Conheça alguns alimentos ricos em vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C são essenciais para a saúde em qualquer idade.

Crianças em fase de crescimento, adultos e idosos, devem consumir alimentos ricos em vitamina c.

Geralmente, a maioria das pessoas não têm conhecimento de quais são os alimentos ricos em vitamina C.

Essa falta de informação pode levar ao consumo errado e a quantidade necessária que o organismo precisa.

A vitamina C deve ser consumida regularmente, mas seu excesso pode causar danos à saúde.

É um ótimo cicatrizante e facilita a absorção do ferro, sendo indicada no tratamento contra anemia.

Além disso alimentos ricos em vitamina C servem para facilitar a cicatrização da pele, melhoram a circulação sanguínea e ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo.

Podem ainda ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares como a aterosclerose, por exemplo.

A partir dessas informações, separamos uma lista de alguns alimentos ricos em Vitamina C e a importância que esse tipo de alimento pode trazer para nossa saúde.

Veja alguns alimentos ricos em Vitamina C.

O corpo humano precisa de vitaminas para seu crescimento e desenvolvimento como já foi explicado.

As frutas e vegetais são as melhores fontes de vitamina C.

Conheça 8 frutas e legumes ricos vitamina C e seus benefícios para saúde.

 

  • Abacaxi

 

O abacaxi é uma das frutas ricas em vitamina C que dão muita energia para seu sistema.

A abacaxi é rica em vitamina C e é usada para prevenir muitas doenças como febre, resfriado, infecções de ouvido e gripe.

 

  • Laranja

 

Laranja é uma das frutas mais usadas em saladas e outros pratos com frutas.

O consumo diário da laranja é recomendado porque ajuda a controlar a pressão arterial.

A vitamina C também facilita a absorção do ferro de alimentos como feijão.

Além de vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro e fibras.

 

  • Morango

 

O morango é uma fruta saborosa e rica em diversas vitaminas, inclusive vitamina C.

Também é rico em antioxidantes que ajudam a reduzir o estresse,  diminuir o colesterol LDL, auxiliando o coração.

Comer alguns morangos também irá ajudar a aumentar a vitamina C que corpo precisa.

 

  • Manga

 

A manga é rica em vitaminas e minerais.

Possui componentes antioxidantes polifenólicos que oferecem proteção contra câncer de mama e cólon.

A presença de vitamina C na manga ajuda a desenvolver um bom sistema imunológico que ajuda a combater várias doenças comuns.

 

  • Acerola

 

A acerola é uma das que contêm a maior quantidade de vitamina C.

E por conta dessa qualidade é a fruta mais indicada para auxiliar o corpo no combate de doenças do coração, pele, olhos, ossos, úlceras e gastrites.

A acerola tem também a capacidade de auxiliar na perda de peso. 

Além de melhorar o funcionamento do metabolismo, possui baixas quantidades de gorduras e calorias.

 

  • Goiaba

 

A Goiaba é uma das frutas ricas em vitamina C e age como antioxidante.

O fator importante na goiaba é que a casca contém mais vitamina C, portanto, coma essa fruta sem descascar e depois de lavar em água limpa.

A goiaba é também rica em potássio, vitamina A, licopeno e outros antioxidantes, que são extremamente benéficos contra os efeitos dos radicais livres.

 

  • Brócolis

 

O brócolis é uma rica fonte de Vitamina C, fibras alimentares e proteína.

Além disso é rico em Vários minerais  como o Magnésio, Cálcio, Ferro e Zinco.

O brócolis é muito baixa em calorias e fornece apenas 35 calorias por 100 gramas de sua porção.

O consumo de brócolis são uma excelente fonte de magnésio e cálcio, que ajuda na regulação da pressão arterial, tem também propriedades anti-inflamatórias e relaxa os músculos do coração e artérias.

 

  • Pimentão

 

O pimentão possui grande quantidades de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além de ser rico em vitamina C, o pimentão amarelo e vermelho é rico também em Vitamina A. Uma dica é que, as vitaminas são melhor obtidas a partir do fruto fresca.

Que alimentos ricos em Vitamina C o bebê pode ingerir?

Nos primeiros 6 meses de vida o leite materno pode suprir todas as necessidades que o bebê precisa para se manter saudável.

Após os 6 meses de vida, toda criança começa a receber outro tipo de alimentação. Alimentos ricos em vitamina C também são muito importantes para a saúde da criança a partir dos 6 meses, ou até antes se recomendado pelo Pediatra.

Nessa fase o consumo de alimentos ricos em Vitamina C tem o papel de regenerar as células, sendo um poderoso antioxidante.

A vitamina C neutraliza um processo natural de oxidação no organismo do bebê, evitando que provoque dano celular. Sem contar que a vitamina potencializa a absorção do ferro.

Em relação à necessidade de ingestão diária, um bebê de 6 a 12 meses precisa de 50 mg de vitamina C por dia, quantidade que pode ser oferecida por meio do leite materno, ou, se for o caso, com reposição de vitamina C receitada pelo Pediatra.

Já as crianças que têm entre 1 e 3 anos precisam de 15 mg da vitamina C por dia e aquelas entre 4 e 8 anos devem receber cerca de 25 mg diariamente.

As frutas cítricas como a laranja e as vermelhas como o morango e a acerola são algumas das melhores fontes de vitamina C. Apenas uma goiaba ou uma laranja possuem os nutrientes necessários e a quantidade de vitamina C correta que o bebê precisa.

Outros alimentos, como tomate, acerola, brócolis e mamão formosa também são ricos nessa vitamina e podem ser acrescentados na alimentação da criança tranquilamente. O indicado é que a crianças recebam o incentivo de comer frutas desde cedo, garantindo assim uma alimentação mais saudável.

Alimentos ricos em vitamina C podem fazer mal a saúde?

Ingerir alimentos ricos em vitamina C, especialmente em momentos de doenças, ajudam a melhorar o sistema imunológico.

Mas às vezes muita vitamina C pode causar problemas digestivos, nos rins e pode alterar o mecanismo de ação de diversos medicamentos.

A vitamina C é absorvida no intestino. Quando consumida em doses elevadas pode provocar diarreias, cólicas, dor abdominal e dor de cabeça.

A ingestão excessiva dessa vitamina pode causar cálculos renais, já que a vitamina C se liga ao cálcio e forma um acúmulo de cálcio, provocando o aparecimento de pedras nos rins.

Pessoas diagnosticadas com hemocromatose (doença que que causa o acúmulo de ferro no organismo) também devem ficar atentas ao consumo de vitamina C.

Nesses casos um aumento excessivo da absorção de ferro, pode causar o agravamento da doença.

O uso de medicamentos associado à alta ingestão de vitamina C também pode trazer riscos.

O consumo excessivo de alimentos ricos em vitamina C associado a alguns medicamentos como as aspirinas, favorece uma possível intoxicação.

O recomendado é ficar atento e sempre em contato com um profissional para casos de dúvidas ou qualquer recomendação.

Conheça alguns alimentos ricos em vitamina C
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