Enxaqueca é mais comum nas mulheres. Veja como evitar.

enxaqueca

A enxaqueca é causada por um desequilíbrio químico no cérebro, que causa dores em toda a cabeça ou em um dos lados, acontece geralmente devido ao estresse, privação de sono, jejum prolongado, ingestão de alguns alimentos e exposição a odores fortes ou ruídos altos. A doença é mais comum nas mulheres, por causa das oscilações hormonais.

Sintomas

De todos os sintomas a dor de cabeça é o mais comum, mas não é o único. A enxaqueca pode vir acompanhada de náuseas, hipersensibilidade à luz, barulho, odores e no couro cabeludo, alterações de humor, ansiedade, depressão (mesmo fora das crises) e lacrimejamento. Um indivíduo não precisa apresentar todos estes sintomas para ter enxaqueca. Normalmente apresenta alguns deles, em graus variados.

Alguns hábitos para prevenir a enxaqueca

– O consumo de bebidas alcoólicas pode ser uma opção ruim para quem lida com o problema, pois as bebidas alcoólicas quando ingeridas em excesso provocam dilatação dos vasos sanguíneos do corpo e do cérebro, o que acaba acentuando o incômodo da enxaqueca.
– Saia do sedentarismo, pessoas que sofrem com essa doença e incluíram na sua rotina atividades aeróbicas, apresentaram uma queda significativa na frequência e intensidade das dores de cabeça crônica e enxaqueca.
– Se você já tem predisposição, tudo o que gera estresse e desequilíbrio como por exemplo trabalho em excesso, ficar sem comer por muito tempo, nervosismo, insônia ou dormir pouco, chateação e outros problemas emocionais, pode agravar seu caso.
– Fique longe do cigarro, a nicotina ainda é associada à alteração da circulação sanguínea e enrijecimento dos vasos sanguíneos, que pode acabar provocando a enxaqueca.

Alguns alimentos têm o poder de desencadear a enxaqueca. Saiba quais são?

– Frituras: são ricas em substâncias que causam contração dos vasos sanguíneos cerebrais, que causar um dos sintomas da enxaqueca, a cefaleia.
– Alimentos em conserva e defumados: presunto, salame, salsicha, linguiça e patês possuem alta concentração de nitrito e nitrato, considerados toxinas pelo organismo, o que provoca dor.
– Frangos: por causa dos métodos de criação da maioria das aves, a carne contém muito hormônio e antibióticos que pode ser o agente ativador da enxaqueca.

Dica para o tratamento da enxaqueca

A acupuntura é bem eficiente, pois provoca microestímulos que ajudam o corpo a recuperar o equilíbrio de forma natural, não envolve a administração de qualquer substância química e não possui os inúmeros efeitos colaterais como alguns medicamentos recomendados possuem.

Enxaqueca é mais comum nas mulheres. Veja como evitar.
5 (100%) 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *