Conheça alguns alimentos ricos em vitamina D

Alimentos ricos em vitamina D são essenciais para uma alimentação saudável.

O que a maioria das pessoas não sabe é quais são os alimentos ricos em vitamina D.

Assim como a importância que a vitamina D pode trazer para nossa saúde.

A vitamina D não está presente somente nos alimentos.

Os raios solares também são importantes fontes de Vitamina D.

Nesse post separamos alguns alimentos ricos em vitamina D e a importância desses alimentos para nossa saúde.

Vitamina D

A Vitamina D é uma vitamina essencial necessária pelo corpo para a absorção de cálcio, o desenvolvimento dos ossos, funcionamento do sistema imunológico e o alívio da inflamação.

A deficiência de vitamina D pode ocasionar o raquitismo, um sistema imunológico enfraquecido, aumento do risco de câncer, o crescimento do cabelo pobre, e osteomalacia.

A Vitamina D favorece a absorção do cálcio no intestino, sendo importante para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar diversas doenças como raquitismo, osteoporose, câncer, problemas cardíacos, diabetes e hipertensão

Porém, o consumo em excesso de Vitamina D pode causar uma absorvição desnecessária do cálcio, levando ao aumento do risco de doença cardíaca e pedras nos rins.

Dessa forma é importante saber também a quantidade necessária que pode ser ingerida diariamente.

Alimentos ricos em vitamina D são poderosas fontes de nutrientes que fazem bem a nossa saúde

A vitamina D também é chamada de calciferol.

Ela atua nos processos de calcificação dos ossos estimulando o crescimento, além de participar da síntese de colágeno.

A vitamina D é necessária para a manutenção do tecido ósseo, ela também influencia consideravelmente no sistema imunológico, sendo interessante para o tratamento de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla.

Esta substância ainda age na secreção hormonal e em diversas doenças crônicas não transmissíveis, entre elas a síndrome metabólica que tem como um dos componentes o diabetes tipo 2.

O consumo de alimentos ricos em vitamina D é essencial para as gestantes.

Pois a falta dela pode levar a abortos no primeiro trimestre.

Já no final da gravidez, a carência do nutriente favorece a pré-eclâmpsia e aumenta as chances da criança ser autista.

Os benefícios da Vitamina D.

Conheça outros benefícios da Vitamina D para a saúde.

  • Fortalece os ossos;
  • Contribui para o crescimento adequado de crianças;
  • Reduz quadros de osteoporose;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Melhora os sintomas causados no período de menopausa;
  • Protege o coração.

Saiba quais são os alimentos ricos em Vitamina D.

A vitamina D pode ser adquirida pela dieta por meio do consumo de alimentos de origem animal, pelo uso de suplementos e também é produzida pelo organismo a partir da exposição à luz solar.

As principais fontes alimentares de vitamina D são os carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos. Além dos alimentos, a principal fonte desta vitamina é a sua produção na pele a partir da exposição dos raios do sol.

Assim é importante tomar banho de sol diariamente, durante cerca de 15 minutos.

Veja exemplos de alimentos ricos em vitamina D

  • Ovo: A gema do ovo é uma excelente fonte de vitamina D. por isso é importante consumir não apenas a clara para ter esse benefício nutricional.
  • Queijo: Produtos lácteos também contém vitamina D. Entre eles a ricota e o queijo fresco contém as quantidades mais expressivas.
  • Leite: O leite é um dos alimentos que contém uma quantidade interessante de vitamina D, e seu consumo é recomendado para pessoas de todas as idades, sobretudo aquelas que sofrem com problemas de desgaste dos ossos.
  • Carne de porco:A carne de porco, por ser relativamente bastante consumida, também pode ser uma alternativa para complementar o suprimento de vitamina D.
  • Peixes: a truta, o salmão, o atum, a sardinha, a tilápia são alguns exemplos de peixes com maior quantidade de Vitamina D. As versões enlatadas também contém a vitamina.

Existe uma variedade de alimentos ricos em vitamina D.

Os alimentos citados são apenas algumas sugestões do que pode ser consumido no dia a dia.

A vitamina D é indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo.

Como já vimos também, falta de vitamina D também pode trazer sérios riscos à saúde.

As consequências da falta de vitamina D.

A falta de vitamina D pode trazer algumas consequências a nossa saúde.

O baixo consumo de alimentos ricos em vitamina D afeta diretamente a saúde.

Os sintomas também ajudam a diagnosticar a deficiência de vitamina D no organismo de adultos e crianças.

Veja alguns sintomas da falta de vitamina D.

  • Diminuição do cálcio e do fósforo no sangue;
  • Dor e fraqueza muscular;
  • Enfraquecimento dos ossos;
  • Osteoporose nos idosos;
  • Raquitismo nas crianças;
  • Mau desenvolvimento psicológico nas crianças;
  • Crescimento tardio em crianças;
  • Falta de equilíbrio;
  • Doenças cardíacas como hipertensão;
  • Alterações de peso;
  • Dificuldades de memorizar e raciocinar;
  • Ineficiência do sistema imunológico;
  • Desenvolvimento de diabetes tipo 2;
  • Alterações do nível de açúcar no sangue.

A carência da Vitamina D em nosso organismo pode ser resposta, com 200 mg para crianças e para adultos 600 mg.

Um simples exame de sangue de rotina é suficiente para verificar se a quantidade de vitamina está de acordo com o volume necessário.

E se o organismo apresentar alguns desses sintomas, é  possível fazer a reposição da vitamina D.

Como repor a Vitamina D

A reposição de vitamina D necessária que o corpo precisa pode ser através de medicamentos, alimentos ricos em vitamina D e exposição moderada ao sol.

  • Exposição ao sol

É necessário ficar no sol ao menos 60 minutos na semana sem uso de bloqueadores solares ou filtros.

A exposição ao sol deve acontecer entre as 10 e 15h quando as radiações são nocivas ao ser humano.  

recomendado pelos médicos, entre 15 às 18 horas. Pessoas de pele negra devem aumentar o tempo de exposição para 1 hora.

Isso é indicado pelos médicos porque a vitamina D é ativada no intestino através dos raios solares, caso a pessoa não exponha muito ao sol a substância é eliminada através das fezes sem antes ter sido absorvida pela parede intestinal.

  • Medicamentos manipulados

Outra forma de repor a vitamina D  é por ingestão em gotas ou cápsulas (remédios manipulados que podem ser comprados em farmácias) ou através da alimentação.  

O mais recomendado para quem tem deficiência dessa vitamina é recorrer as vitaminas em gotas.

Repor as doses necessárias somente através da alimentação é mais demorado.

Ainda assim, para ativar a substância ingerida o sol continua essencial.

  • Consumir alimentos ricos em vitamina D

Via alimentação é possível, repor através de peixes.

Os mais ricos em vitamina D são a sardinha, atum, óleo de fígado e de bacalhau.

 

Conheça alguns alimentos ricos em vitamina D
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