Dormir depois do almoço faz bem? engorda?

Dormir depois do almoço engorda?

Sentir sonolência após o almoço é bem comum, pois quando o estômago trabalha na digestão o fluxo sanguíneo é direcionado para essa operação. No entanto, a sensação não dura o dia todo. Mas nem sempre tirar esse cochilo é possível já que a maioria das pessoas tem um período destinado para o almoço e esse é bastante corrido.

Afinal, dormir depois do almoço é bom ou ruim?

O cochilo depois do almoço nem sempre é foi bem visto, era sinônimo de gente preguiçosa e sem pique para realizar as tarefas diárias, mas um estudo da faculdade norte-americana Allegheny College mostrou que uma soneca de 15 a 30 minutos pode aumentar o aprendizado e a memorização, além de ajudar na recuperação física e mental do corpo.

A pesquisa recrutou 85 pessoas que foram separadas em dois grupos. Um deles deveria dormir por 30 minutos após o almoço, enquanto o outro permanecia acordado. Todos os participantes foram submetidos a testes. Após a avaliação dos resultados foi concluído que dormir após o almoço diminui o estresse, estimula a concentração e, consequentemente, o aprendizado e a memorização, trazendo benefícios como disposição física e mental. Além disso, previne problemas cardíacos. Mas para as pessoas que têm problemas estomacais ou insônia não é recomendado, pois podem prejudicar a digestão ou dificultar o sono noturno.

O tempo ideal  

Em geral a soneca pós almoço deve ter duração de 15 a 30 minutos, já que o nosso organismo leva 30 minutos em média para estar plenamente recuperado da digestão.

Mas engorda ou não?

Segundo os nutricionistas, do ponto de vista metabólico um simples repouso de 30 minutos não determina se uma pessoa vai ganhar peso ou não. Simplificando engordar é um processo que ocorre devido a um desequilíbrio entre o que a pessoa ingere de calorias e o que ela gasta. Para evitar esse sono, o ideal é evitar comidas muito gordurosas e em grande quantidade, que exigem um trabalho digestivo maior.

Fique atento

O exagero de sono no período vespertino pode ser um sintoma de que algo não vai bem no sono noturno.

A sonolência é diminuída quando se faz uma refeição mais leve, quando a refeição é feita em local com temperatura mais amena. É bastante indicado também tomar café ou outra bebida estimulante.

Fonte: boaforma.com.br
Fonte: minhavida.com.br

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