Entenda o desenvolvimento da gravidez nos três primeiros meses

Você está grávida e é comum que nesse momento surjam várias dúvidas sobre a gestação, o que te leva a pesquisar muito sobre o assunto. Assim, você já deve saber que é bom redobrar os cuidados durante a gravidez nos três primeiros meses. Nessa fase é recomendado não se descuidar da alimentação, procurar o médico e providenciar um bom plano de saúde.

Por ser um período tão importante, nós preparamos este post com informações sobre as mudanças que podem ocorrer no seu corpo e os cuidados com essa fase da gestação.

Ficou interessada no assunto? Então, acompanhe com a gente a leitura!

Como é a gravidez nos três primeiros meses?

A mulher leva de 2 a 3 semanas para perceber que está grávida. Após a fecundação, são nas três primeiras semanas que as alterações no corpo feminino começam a aparecer. É nessa fase que são liberados os hormônios como o BHCG, que proporciona o aumento da produção do colágeno para esticar a pele e acomodar o bebê no útero.

No entanto, também é nessa fase que aparecem as tão conhecidas náuseas e os enjoos. Você também pode sentir fadiga, aumento do volume dos seios, mais vontade de urinar – devido ao tamanho do útero que exerce maior pressão sobre a bexiga –, incômodo pélvico e um exagerado olfato.

Os hormônios também provocam instabilidade emocional, ainda que você esteja feliz com a notícia de que será mãe. Também pode se sentir mais nervosa, medrosa e insegura.

Por isso, é importante saber o quanto antes que está grávida para tomar os devidos cuidados. No início da gestação são desenvolvidos as estruturas internas e os órgãos do seu filho. E caso você não esteja se alimentando corretamente, o bebê poderá ter problemas.

Para que você entenda melhor essa fase tão importante, explicaremos a seguir o que acontece nos três primeiros meses de gestação.

1. Primeiro mês

No primeiro mês há a fecundação, que é a união entre o óvulo e o espermatozoide. Desse encontro se origina o zigoto, que após uma série de divisões celulares se instala no útero. A partir daí a placenta se forma e envolve o embrião no líquido amniótico, que auxilia na alimentação e o protege caso você sofra algum tipo de acidente, como uma queda.

2. Segundo mês

Durante o segundo mês, o coração do embrião bate acelerado, cerca de 150 vezes por minuto. Esta fase marca o início da formação do sistema nervoso central, digestivo, respiratório e circulatório do seu bebê. Também são formados braços, pernas, boca, nariz e olhos. O embrião chega a 4 cm e lhe deixará emocionada quando fizer a ultrassonografia para ver tudo isso.

3. Terceiro mês

O terceiro mês é um dos principais durante sua gestação. Ele marca o início do período fetal, no qual é desenvolvido o esqueleto, as costelas, os dedos das mãos e dos pés da criança. Até o final do mês, todos os órgãos internos estarão formados e o feto medirá 14 cm.

Quais os cuidados que a mulher deve ter durante o início da gravidez?

Para que a gestação seja tranquila até o nono mês é necessário que você tenha a atenção redobrada nos três primeiros meses. Separamos algumas dicas para que possa se orientar e também informar as futuras mamães.

1. Tenha um bom plano de saúde

Embora a gravidez seja um período no qual a alegria reina, também é uma fase da vida da mulher na qual ela precisa ter muita preocupação e cuidados. Para começar, é bom escolher um bom plano de saúde. Ele será importante tanto para você quanto para seu filho, já que o médico pedirá vários exames e consultas durante sua gestação.

É essencial para uma gravidez saudável que você faça o pré-natal. Os exames realizados nessa fase são muito caros quando feitos de forma particular, e nem sempre você consegue com facilidade na rede pública, não é mesmo? Assim, um plano de saúde se torna a melhor opção para consultas e realização de exames com segurança e qualidade.

2. Faça uma dieta saudável

Se antes da gravidez a regra era se alimentar bem, durante ela é ainda mais necessário ter uma dieta saudável, principalmente nos três primeiros meses de gestação. Prefira legumes, frutas, verduras e coma de três em três horas.

Procure seu médico ou um especialista em nutrição. Eles vão indicar o que você deverá comer e o que terá de evitar, como os alimentos gordurosos e ricos em condimentos, açúcar em exagero e carne crua ou de procedência duvidosa.

3.Tome remédios apenas com receita médica

Nos primeiros três meses é comum que as mamães se queixem das náuseas e dos vômitos. Para evitar o desconforto, é importante ingerir alimentos frios ou gelados. No entanto, isso pode não resolver o problema, e os sintomas podem aumentar no decorrer desse período.

Nessa hora, um medicamento pode ser necessário. Mas antes que você saia tomando qualquer tipo de remédio por aí que possa afetar o desenvolvimento do seu bebê, procure o médico e só use medicamentos que ele receitar. Dê preferência aos naturais!

4. Faça sexo e atividades físicas

Ao contrário do que a maioria das mulheres pensa, não é preciso evitar as relações sexuais com penetração achando que isso vai machucar o bebê. Se a gravidez está normal, não há restrições para a atividade sexual, pois o feto está protegido no útero.

No entanto, se a gestação for de alto risco, o sexo é contraindicado pelo médico. Já em relação às atividades físicas, é necessário que a gestante passe por uma avaliação médica. Você deve respeitar seus limites e praticar as atividades a que está acostumada.

Se a mulher tiver os cuidados necessários com a gravidez nos três primeiros meses, com certeza terá uma gestação tranquila e dará à luz um bebê saudável. É sempre bom lembrar que é importante que você se sinta confortável, segura e protegida no momento mais importante da sua vida!

Gostou do nosso artigo? Quer aprender um pouco mais sobre gestação? Confira nosso post sobre enjoo matinal e saiba como lidar com esse incômodo!

Entenda o desenvolvimento da gravidez nos três primeiros meses
5 (100%) 6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *