Conheça os benefícios do consumo regular da aveia

A aveia é o típico ingrediente que está no topo da lista dos especialistas em nutrição, ela foi um dos primeiros alimentos a receber o título de alimento funcional (que trás efeitos benéficos a saúde), por que além de fornecer substâncias essenciais ao organismo, ela é capaz de prevenir certas doenças.

Os mais importantes benefícios da aveia para a saúde

Melhora a digestão

A aveia contribui facilitando o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre e por ser rica em carboidratos de absorção lenta, a aveia mantém a sensação de saciedade por mais horas, sendo uma boa alternativa para os que estão fazendo dieta, pois retira a vontade de comer de hora em hora.

Faz bem para a pele

Como é um alimento rico em silício e proteínas, o consumo de aveia também é bom para a renovação de tecidos, como a pele. Isso deixa o tecido com uma melhor aparência, além de mais saudável.

Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

Sem dúvida, esta é uma excelente notícia para os que sofrem de diabetes. Quem tem diabete deve adicionar a aveia as suas dietas para melhorar a digestão do amido e manter a glicemia estável.

Possui proteínas de grande valor

No total são 8 os aminoácidos essenciais que ela possui, o que a tornam uma boa fonte proteínas, esta qualidade permite formar tecidos novos no corpo.

Uma das melhores fontes de energia

Devido a isso o ideal é consumir na primeira hora da manhã, ou antes do meio-dia, principalmente para os que passam muitas horas fora de casa.

Boa para o coração

A razão é a grande quantidade de “gorduras boas”, que ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL), favorecendo as atividades do coração e do cérebro.

Previne a osteoporose

Por conter altos níveis de cálcio (necessários para uma boa saúde óssea) e evita a desmineralização.

Como consumir

A recomendação dos nutrólogos é consumir, no mínimo três colheres de sopa de farelo de aveia por dia, algo equivalente a meia xícara de chá.

Vale polvilhá-lo sobre a salada de frutas ou de folhas, ou usá-lo no preparo de uma massa para bolos, pães ou biscoitos.

Se preferir, invista em quatro colheres de sopa da farinha obtida do cereal.

Vitamina de aveia

Adicione no liquidificador uma maçã, uma banana, leite ou iogurte, junto com quatro colheres de sopa de aveia e bata bem. Esta bebida pode ser consumida a qualquer momento do dia para que seu corpo se sinta mais saudável. Adoce com açúcar ou mel se for necessário.

Atenção!

A aveia é de fato um dos melhores cereais que você pode comer para uma boa saúde, Porém estamos falando de aveia pura, não as versões com sabor, cobertas de açúcar ou instantânea, ou bolachas de aveia cheias de manteiga e açúcar.

O consumo de aveia é importantes para eliminar compostos cancerígenos formados pelo nosso próprio organismo durante o processo de digestão das gorduras. Por se ligarem a essas substâncias, conseguem anular seus efeitos

Fonte: nutricaopraticaesaudavel.com.br
Fonte: minhavida.com.br

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