Cuidados com a saúde bucal: veja 13 erros comuns!

Ter dentes bonitos e saudáveis é o sonho de muitas pessoas. Mas, quais cuidados com a saúde bucal você tem tomado para realizar esse desejo? Várias vezes acreditamos cuidar bem dos dentes, mas acabamos por cometer diversos erros bem comuns.

Para não existir mais desacertos, elaboramos uma lista com 13 falhas simples que comentemos no dia a dia e que podem estragar o nosso sorriso. Confira!

1. Escovar os dentes com escovas de cerdas duras

Muita gente acredita que as escovas com cerdas duras limpam melhor os dentes, mas isso não é verdade. Esse tipo de escova só causa desgaste no esmalte e causa retração da gengiva. Quanto mais macia e com mais cerdas, melhor a escovação e menos tendência de ferimentos bucais.

2. Escovar os dentes com escovas desgastadas

Quanto mais velhas forem as escovas, mais força a pessoa coloca no momento da escovação e, por consequência, pode machucar a gengiva. Além disso, escovas desgastadas, com cerdas bagunçadas, não limpam os dentes corretamente. Procure trocá-la a cada 2 meses.

3. Escovar os dentes com força

Como dito acima, empregar muita força machuca e não é garantia de uma escovação de qualidade. Não é preciso ser um perito em cuidados com a saúde bucal para aprender algumas técnicas para escovar os dentes.

Apoiar a escova sobre metade dos dentes e a outra metade em cima da gengiva e fazer leves movimentos circulares durante 5 segundos em cada dente é suficiente para limpar e não machucar.

4. Escovar os dentes várias vezes

Lembre-se sempre que o importante é qualidade e não quantidade! Escovar bem os dentes, 3 vezes ao dia, é aceitável para deixar os problemas bucais longe de você.

5. Usar muito creme dental

O creme dental é usado para promover a sensação de bem-estar e não, exclusivamente, para limpar os dentes. O que retira resíduos e placas é a escova e não a pasta. Além disso, muita espuma não facilita a escovação. Na hora de colocar o creme na escova, o tamanho de uma bolinha de ervilha é suficiente.

6. Escovar os dentes assim que acabar de comer

Existem pessoas que ainda nem acabaram de engolir a comida e já correm para o banheiro. Espere, pelo menos, meia hora para escovar os dentes, assim você deixa a saliva neutralizar corretamente o pH dos alimentos.

7. Fazer bochechos de água e não escovar os dentes

Atenção pais: fiquem de olho na escovação das crianças! Muitos pequenos (e adultos também), com preguiça de escovar os dentes, apenas fazem um bochecho com água. Engana-se quem acredita que água não faz mal, pelo contrário: o pH ácido da água atrapalha o serviço da saliva.

8. Usar enxaguantes bucais em excesso

Na correria do dia, muitas pessoas deixam de escovar os dentes e apenas mergulham nos enxaguatórios. Lembre-se que eles são auxiliares, complementos da escovação, e não produtos milagrosos para combater o mau hálito — até porque a sensação e proteção duram apenas meia hora.

Somente utilize antissépticos quando o dentista recomendar e indicar a quantidade de vezes. Alguns enxaguantes, usados para combater a halitose, se utilizados em excesso podem manchar os dentes.

9. Não dar bom exemplo às crianças

Quem tem filhos sabe o quanto pode ser difícil ensinar as crianças a escovarem os dentes. Mas, saiba que é preciso pegar firme com os pequenos e prevenir futuros problemas bucais. Crianças precisam de bom exemplo e se você não realiza a escovação corretamente, como pode cobrar isso dos seus filhos?

Transforme essa hora em um momento prazeroso e divertido. Se ensinar as crianças desde pequenas a escovarem os dentes após as refeições e antes de dormir, esse hábito se tornará comum e você não precisará criar um campo de batalha nesses horários.

No início, escovem os dentes juntos, mostre como deve ser a escovação e ensine a passar o fio dental.

10. Não ter paciência para ensinar os filhos

Como ensinar uma criança a cuidar dos dentes se você como adulto não tem paciência? Como dissemos acima: dê o exemplo! Explique de forma educada e interessante as razões pelas quais todos devem escovar os dentes, dê alguns exemplos simples dos problemas que elas podem ter, tenha paciência e compre escovas coloridas para incentivar a escovação.

11. Oferecer leite à criança antes de dormir

Se a criança já está alimentada e escovou os dentes, não tem necessidade de tomar um leitinho antes de dormir, não é mesmo? O leite pode parecer inofensivo, mas é um alimento como outro qualquer e pode causar prejuízos futuros. Por mais que tenha cálcio e vitaminas, ele também contém lactose — um tipo de açúcar que ajuda na formação de cáries.

Caso a criança já seja acostumada a tomar o leite, ensine-a a levantar para escovar os dentes depois.

12. Dar muito refrigerante às crianças

Trocar água por sucos industrializados e refrigerantes é um grande mal dos pais de hoje. Se você não quer que seus filhos sofram com problemas de saúde, corte isso já!

Oferecer essas bebidas às crianças é potencializar as taxas de acidez e açúcares na boca dos pequenos e, por consequência, prejudicar o esmalte dos dentes e aumentar a sensibilidade. Já pode imaginar os tratamentos e as dores de cabeça em longo prazo para essa correção, não é mesmo?

Ensine-os desde pequenos a importância da ingestão da água e, principalmente, para evitar o acúmulo de açúcar na boca, ou seja, para prevenir as cáries!

13. Não trocar as escovas dos pequenos

Assim como para os adultos, as escovas das crianças têm prazo de validade: 2 meses. Elas podem não ficar desgastadas como as nossas, mas lembre-se que a higiene delas é fundamental para a saúde bucal.

Não se esqueça que, por menores que sejam os dentinhos, as crianças também precisam usar o fio dental, enxaguar bem a escova e verificar se não há restos de alimentos antes de guardá-la. Escovas sujas formam um batalhão de bactérias que podem se proliferar rapidamente!

Agora que você já sabe quais os erros mais comuns na hora da escovação, garanto que vai redobrar os cuidados com a saúde bucal, não é verdade? Aproveite e conte nos comentários como faz para cuidar da escovação de toda a sua família!

Cuidados com a saúde bucal: veja 13 erros comuns!
5 (100%) 7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *