Consulta ao dentista: quando levar a criança pela primeira vez?

Se você é uma mãe cuidadosa, certamente já se perguntou o que deve fazer para promover a saúde bucal do seu filho, certo? Embora a maioria saiba da importância desses cuidados, poucas se atentam sobre o momento de levar o pequeno para uma consulta ao dentista pela primeira vez.

Se você também está nesse time e quer garantir que está tudo bem com a boca dele, descubra quando e como começar a levá-lo ao consultório. Vamos lá?

Consulta ao dentista: quando começar

Essa é uma dúvida muito comum e pode ser que você se assuste um pouco com a resposta: você deve levar a criança ao dentista quando ela ainda é bem pequena e os dentes nem mesmo começaram a crescer. Entretanto, não há motivos para desespero!

Se os dentes do seu filho já começaram apontar e você ainda não levou ao dentista, não precisa entrar em pânico. É hora de marcar a consulta e, somado a isso, ficar de olho e fazer uma análise um pouco mais criteriosa quanto à saúde bucal dele.

Fique atenta se algo atrapalha ou compromete a amamentação, como o freio ou um dente precoce. Caso essas alterações existam, um profissional especializado e qualificado pode indicar o tratamento ideal para o seu filho.

Agora, se os dentes do seu filho ainda nem começaram a nascer, isso não significa que você não precise tomar certos cuidados. Você pode começar limpando a gengiva do bebê e preparando a boca para o nascimento dos primeiros dentinhos.

E não é só isso: depois da primeira visita, é muito importante que ela siga acontecendo a cada 6 meses. Assim o dentista consegue checar o desenvolvimento da arcada, mastigação e tomar alguma medida preventiva, caso seja necessário. Além disso, ele pode aplicar a limpeza do flúor e proteger os dentes da criança, fortalecendo-o no período de formação.

Primeiro dente

Os primeiros dentes do bebê podem crescer em tempos variados. A dentição normalmente começa aparecer dos 6 aos 8 meses de idade. Entretanto, a variação pode ser tão grande que pode acontecer a partir dos 3 meses ou depois do primeiro ano.

Tudo isso é normal e não há motivos para preocupação (a não ser quando o filho está para completar 2 anos e ainda não tem dente nenhum).

Nesse tipo de situação, é importante procurar um acompanhamento e entender o que está acontecendo, pois o ideal é que a dentição esteja completa até os 3 anos, com 10 dentinhos na parte de cima e 10 dentinhos na parte de baixo.

Cuidados

Independente do momento que os dentes começam a apontar, os pais devem se preocupar e atrair as crianças para os cuidados. Nesse momento, você pode explorar as escovas diferentes e pastas coloridas, assim ele fica mais aberto aos cuidados.

E vale lembrar que o creme dental deve ser sem flúor, pois os pequenos acabam ingerindo muita pasta nessa fase da vida.

A importância da higiene bucal

Sabendo que você precisa cuidar da saúde bucal do bebê desde tão cedo, é bom começar a se esforçar para desenvolver os cuidados diários. Mesmo que seu filho ainda seja um recém-nascido, você pode cuidar das gengivas com uma gaze ou um paninho molhado.

Assim, você deixa a boca, língua e bochechas limpas, livrando do acúmulo de açúcar e evitando o desgaste dos dentes.

Quando eles começam a crescer, mas ainda estão naquele estágio muito inicial para uma escovação efetiva, você pode cuidar da higienização com as dedeiras de silicone. Elas têm se tornado uma verdadeira tendência e ajudam muito a cuidar dos dentes, evitando o acúmulo de sujeira e formação de tártaro.

Caso tenha alguma dúvida sobre a prática, não deixe de conversar com o dentista. Habituar a criança com a higiene desde cedo é uma maneira de tornar a escovação um hábito. Assim, você se livra da dor de cabeça e desgaste comum quando ela precisa começar a fazer isso alguns meses depois.

Liberte seu filho do medo do dentista

É comum ver crianças e adultos com um medo incrível de uma visita ao dentista. A reação não tem nada de anormal, já que o tratamento pode ser uma verdadeira tortura para quem não cuida dos dentes.

Por outro lado, para aqueles que cuidam da higiene bucal, pode ser mais uma visita de rotina, sem grandes necessidades de intervenção.

Quando a criança ainda é pequena, a necessidade de tantas medidas pode ser resultado de um desleixo dos pais. Como não cuidam dos dentes dos filhos, os dentistas acabam tendo que assumir um papel mais “agressivo” para colocar a boca em dia. E quem sofre com isso é a criança.

Não esteja desse lado! Faça com que seu filho se acostume com o dentista, assim você liberta do medo e faz com que a manutenção de uma boa saúde bucal aconteça com mais facilidade.

Mais vantagens de uma visita ao dentista

E os benefícios vão muito além desses que já citamos acima. Um dentista pode apontar e resolver certas inconsistências e problemas na dentição. Com a aplicação do flúor acontecendo da maneira certa, você previne muitos desgastes do dente, principalmente combatendo a cárie de mamadeira (muito comum entre crianças que não têm uma boa higiene).

É isso mesmo: crianças podem ter cáries, mesmo com os dentes ainda pequenos. Tudo isso porque o açúcar fica acumulado por muito tempo dentro da boca, uma combinação perfeita para a formação dos tártaros e cáries.

Para evitar esse tipo de situação, se envolva nos cuidados com os dentes do seu filho. Faça essas medidas de limpeza pelo menos três vezes ao dia, caprichando durante a noite. Ficando de olho e atenta a todos os detalhes, não hesite e procure um dentista quando detectar alguma irregularidade.

Sabendo como cuidar dos dentes do seu bebê e quando levá-lo para uma consulta ao dentista fica bem mais fácil manter a saúde bucal em dia, não é? Fazendo seu papel com afinco, seu filho terá poucos problemas relacionados aos dentes, o que já ajuda muito.

Para fazer com que esse conteúdo ajude outras mamães interessadas em cuidar dos dentes dos filhos, que tal compartilhar esse artigo nas redes sociais? Assim elas também ficam sabendo como agir!

Consulta ao dentista: quando levar a criança pela primeira vez?
5 (100%) 1

  2 comments for “Consulta ao dentista: quando levar a criança pela primeira vez?

  1. 31/07/2017 at 17:49

    Adorei seu site. Muito conteudo de valor. Abraço e muito sucesso pra você. Continuarei seguindo seu site.

    • mikaely Monte
      31/07/2017 at 20:23

      Ola, boa tarde!
      Sua opinião é muito importante!
      Continue nos acompanhando e siga nossas redes sociais e mantenha – se informado sobre dicas de saúde e bem estar!
      Instagram: hapvidafazbem
      Site: hapvidaplanos.com.br
      Facebook: http://www.facebook.com/PlanosHapvida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *