Entenda como o consumo de uva na gestação pode trazer benefícios!

Durante a gestação, a mulher deve manter uma dieta controlada e rica em minerais, vitaminas e outras substâncias que ajudam no funcionamento correto do corpo. É graças a uma alimentação balanceada que o bebê cresce mais saudável. Para mulheres gestantes, a uva pode ser uma grande aliada na manutenção de uma dieta equilibrada e saudável. Entenda, abaixo, como o consumo de uva na gestação pode trazer benefícios:

Saúde do sangue e do coração

A uva possui nutrientes que impedem a formação de coágulos sanguíneos, além de aumentar os níveis de óxido nítrico no sangue. O óxido nítrico é responsável pelo relaxamento do músculo liso da parede dos vasos sanguíneos, dilatando-o e fazendo com que o sangue circule com mais facilidade e em maior intensidade. Esses benefícios proporcionam a redução de ataques cardíacos.

Prevenção contra o câncer

As uvas roxas possuem alta concentração de flavonóides, bloqueando a ação de radicais livres associados ao desenvolvimento de câncer. A cor roxa da fruta se dá pela quantidade de antioxidantes que há nela.

Cientistas da Universidade de Leicester, no Reino Unido, identificou que as uvas roxas possuem uma substância chamada de resveratrol. Essa substância ajuda na prevenção do câncer de intestino. Ao testá-la em camundongos, em pequenas quantidades, os cientistas notaram que a evolução de tumores era bem menor em relação aos animais que não eram tratados com resveratrol.

Redução da enxaqueca

O consumo de uvas, na gestação, também ajuda a reduzir a enxaqueca. Vale ressaltar que esse consumo é em relação à fruta, e não ao suco dela. O consumo, por exemplo, de um cacho de uvas pode ser feito em aproximadamente 15 minutos. Já o consumo de um copo de suco de uva é feito em menos de um minuto. Quem sofre de enxaqueca tem mais propensão a uma crise quando o organismo recebe uma quantidade enorme de açúcar e absorve imediatamente.

Diminuição da prisão de ventre

A prisão de ventre é muito comum durante a gestação. Isso acontece porque o útero pressiona o reto e os hormônios da gravidez acabam tornando mais lento o processo de trânsito dos alimentos pelo seu sistema digestivo. As uvas roxas possuem muitas fibras, que atuam como laxantes naturais — tanto a casca quanto a semente podem ser ingeridas.

Outro benefício importante da uva roxa é o seu papel na digestão, aliviando ou eliminando a indigestão e a irritação no estômago.

Redução das chances de ter anemia

Sabendo que a anemia é um problema real para muitas pessoas, principalmente pela falta de ferro nos alimentos consumidos, encontramos na uva esse elemento e outros minerais responsáveis por manter o nosso corpo em equilíbrio. Se a sua dieta não possui a quantidade adequada de ferro, o seu corpo fica mais lento e a sua mente encontrará dificuldades para funcionar.

O suco de uva, nesse caso, pode fornecer um impulso de energia devido ao alto teor de frutose, o açúcar natural das frutas. Sendo assim, o melhor é ingerir a própria fruta para controlar a quantidade de ferro que tem no seu organismo.

Limpeza completa no seu organismo

Mulheres que são afetadas por graves doenças renais podem encontrar dificuldades para manter a gestação até o final. Para contornar o problema e se prevenir em relação a ele, o consumo de uvas consegue reduzir substancialmente o ácido úrico no sangue. Isso faz com que o estresse seja reduzido, assim como a pressão sobre os rins.

Com o alto teor de água presente nas uvas, quem as consome tem mais vontade de urinar. Essa vontade mais constante ajuda a eliminar o ácido úrico que ainda está presente no corpo e ainda reduz a acidez. As uvas proporcionam um efeito de limpeza no corpo.

Propriedades antibacterianas e antivirais

As uvas vermelhas possuem propriedades antibacterianas e antivirais, protegendo o seu corpo de infecções. Essas propriedades atuam principalmente contra os vírus da poliomielite e o herpes simplex. O suco puro de uva, não industrializado, ajuda no combate de infecções bacterianas dentro do intestino e em outros sistemas, como o imunológico.

Os sais e as vitaminas presentes nas uvas turbinam, de maneira saudável, o seu sistema imunológico. Resfriados comuns, por exemplo, tornam-se menos frequentes quanto você ingere as vitaminas A, C e K — todas elas existem nas uvas.

Ácido fólico durante a gestação

Os nutricionistas orientam as gestantes a ingerirem ácido fólico ao longo de suas gestações, principalmente nos primeiros meses, pois ele ajuda na divisão celular e na correta formação do feto. O ácido fólico é uma vitamina B que ajuda a prevenir problemas de saúde, entre elas doenças como Alzheimer, infarto, deformações no feto e outras mais.

Uva na gestação faz bem para os ossos

Além de pegar sol nos horários adequados, a gestante pode ingerir uvas verdes para manter a saúde dos ossos. Esse tipo de uva é rico em vitaminas K e B1, que ajudam a fortificar os ossos do corpo e os mantêm saudáveis por mais tempo.

A vitamina K é importante no metabolismo ósseo. Estudos científicos apontam que, em pacientes com osteoporose, a concentração de vitamina K é baixa. A deficiência dessa vitamina pode ocasionar a redução da densidade mineral óssea, ou seja: eleva o risco de doenças como osteoporose e também de fraturas osteoporóticas.

Pouca gordura e muita saúde

Por fim, o consumo de uva na gestação pode ser feito sem tantas restrições, pois essa fruta contém menos açúcares, proporcionalmente, do que frutas como manga, ameixa, figo e tâmaras. Além disso, as uvas não possuem colesterol e, muito menos, sódio.

A ausência dessas substâncias colabora com o bom funcionamento dos rins, do fígado e do intestino. Já a alta quantidade de potássio encontrada nas uvas é boa para quem precisa de equilíbrio na alimentação, pois esse é um mineral envolvido diretamente nas funções celular e elétrica do corpo.

Nesse post você enriqueceu seus conhecimentos sobre alimentação para mães e crianças, principalmente com o uso da uva na gestação. Mas, quando o seu bebê chegar, é preciso educá-lo para que ele coma frutas e vegetais. Quer saber como? Clique aqui para ler o post completo.

Entenda como o consumo de uva na gestação pode trazer benefícios!
4.3 (86.67%) 6

  7 comments for “Entenda como o consumo de uva na gestação pode trazer benefícios!

  1. eliene
    30/11/2016 at 17:23

    muito boa essas informações.
    não sabia dessa impotancia toda da uva
    parabéns.

  2. Simone
    20/06/2017 at 22:06

    Amei conhecer mais sobre à uva pois estou gestante e tive forte enxaquecas dor de enlouquecer fiz pesquisa na internet sobre frutas e alimentação q ajudava e complicava, daí mim interessei sobre os benefícios dá uva na gestação e quando passei a tomar os sucos de uva nossa hoje me sinto ótima sem enxaquecas graças a Deus.

    • mikaely Monte
      21/06/2017 at 11:26

      Ola Simone, bom dia!
      Obrigada, sua opinião é muito importante para nós!

      Veja nossos outros posts sobre gravidez, continue nos acompanhando e siga nossas redes sociais e mantenha – se informado sobre dicas de saúde e bem estar!
      Instagram: hapvidafazbem
      Site: hapvidaplanos.com.br
      Facebook: http://www.facebook.com/PlanosHapvida

  3. 22/06/2017 at 08:36

    Adorei esse site o conteúdo é muito bem escrito. Parabéns 😉

  4. Sabrina
    28/11/2017 at 02:26

    É quando a gente engravida que começa a pesquisar os benefícios das frutas….muito bom esse post…esclareceu muitas duvidas

    • mikaely Monte
      28/11/2017 at 11:58

      Ola Sabrina, bom dia!

      Sua opinião é muito importante!

      Continue nos acompanhando e siga nossas redes sociais e mantenha – se informado sobre dicas de saúde e bem estar!
      Instagram: hapvidafazbem
      Site: hapvidaplanos.com.br
      Facebook: http://www.facebook.com/PlanosHapvida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *