Hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

A preocupação com a aparência da pele é algo comum entre todas as mulheres, principalmente por que com o passar do tempo as linhas de expressão e a falta de luminosidade começam a surgir. Conheça os hábitos que são inimigos da saúde da sua pele e favorecem o envelhecimento precoce.

Dormir de maquiagem

Antes de dormir lave o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele. Não fazer a limpeza pode entupir os poros e favorecer o aparecimento de cravos, espinhas e manchas. Com o tempo os resíduos nos poros contribuem para a degradação do colágeno e da elastina na pele acelerando o processo de envelhecimento.

Sedentarismo

A prática regular de exercício físico combate o envelhecimento da pele, já que durante a atividade física o organismo libera toxinas que prejudicam a pele e contribuem para o envelhecimento. Exercícios melhoram a circulação, ajudam as células a produzir colágeno (fibra que sustenta a pele), além de combater a celulite e a gordura localizada.

Radiação solar

A exposição solar e a falta do protetor são as principais causas do envelhecimento da pele, principalmente nas peles mais claras. Ficar exposto por muito tempo ao sol pode provocar reações na pele, como o aparecimento de manchas, sardas, flacidez, pele áspera e aumento de rugas. Evite essas reações usando o protetor solar e fique atento ao fator de proteção da sua pele.

Alimentos gordurosos ou frituras

Pior que uma alimentação deficiente em frutas e verduras, é uma alimentação rica em gorduras saturadas, excesso de carboidratos e defumados, esses tipos de alimentos devem ser evitados ou consumidos com moderação, pois podem causar vários problemas de pele como acnes e rugas.

Diga não ao estresse

Pesquisadores alemães da Free University – Berlin confirmaram a ligação direta entre estados emocionais alterados e espinhas. O estresse desequilibra a produção hormonal, elevando a produção de substâncias que deixam a pele mais oleosa, o que contribui para a formação de acne. Além disso, o descontrole emocional também pode afetar o sistema imunológico, deixando a pele mais suscetível a doenças como a herpes e alguns tipos de alergia.

Dormir pouco

Sintomas do envelhecimento antes do tempo, pode ser evitado com uma boa noite de sono. Dormir entre 7 a 9 horas pode evitar vários inconvenientes como pele a amarelada e as famosas olheiras.

Beber pouca água

A quantidade ideal para um adulto é 2 litros/dia, suficiente para repor o que você perde por meio da urina, do suor e até da respiração. Se você estiver mal hidratado as linhas de expressão vão aparecer, beber água além de deixar a pele hidratada e firme, favorece a excreção de toxinas e substâncias que prejudicam a pele.

Preserve a saúde e a juventude da sua pele.

 

Fonte: http://www.sbd.org.br/doencas/envelhecimento/

Hábitos que aceleram o envelhecimento da pele
5 (100%) 6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *