Conheça os alimentos que aumentam a imunidade do seu filho

Os casos de gripes e resfriados em crianças são maiores principalmente nesta época do ano, quando as temperaturas oscilam bastante e aumenta a circulação de vírus. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, não é a baixa temperatura que faz  os pequenos terem gripe, mas sim os ambientes fechados e com muitas pessoas circulando, o que concentra e facilita a transmissão dos vírus ou bactérias. É aí é que entra o papel de ter uma boa imunidade, quando o vírus entra no organismo ele é capaz de eliminá-lo sem sofrimento.

Para o alivio das mamães é possível aumentar a imunidade com alimentação, alguns alimentos funcionam como defensores contra vírus e bactérias, proporcionando um bom funcionamento do organismo por conta de seus efeitos benéficos à saúde, tornando o sistema imunológico ainda mais forte.

Confira a lista dos alimentos que potencializam a imunidade

Leite materno

Considerado alimento ouro, o leite materno é completo e único para o bebê, e possui fatores de imunidade e proteção contra infecções comuns durante a infância.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prioriza o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, e que as crianças sejam amamentadas por dois anos ou mais associado a uma alimentação complementar adequada.

Frutas cítricas e vegetais de cores amarelas, alaranjadas e vermelhas.

Maracujá, caju, melão, mexerica, laranja, mamão, kiwi, goiaba, e limão,  repolho e couve, são alimentos fonte de vitamina C e possuem propriedade antioxidante que agem combatendo os radicais livres, diminuindo o risco de diversas doenças, além de ajudar a aumentar os níveis de anticorpos no organismo, fortalecendo ainda mais o sistema imunológico.

Melancia, morango, goiaba, mamão, pitanga e cereja, beterraba, pimentão vermelho, tomate e seus derivados são alimentos fontes de licopeno, um potente antioxidante que auxilia o organismo a recompor os danos às células causados pelos radicais livres, desenvolvendo assim um papel protetor em relação a diversas.

Ofereça frutas e vegetais frescos, pois eles preservam maior quantidade de nutrientes.

Alimentos fonte de ômega 6 e ômega 3

Os ácidos graxos poliinsaturados (ômega 6 e ômega 3) que são encontrados no óleo de milho, oleaginosas, e em peixes de águas frias, como atum, sardinha e salmão, e os ácidos graxos monoinsaturados (ômega 9) que são encontrados no azeite de oliva, óleo de canola, azeitona, abacate, castanhas, nozes, estimulam a imunidade e possuem ação anti-inflamatória.

São vários os alimentos ricos em ácidos graxos essenciais que podem fazer parte do dia a dia do seu filho e contribuir com muitos benefícios.

Água

A água é essencial para a vida, ela é responsável pelas funções básicas do organismo, não substitua a por nenhum outro líquido. Ofereça água frequentemente em pequenos volumes e opte por estar sempre fresca.

Peixe, ostra, amêndoas, cereais integrais e leguminosas

Amêndoa, amendoim, salmão, fígado bovino, gema de ovo e leite integral, gérmen de trigo e verduras de folhas verde escuras são alimentos fonte de vitamina E, mais um integrante do time dos potentes antioxidantes, portanto, combate os radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico.

Os peixes e as ostras são alimentos ricos no mineral zinco, que atua na defesa do organismo, na formação óssea, no crescimento e desenvolvimento da criança, além de aumentar capacidade de percepção visual.

Utilize recipientes atraentes para incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis e varie sempre o cardápio, associando algum alimento que a criança goste com uma opção mais saudável. Evite a monotonia alimentar, abuse da criatividade!

Fonte: oncoguia.org.br
Fonte: maternidadecolorida.com.br

Baixe nosso e-book:

Alimentação infantil: como garantir um futuro saudável do seu filho.

Faça parte das nossas redes sociais, FacebookTwitterGoogle plus.

Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar  😉

Conheça os alimentos que aumentam a imunidade do seu filho
5 (100%) 6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *