Leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê.

leite materno

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que o leite materno seja o alimento exclusivo do bebê até o seu sexto mês de vida, a partir do sétimo até os 2 anos de idade caso ainda esteja amamentando, outros alimentos devem ser inseridos na dieta e oferecidos ao bebê em colherinhas e não em mamadeiras.

Vantagens do leite materno

É por meio do aleitamento materno que o recém-nascido recebe todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, assim como a quantidade certa de água e as proteínas para as quais o seu organismo já está adaptado, até os tipos de gordura que estão presente no leite é específico para favorecer o desenvolvimento neurológico do recém-nascido. E não é só isso, o leite materno possui também anticorpos contra doenças que a mãe já teve contato, por isso, é essencial que eles sejam alimentados exclusivamente com leite materno durante os primeiros seis meses de vida. Além disso, a mamada é uma oportunidade de estreitar um vínculo afetivo da mãe com o bebê, que é extremamente importante para seu desenvolvimento.

Vantagens para as mamães

A mãe também sai ganhando, pois durante a amamentação é liberada a ocitocina, hormônio que regula o fluxo de saída do leite, esse hormônio tem um papel importantíssimo pois ele ajuda o útero a voltar ao seu tamanho normal, age também amenizando as dores e diminuindo a ocorrência de sangramentos pós-parto, anemia, diabetes, câncer de mama e de ovário. E ainda ajuda a perder os quilinhos acumulados durante a gravidez.

Curiosidade: 

Ter seios pequenos, quer dizer que a mãe terá pouco leite?

Não, pois o que muda é a capacidade de armazenamento de uma mama pequena para uma maior, porém em um período de 24 horas a capacidade de produção de leite é a mesma para os dois tipos de mama, a diferença vai ser que o bebê de uma mulher com o seio pequeno necessitará ser amamentada com mais frequência para assegurar a ingestão diária de leite que é necessário e também para assegurar que a mãe tenha uma boa produção. Seios pequenos são capazes de alimentar perfeitamente o bebê independente do grau de saciedade dele.

  • Fonte:  Portal Fiocruz
Leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê.
5 (100%) 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *