Vários alimentos trazem diversos benefícios para nossa saúde, entre eles o suco verde tem sido uma das opções mais usadas para quem quer garantir uma melhor qualidade de vida.

O suco verde é um grande aliado da saúde e do emagrecimento. Feito com vegetais de folha verde escura, frutas, legumes e grãos, a bebida é capaz de reunir diversos nutrientes importantes para o corpo, como ferro, vitamina C, ácido fólico e magnésio, além de fibras e antioxidantes

Os benefícios do suco verde são vários. Assim como o modo de preparo e os ingredientes variam bastante também

No post de hoje você vai conhecer os benefícios do suco verde para a saúde e algumas receitas que podem ajudar a melhorar a sua saúde no dia a dia.

Os benefícios do suco verde.

Além de fortalecer a saúde, o suco verde diminui a retenção de líquidos, desinchando o corpo, oferece energia, tem propriedades desintoxicantes e ainda a ajuda a emagrecer.

Para garantir esses benefícios, o recomendado é tomar um copo do suco feito com folhas verdes, frutas, legumes, brotos ou sementes pela manhã, ainda em jejum, pois é o horário em que o corpo absorve os nutrientes com mais facilidade.

Os benefícios do suco verde não param por aí, o suco ajuda também a eliminar pela urina as toxinas e o líquido retido, porque é geralmente composta por nutrientes concentrados, como vitaminas, minerais e fibras, que ativam o intestino, favorecendo um verdadeiro processo de desintoxicação.

Veja outros benefícios do suco verde.

  • Emagrecer

Por ser termogênica, a bebida acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer.

Aliado a uma alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos, a bebida é capaz de acelerar o metabolismo e facilitar o processo de perda de peso.

  • Limpar o organismo

Consumir frituras, gorduras, sódio e conservantes em grande quantidade prejudica e sobrecarrega o organismo. Por ter propriedades desintoxicantes, o suco verde é capaz de fazer uma limpeza no corpo, eliminando alguns desses excessos.

  • Melhora o funcionamento do intestino

As fibras presentes nas verduras, legumes e grãos, aliadas ao líquido das frutas ou à água, regula o trânsito intestinal e combate a prisão de ventre.

Se o seu objetivo é emagrecer, a melhor opção é combinar o suco verde com uma alimentação balanceada, evitar doces, frituras e produtos carregados em corantes e conservantes. Afinal, o ponto forte dessa bebida é promover uma “faxina”.

Os benefícios do suco verde ajudam também a quem pratica atividade física e busca resultados estéticos.

Uma dose da bebida é capaz de fornecer a energia e suprir as necessidades nutricionais de quem vai se exercitar, já que combina fontes de carboidrato e nutrientes antioxidantes. As folhas verdes usadas no preparo possuem grande quantidade de clorofila, magnésio e cálcio, e a concentração destas substâncias aumenta a disposição física.

Quais os ingredientes para o preparo do suco verde?

Existem várias formas de preparo para o suco verde.

Os ingredientes do suco verde podem variar de acordo com seu gosto, e o cuidado na hora do preparo é que cada ingrediente escolhido esteja fresquinho, especialmente as folhas quanto mais verdes e firmes, melhor.

Caso não encontre tempo de ir ao supermercado com frequência para renovar o estoque, triture as folhas no liquidificador ou processador e congele-as em forminhas de gelo ou copos descartáveis e vá usando aos poucos.

Outra sugestão é variar a receita para não cansar o paladar. Mas não exagere na quantidade de ingredientes. Em vez de misturar muitos itens de uma só vez, é melhor variá-los a cada dia. Isso evita que o suco fique calórico, pesado e com gosto forte.

Conheça alguns ingredientes para o suco verde.

  • Folhas verdes (até 2 tipos): as verde-escuras como couve, espinafre, rúcula, agrião e salsinha são as mais indicadas. Ricas em antioxidantes, têm ácido fólico (importante para o sistema nervoso) e, em alguns casos, cálcio como é o caso da couve e da salsinha, magnésio (indispensável para as reações orgânicas) e ferro (diminui o risco de anemia).
  • Frutas (até dois tipos): por ser adocicada, a maçã é muito bem-vinda, e ainda tem pectina – fibra que, entre vários benefícios, varre as toxinas. Ameixa e damasco secos também são boas opções para deixar o suco doce, assim como as frutas amarelas (pêssego, melão). Já as vermelhas (amora, morango, cereja, ameixa), ricas em antioxidantes e ajudam a manter a pele saudável. Fonte de vitamina C, a laranja fortalece a imunidade. Abacaxi, melão e pera oferecem vitaminas A, C e as do complexo B (importantes para o sistema imune e o metabolismo) e são frutas diuréticas, o abacaxi tem outra vantagem: facilita a digestão. A água de côco ajuda a repor os minerais e o limão favorece a absorção de ferro presente nos outros ingredientes.
  • Legumes (até dois tipos): o pepino tem 95% de água, ou seja, é diurético e dá volume à bebida. A casca é fonte de fibras, potássio e outras substâncias aliadas da pele, do cabelo e das unhas.
  • Raízes (apenas um tipo): A beterraba e a cenoura têm fibras  e vitaminas C e E, excelentes antioxidantes. O inhame é a raiz de destaque pelo poder anti-inflamatório, o que ameniza a celulite e dificultando o acúmulo de gorduras. A batata-doce fornece potássio e fibras, importantes para equilibrar o nível de açúcar no sangue. Para deixar o suco mais refrescante, use gengibre, que também é digestivo e acelera o metabolismo.
  • Sementes (apenas um tipo): A semente de linhaça e a de chia são ricas em ômega 3 e ácido graxo que tem o poder de desinflamar o organismo. Boas em fibras, elas também ajudam a aumentar a sensação de saciedade.

Conheça algumas receitas de suco verde.

Confira, agora, algumas receitas deliciosas e fáceis de preparar para começar a usufruir dos benefícios do suco verde para a saúde.

  • Suco verde com maçã

Ingredientes: Gengibre a gosto, 1/3 pepino, 1 maçã, 1/2 xíc. (chá) de espinafre.

Como fazer: Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e adicione água. Bata por, pelo menos, três minutos ou até virar uma bebida bem homogênea. Acrescente um adoçante e tome em seguida.

 

  • Suco verde com cenoura

Ingredientes: Pepino, Cenoura e Alface.

Como fazer: Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e adicione água. Bata por, pelo menos, três minutos ou até virar uma bebida bem homogênea. Acrescente um adoçante e tome em seguida.

 

  • Suco verde com laranja

Ingredientes: Agrião,Salsa e Laranja.

Como fazer: Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e adicione água. Bata por, pelo menos, três minutos ou até virar uma bebida bem homogênea. Acrescente um adoçante e tome em seguida.

É possível incrementar o suco verde com diversos nutrientes a fim de atender necessidades biológicas individuais, por isso, procurar um nutricionista para uma reeducação alimentar é fundamental.

O importante é manter uma alimentação saudável associada à prática de exercícios físicos.

Não existe fórmula mágica, essa é melhor combinação para garantir uma vida saudável e mais duradoura.

Conheça os benefícios do suco verde para a saúde.
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