Conheça os inúmeros benefí­cios do chocolate para a saúde

O chocolate pode trazer muito mais benefícios do que prejuízos para saúde, desde que consumido com moderação e dando prioridade a versão mais amarga, que contém mais cacau (até 70%) em sua composição. Esse é o tipo que tem mais benefícios, o cacau é um nutriente muito rico em antioxidantes e é justamente a presença desse elemento que faz com que o chocolate possa ser considerado mais herói do que vilão quando se fala em impactos sobre a saúde das pessoas

Benefícios associados à ingestão de chocolate

Bem-estar

A sensação de bem-estar causada pelo chocolate encontra respaldo na ação da endorfina e da dopamina, relacionadas ao relaxamento. Alguns cientistas afirmam que a delícia é capaz de aumentar a produção dessas substâncias.

Fluxo arterial

Estudos mostram que o consumo do chocolate amargo melhora o fluxo arterial e faz bem à saúde cardiovascular por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos. Ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim).

Saúde do coração

O chocolate tem efeitos benéficos para o coração. Cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, descobriram que a versão amarga (rica em cacau) inibe uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial. O resultado positivo é atribuído aos antioxidantes encontrados no cacau.

Quantidade recomendada

Só que para ter acesso a todas essas vantagens sem o prejuízo do ganho de peso, a quantidade indicada para consumo diário é bem pequena. O recomendado é ingerir apenas 20 gramas por dia. E não se pode acumular essa quantidade para o final de semana, por exemplo. Esta é uma quantidade para consumo diário, não se pode comer 140 gramas no sábado porque aí você vai ao exagero, que pode trazer prejuízos.

Se consumido sem moderação, o chocolate pode levar a todos os problemas que pode prevenir, levando a aumento dos triglicerídeos, do colesterol e da glicose sanguínea, que ainda podem causar doenças cardiovasculares, além do aumento de peso. E, assim como outros doces, com açúcar em sua composição, pode levar às temidas cáries se não houver higienização adequada após a ingestão.

Fonte: tuasaude.com

Faça parte das nossas redes sociais, FacebookTwitterGoogle plus.

Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar.

Você já tem um Plano de Saúde?

O Hapvida tem vantagens e serviços que fazem toda a diferença para você e sua família. Deixe seu contato que a gente liga para você.

 

Conheça os inúmeros benefí­cios do chocolate para a saúde
4.8 (96%) 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *