Férias chegando? Veja como cuidar melhor da saúde durante o verão.

Na estação mais quente do ano a exposição ao sol a ao calor podem aumentar, e se torna essencial cuidar melhor da saúde durante o verão.

Praia, sol, mar, piscina, o verão é estação mais esperada do ano, com as férias chegando é importante que se tome muito cuidado com essa exposição ao sol, crianças e adultos devem tomar alguns cuidados para que possam aproveitar melhor as férias de verão.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão ajudar a cuidar melhor da saúde durante o verão.

Saúde durante o verão exige muita hidratação

Nos dias quentes, o corpo precisa liberar calor por meio do suor para manter a temperatura corporal eliminando água e sais minerais e sem a quantidade de água e sais minerais necessários, a pessoa fica com o metabolismo comprometido, podendo ter mais chances de sofrer lesões musculares, tonturas, cãibras, diminuição do desempenho físico, menor disposição e dificuldades de concentração.

A sede é um sintoma tardio de falta de água – significa que o nosso corpo já está sofrendo uma pequena desidratação por isso, é recomendado beber água aos poucos durante o dia, antes que a sede apareça. Uma dica para saber se seu corpo precisa de líquido é a urina, se for ao banheiro e perceber que ela está com cor escura e odores fortes, é sinal de que está ingerindo pouca água. O ideal é que a urina seja bem clara, quase transparente, em sinais como esse já é um alerta que o corpo emite de que está precisando de água e em dias quentes essa necessidade aumenta, ocorre que o fato de não ingerir uma quantidade mínima necessária de água por dia a consequência será uma possível infecção urinária.

Alimentação e exercícios físicos exigem atenção com a saúde durante o verão.

Manter uma alimentação equilibrada faz toda diferença no cuidado da saúde durante o verão, algumas frutas e vegetais apresentam grandes quantidades de água em sua composição, frutas como a melancia que possui mais de 90% do seu peso em água, assim como as folhas verdes. Para as crianças e adultos outra fonte importante é o leite, que possui mais de 80% de água em sua composição e podendo ser ingerido no decorrer do dia e pode ser utilizado em diversas receitas como em vitaminas se misturados à frutas. Além de serem ricas em líquidos, as frutas e verduras são fonte de potássio, mineral que precisa ser resposto quando há uma produção de suor muito intensa, portanto, para cuidar melhor da saúde no verão é importante investir também nos sucos de frutas para repor a água e os sais minerais perdidos em dias mais quentes.

O consumo de gorduras deve ser evitado em dias muito quentes, pois elas não são bem metabolizadas, por conta da perda de líquidos do organismo. O resultado de um almoço cheio de frituras, por exemplo, pode ser uma sensação de mal-estar e desconforto algum tempo depois e causando uma sensação de inchaço no estômago.

Já em relação a atividade física, durante a prática de qualquer exercício físico é mais comum chegar ao ponto de desidratação, onde a perda de sódio e potássio é maior, então para garantir a saúde durante o verão e continuar praticando qualquer atividade física é preciso ingerir mais líquido, nesse caso água e isotônicos são os mais recomendados.

Apesar de não fornecer todos os nutrientes que os isotônicos possuem, a água já pode ser suficiente para controlar a temperatura corporal, retardar fadiga, prevenir câimbras e evitar o aumento da frequência cardíaca. Nos dias quentes, a perda de fluídos no suor é ainda maior e pode variar conforme a intensidade do exercício, quanto mais intensa e longa for a atividade física, maior deverá ser a quantidade de água ingerida.

Para manter a hidratação antes, durante e após a atividade física nos dias quentes confira algumas dicas importantes para cuidar melhor da saúde durante o verão.

  • Antes do exercício ingerir de 400 a 600ml de água no mínimo duas horas antes de iniciar o exercício;
  • Durante o exercício: caso o exercício tenha mais de uma hora de duração, tomar de 150ml a 350ml a cada 20 ou 30 minutos;
  • Após o exercício: beba o suficiente para matar a sua sede.

Atenção às crianças e aos cuidados com a sua saúde durante o verão.

Durante o verão em dias mais quentes os adultos já sofrem com altas temperaturas, imagine então as crianças. Nessa época do ano, todo o cuidado com a saúde no verão com os pequenos deve ser redobrado. A pele das crianças desidrata mais rapidamente do que a de um adulto, surgem frequentemente bolinhas pelo corpo, também conhecidas como brotoejas, e caso não tenham atenção, essas brotoejas facilmente desenvolvem vermelhidões na pele por uma exposição solar excessiva. O ideal é estar sempre atento aos estado físico e no ambiente onde a criança e do bebê estão durante esses dias mais quentes e adequá – las a esses ambientes. Em casa escolha vestir a criança ou o bebê com roupas leves, de preferência 100% algodão que é um tecido respirável. Tecidos sintéticos devem ser evitados, pois costumam causar vermelhidão e brotoejas no bebê. Durante os banhos para refrescar o bebê que já consegue sentar, é preferível colocá-lo brincando em uma banheira, bacia ou boia, sempre estando atento e não se afastar mesmo que por segundos, pois o perigo de afogamento é real.

Na praia o  filtro solar e chapéu são essenciais, mesmo nos horários de menor radiação solar. É muito importante ressaltar que até os 6 meses de idade não se recomenda o uso de filtro para o bebê, nessa fase é fundamental que ele seja exposto ao sol apenas no início da manhã ou no fim da tarde, mesmo assim, por curtos períodos de tempo. Crianças acima de 1 ano, o recomendado é que a exposição ao sol seja somente até 10 horas da manhã ou após às 16h com filtro, que deve ser aplicado meia horas antes de ir ao sol e reaplicado a cada 2 horas, ou sempre que ele se molhar. Quando o sol estiver muito forte, é preferível expor a criança somente após às 17h.

Seguindo essas dicas de como cuidar melhor da saúde durante o verão é mantendo todo cuidado necessário é possível aproveitar melhor as férias e curtir com total segurança. Se as dúvidas surgirem o recomendado é que buscar informações, e se qualquer problema ou imprevisto com a saúde aparecer consulte sempre um médico especialista, lembrando que cuidar da saúde é sempre a melhor opção em todas as estações.

Férias chegando? Veja como cuidar melhor da saúde durante o verão.
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