Hiperglicemia. Saiba mais sobre o excesso de açúcar no sangue

O que é a hiperglicemia?

Glicemia é a taxa de glicose (açúcar) no sangue e hiperglicemia é o excesso de glicose no sangue. A hiperglicemia é um problema grave de saúde, que prevalece em indivíduos diabéticos, pois neles não há presença do hormônio insulina suficientemente ou a insulina não funciona corretamente para controlar os níveis de glicose no sangue.

Ao digerir os alimentos nosso organismo transforma todos os açúcares e amidos em glicose, que é o combustível básico para as células do corpo funcionarem corretamente. É a insulina (hormônio produzido pelo pâncreas) que transporta a glicose do sangue paras as células.

Quando há um acúmulo de glicose no sangue (hiperglicemia), várias complicações podem ocorrer, tais como danos aos rins, danos neurológicos, lesões cardiovasculares, danos á retina, e cetoacidose (coma diabético). Por isso em pacientes diabéticos, existe uma preocupação maior em controlar os níveis de glicose no sangue, pois não podem contar com a insulina para fazer este trabalho.

Os sintomas mais frequentes da hiperglicemia

Quando a glicose no sangue está alta, nosso organismo procura formas de excretá-la, e uma dessas formas é mandar a glicose para os rins, para eliminá-la na urina. Com isso, aparece um dos primeiros sintomas da hiperglicemia que é o excesso de urina (poliúria). Sendo assim, aparecerá outro sintoma da hiperglicemia, que é a sede em excesso (ou polidipsia)

Outros sintomas: visão turva, cansaço, sonolência, boca seca, fome excessiva, emagrecimento, formigamento nos pés ou calcanhares, dor de cabeça, náusea, dor abdominal, arritmia cardíaca e quando os níveis de glicose no sangue estão muito elevados, pode levar o indivíduo ao coma.

Como eu sei que a minha glicose está alta?

Você deve verificar se sua glicose está de acordo com as metas determinadas pelo seu médico. Caso perceba que seu nível de glicose está baixando, faça imediatamente o teste de glicemia. A melhor forma de prevenir a hiperglicemia é ficando de olho nas taxas, fazendo exames periodicamente.

Para as pessoas com histórico de hiperglicemia na família é aconselhável evitar tomar medicamentos sem a prescrição médica, uma vez que alguns medicamentos aumentam o riscos de hiperglicemia.

Fonte:  controlaradiabetes.pt
Fonte:  adj.org.br

Faça parte das nossas redes sociais, FacebookTwitterGoogle plus.

Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar  😉

Hiperglicemia. Saiba mais sobre o excesso de açúcar no sangue
5 (100%) 1

  2 comments for “Hiperglicemia. Saiba mais sobre o excesso de açúcar no sangue

  1. 24/08/2017 at 23:02

    Excelente artigo, me ajudou muito, irei estudar mais sobre calvície e queda de cabelo. Obrigado por compartilhar.

    • mikaely Monte
      25/08/2017 at 13:56

      Ola flavio, bom dia.
      Sua opinião é muito importante!
      Continue nos acompanhando e siga nossas redes sociais e mantenha – se informado sobre dicas de saúde e bem estar!
      Instagram: hapvidafazbem
      Site: hapvidaplanos.com.br
      Facebook: http://www.facebook.com/PlanosHapvida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *