Entenda os efeitos da bebida alcoólica no seu corpo

São muitos os efeitos negativos causados no organismo devido o consumo da bebida alcoólica a longo prazo, principalmente quando é exagerado. Antes de encher o copo, é bom saber de algumas informações sobre os efeitos do álcool no seu corpo.

Uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que os brasileiros consomem 18,5 litros de álcool puro por ano, e que existem cerca de 19 milhões de alcoólatras, o que faz do Brasil o quarto país que mais consome álcool das Américas. Segundo dados da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas (ABEAD) acontecem por ano 32 mil mortes em decorrência do uso do álcool, 11 mil delas por cirrose. Além de está por trás de 60% das mortes no trânsito e 72% dos homicídios.

Principais órgãos afetados

Fígado: o órgão é responsável por metabolizar o álcool, ele processa por hora uma dose equivalente a uma lata de cerveja, acima disso o etanol passa a intoxicar o organismo. Enquanto o fígado metaboliza a primeira dose, o resto do álcool fica circulando no sangue e intoxicando, causando alterações e danos em diferentes órgãos. As consequências disso podem ser uma inflamação crônica e uma hepatite alcoólica, que podem causar uma cirrose.

Coração: o uso da bebida alcoólica favorece a liberação de dopamina no cérebro, que em grande quantidade pode levar a uma possível alteração da pressão arterial, da frequência cardíaca e depois, dos vasos sanguíneos, aumentando o risco de arritmias e insuficiência cardíaca.

Rins: o álcool sobrecarrega e compromete o trabalho dos rins, que é filtrar as substancias do nosso corpo.

Estômago: a longo prazo o álcool provoca erosões no estômago que pode levar a gastrite.

Cérebro: o excesso de álcool pode causar coma alcoólico, perda de reflexo e memoria, diminui a capacidade de atenção e é comum em dependentes de longa data alterações de personalidade.

Pâncreas: ele é responsável por fabricar insulina e as enzimas digestivas. O álcool pode causar uma inflamação no pâncreas, e essa inflamação pode evoluir para uma pancreatite, que causa uma forte e repentina dor abdominal, perda de apetite, náusea, vômito e febre.

Além de todo o prejuízo que a ingestão excessiva de álcool pode trazer à saúde (como vimos a cima) outro fator é o ganho de peso e acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal.

Obs.: Os efeitos variam de pessoa para pessoa, de acordo com a quantidade de álcool presente na corrente sanguínea

Fique sabendo

O álcool aumenta o risco de câncer nas regiões de maior contato com as substâncias tóxicas: boca, laringe, faringe e esôfago.

Fonte: alcoolismo.com.br
Fonte: minhavida.com.br

Faça parte das nossas redes sociais, FacebookTwitterGoogle plus.

Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar  🙂

Você já tem um Plano de Saúde?

Adquira o plano de Saúde Hapvida para sua família, garanta a saúde e bem-estar de quem você ama, eles merecem esse cuidado. Deixe seu nome e telefone que nós ligamos para você.




Tipo de plano

Entenda os efeitos da bebida alcoólica no seu corpo
5 (100%) 10

  2 comments for “Entenda os efeitos da bebida alcoólica no seu corpo

  1. 19/10/2017 at 13:22

    Bacana.

    • mikaely Monte
      19/10/2017 at 13:33

      Ola Ricardo, bom dia!
      Sua opinião é muito importante.

      Continue nos acompanhando!
      Siga nossas redes sociais e mantenha – se informado sobre dicas de saúde e bem estar!
      Instagram: hapvidafazbem
      Site: hapvidaplanos.com.br
      Facebook: http://www.facebook.com/PlanosHapvida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *