Fique atento as causas do estresse e saiba como prevenir

O que é estresse ?

estresse é uma reação física e mental do organismo causada por um esforço extremo e repetitivo. Em geral o estresse ativa processos hormonais e nervosos o que deixa o organismo em um estado de alerta e causa aumento do ritmo cardíaco. Quando uma pessoa é exposta a fatores estressantes continuamente, pode desencadear vários danos a sua saúde, como dores de cabeça, dores no estômago, gastrite, pressão alta, taquicardia, tonturas e diversos problemas psíquicos como distúrbios do sono e depressão.

Causa e efeito

Muitas vezes, a causa para o estresse é desconhecida, mas pode ser caracterizado por sensações repetidas de medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação e nervosismo. Quando o estresse persiste, os seus efeitos criam desarmonia no organismo, que enfraquece, perde resistências e pode adoecer.

Como prevenir e controlar o estresse

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  •  Rir é o melhor remédio 

Rir libera endorfinas, hormônio que promove a sensação de bem-estar e também atua aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que gera uma sensação de relaxamento. Ou seja, a endorfina estimula a circulação e ajudar a relaxar os músculos, o que reduz os sintomas físicos do estresse.

  •  Alimentação

O estresse faz o organismo perder muitas vitaminas e nutrientes e para repor essa perda é recomendado ter uma alimentação rica em verduras e frutas que contenham vitaminas do complexo B, vitamina C, manganês, magnésio e cálcio.

  • Atividade Física e relaxamento

O exercício físico e as técnicas de relaxamento como o yoga, contribuem para o relaxamento do corpo e diminui os efeitos do estresse no organismo. Além de melhorar as funções cardiovasculares e respiratórias, queimar calorias e ajudar no condicionamento físico.

Não é necessário frequentar uma academia, escolha exercícios que podem ser feitos em casa como pular corda ou dançar. Já para o relaxamento pode-se ouvir música, ler um livro ou praticar yoga. O importante é procurar algo te faça relaxar.

Dúvidas? Sugestões? Conte nos comentários.

Um abraço e até o próximo post!

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde

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