Hortelã. Uma erva repleta de benefí­cios para a saúde

A hortelã é mais que uma erva aromatizante, refrescante e ingrediente de muitos produtos comestíveis e de beleza, ela tem várias propriedades medicinais que ajudam no combate a diversos males da saúde.

Benefícios nutricionais da Hortelã

Essa erva é conhecida por possuir poucas calorias, mas contém muitos nutrientes. Ele fornece apenas 70 calorias por 100 gramas de seu consumo. É uma rica fonte de fibra dietética e de Proteína. É rico em Vitamina C, B, D e minerais como Magnésio, Ferro, sódio e Potássio.

Principais vantagens do consumo de Hortelã

– Resfriados e a gripe

O mentol, que é um ingrediente ativo dessa erva, reduz a mucosidade, ajudando a reduzir a congestão nasal. A hortelã também pode aliviar a garganta irritada.

Dica: Adicione algumas gotas de óleo de hortelã a um umidificador e respire profundamente.

– Hortelã para a digestão

A hortelã pode ser usada para o alívio de problemas estomacais, podendo ajudar nos transtornos do sistema digestivo incluindo gases, distensão abdominal, náuseas, indigestão e cólicas.

Ajuda a aliviar os problemas de estômago mediante o relaxamento dos músculos lisos do sistema digestivo.

Dica: Fazer uma xícara de chá da erva ou mastigar as folhas, para aliviar os problemas como má digestão.

– Dores de cabeça

Outro grande benefício da hortelã para a saúde é a sua capacidade para aliviar as dores de cabeça. Através do óleo de hortelã pode-se acalmar e relaxar os músculos que causam dores de cabeça por tensão. Inalar a essência de hortelã pode aliviar a pressão dos peitos e induzir a calma.

– Mau hálito

Possui ação antibacteriana e antimicrobiana, mastigar folhas de hortelã ou usar um enxaguante bucal a base desta planta pode manter longe o mau hálito e prevenir problemas de higiene dental causadas por um excesso de bactérias na boca.

Você tem um amigo que tem mau hálito e tem vergonha de tocar no assunto? Veja como pode ajudá-lo. S.O.S. Mau hálito

 Fortalece o sistema imunológico

Assim como diversos alimentos naturais, a hortelã pode fortalecer o organismo e auxiliar na imunidade. Ela contém vitaminas e minerais que podem ajudar na proteção do corpo contra possíveis inflamações, infecções e demais interferências externas. Podemos reconhecê-la como fonte de vitaminas e minerais, que são convenientes para uma nutrição completa.

Precauções e efeitos colaterais do chá de hortelã

Quem têm refluxo gastroesofágico podem ver um aumento em seus sintomas ao beber chá de hortelã, porque este chá vai relaxar os músculos do estômago e isso pode levar ao ácido do estômago para fluir até o esôfago e agravar os sintomas já existentes.

Você conhece mais benefícios do  hortelã? Compartilhe nos comentários!

Faça parte das nossas redes sociais, FacebookTwitterGoogle plus.

Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar  😉

Hortelã. Uma erva repleta de benefí­cios para a saúde
4.67 (93.33%) 6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *