devem resolver determinado problema. Vale até levar o cachorro para passear!

Seja tolerante consigo mesmo

Uma das dicas para controlar a ansiedade é ser flexível com você mesmo! Cobranças em excesso das suas atividades (“preciso ser perfeito” ou “isso não está totalmente correto”) e o estresse diário que essa exigência gera promovem crises absurdas de ansiedades.

Se você já realizou sessões de acupuntura e massagem, mas não obteve resultados, saiba que é possível controlar a sua ansiedade com tratamentos homeopáticos. Os florais de Bach, por exemplo, são eficientes e podem evitar o uso de remédios mais agressivos como os de tarja preta.

Controlar a mente também é uma excelente opção. Não se esqueça de que só podemos viver o presente: não podemos mudar o passado e o futuro está fora do nosso alcance.

Tenha tempo para você

Dedicar um tempinho para cuidar e investir em você não é nenhum luxo! Muitas vezes a ansiedade impera, pois não tiramos um tempo para nos divertir e, assim, ter histórias novas para pensar e contar. Estando mais relaxado você consegue resolver melhor os problemas.

Se não pode gastar muito com passeios ou viagens, experimente fazer uma caminhada e depois tome um banho quente e passe um hidratante, fazendo massagens no corpo. Procure não pensar nos problemas, foque nas coisas boas, no que te traz felicidade.

Na sequência, ligue para conversar com um amigo, relembre boas histórias ou assista a um filme (nada de dramas ou algo que te deixe para baixo). Você vai ver como sua energia estará revigorada!

Durma melhor

Quando você dorme bem o corpo armazena energia para o dia seguinte. Se a televisão não te deixa dormir, a melhor opção é tirá-la do quarto para que você não adentre a noite assistindo programas desnecessários. O celular também é o vilão do sono! A claridade do aparelho nos desperta de tal maneira que só nos damos conta do horário quando já está muito tarde.

Foque em atitudes positivas

Pode parecer clichê, mas levar a vida sorrindo e falando de coisas boas atraem muitas energias revigorantes. Você não irá esquecer os problemas futuros de uma hora para a outra, mas também não precisa lembrá-los a todo o instante.

Afaste os sentimentos ruins e autodestrutivos. Foque no bom humor, o aliado antídoto contra o estresse e crises de ansiedades. Ah… E sorria bastante! Não se esqueça de que dar risadas alivia a tensão e libera endorfinas, fortalecendo o sistema imunológico.

Aprenda a controlar a respiração

Todo mundo acha que sabe respirar. Em um momento tenso ou ansioso, nos tornamos facilmente sobrecarregados e passamos a perder o ritmo correto da respiração. Quem sofre com crises de angústias entra em desespero e até parece sofrer um ataque cardíaco.

Outra dica para controlar a ansiedade é sentar, fechar os olhos e inspirar por cinco segundos. Segure o ar e vá soltando lentamente pelo nariz, contando até dez. Repita esse processo cinco vezes. Respirar corretamente restabelece o equilíbrio do corpo e elimina toxinas.

Adote bons hábitos

Já citamos acima que os exercícios físicos são importantes para o nosso corpo e para a luta contra a ansiedade. Então adote-os! Ingerir alimentos ricos em triptofano (nutriente encontrado em carne de aves, frutos do mar, laticínios, nozes, grãos e sementes) também ajuda a produzir níveis de serotonina.

Há também a possibilidade de fazer uso das plantas medicinais. Chás de camomila, valeriana, melissa ou passiflora atuam de forma sedativa e relaxante, proporcionando meios para controlar a ansiedade. Por serem remédios caseiros não há contraindicação e os valores não são abusivos. Vale a pena fazer o teste!

Lembre-se de que a ansiedade ou qualquer tipo de transtorno psicológico pode causar aumento da pressão arterial, seguindo para um possível infarto. Se a situação estiver saindo do controle procure ajuda de um profissional especializado. Somente um psiquiatra poderá receitar algum medicamento para amenizar os sintomas e te ajudar a levar a vida de forma mais leve.

Cuide da sua saúde e coloque em prática as dicas para controlar a ansiedade. Ajude outras pessoas compartilhando essas orientações em suas redes sociais. Se você conhece alguém que também precisa de conselhos, compartilhe o artigo e converse sobre os métodos que utilizam para amenizar a ansiedade. Dedicar ao próximo um tempo para que ele possa desabafar também é uma forma importante de combater esse mal.

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