Natação para crianças: quais os benefí­cios desse esporte para os pequenos?

Sejamos francos: até que os nossos pequenos aprendam a nadar, não relaxamos um minuto perto de uma piscina, lago ou praia, não é mesmo? Esse, no entanto, não é o único ganho que a prática da natação traz às crianças.

Além de fazer com que você e seus filhos vivam com mais segurança, a natação para crianças pode trazer muitos outros benefícios. Quer saber quais são eles e porque esse esporte é tão importante? Continue conosco!

Fortalece e desenvolve a musculatura

A prática de esportes traz muitos benefícios e no caso da natação não é diferente. O esporte faz com que a criança treine a musculatura e a desenvolva, fortalecendo todo o corpo e deixando os músculos mais firmes. Os músculos das pernas, braços e costas ganham um destaque especial, pois são ainda mais estimulados durante a prática desse esporte.

Além disso, a prática melhora muito a postura das crianças, pois é responsável por aumentar a flexibilidade da coluna. Vale lembrar que se exercitar na água pode ser até 12 vezes mais difícil que fora dela, medida que estimula ainda mais o desenvolvimento muscular. Com o grande trabalho de resistência promovido pela própria água, os músculos são tonificados e se desenvolvem com mais facilidade.

Aumenta a fome

Se você deseja que seu filho coma bem e esse é um ponto que tem te preocupado, saiba que a natação pode ajudar bastante nesse aspecto. O aumento de apetite acontece de uma forma muito natural na prática de outros esportes, mas de maneira ainda mais especial na natação, pois a queima calórica e o gasto energético são muito altos.

Com isso, o corpo naturalmente sente a necessidade de repor tudo que foi perdido e a criança come mais. Até nós, adultos, sentimos que, depois de nadar um pouquinho, comemos bem melhor depois, não é mesmo? É exatamente isso que pode acontecer com seu filho também, pois ele sai esgotado e precisando recuperar um pouco da energia através de alimentação.

Estimula uma melhor noite de sono

Além de melhorar a alimentação, a prática da natação para crianças também tem outro ganho muito importante: a facilidade maior em dormir e noites de sono mais relaxantes.

Como mencionamos no tópico anterior, por promover um desgaste físico, o corpo fica cansado e, assim que tem a oportunidade de relaxar, faz isso com uma facilidade incrível. Ou seja, a luta para que seu filho durma bem vai acabar e o período da noite será bem mais tranquilo na sua casa!

Melhora o sistema cardiorrespiratório

O sistema cardiorrespiratório de uma criança pode ser profundamente desenvolvido através da prática da natação, e, justamente por isso, seu filho também deveria se envolver na pratica desse esporte.

Com a necessidade de desenvolver habilidades melhores de respiração e por ser um esporte praticado na água, a natação faz com que o sistema respiratório seja estimulado a todo o tempo, trazendo grandes ganhos para a criança. A natação também é famosa por ajudar a reduzir e ainda prevenir os sintomas de doenças como a asma, além de fortalecer os músculos da região torácica.

A prática de natação também fortalece os músculos cardíacos. Para te dar uma ideia, a prática ajuda a eliminar a gordura que fica ao redor do coração, fazendo com ele fique mais forte — diminuindo, assim, a chance de alguma doença.

Melhora a circulação e controla o peso

Fazer da natação um esporte praticado com frequência — por cerca de 30 minutos a 1 hora, mais ou menos 3 vezes por semana —, também melhora consideravelmente a circulação do sangue. Com isso, os nutrientes chegam mais facilmente às células do seu corpo, assim como a oxigenação.

O exercício físico ainda ajuda muito na quebra do sedentarismo, livrando muitas crianças da obesidade que é mais comum a cada novo ano entre os pequenos, que praticam pouca ou nenhuma atividade em seu dia a dia. A natação pode ser uma ótima solução, já que é um método eficiente na queima de calorias e, por consequência, no controle de peso.

Desenvolve a autoconfiança

Os pequenos que começam a se dedicar à natação logo cedo são estimulados a socializar com um grupo totalmente heterogêneo e diferente do que ele encontra em casa e na escolinha. Essa medida faz com que ele seja mais sociável e confiante, uma característica que poderá ser explorada anos mais tarde e trazer muitos benefícios.

Além disso, uma criança vive constantemente em um período de formação de diversos aspectos, certo? É exatamente por isso que a natação pode ajudar bastante a desenvolver noções de espaço, tempo e ritmo, que são ganhos incríveis para as crianças!

Controla o estresse

Você pode estar se perguntando como o controle do estresse pode ser um benefício para uma criança, não é? Acredite: as crianças estão a cada dia mais pressionadas e estressadas, sofrendo com sintomas como a ansiedade e outros tantos que eram exclusivos dos adultos há alguns anos.

Justamente por isso, a natação pode ser uma ótima resposta, pois precisa de grande concentração. Assim, ela faz com que a mente das crianças fique livre por um período, afastando os pensamentos estressantes. Tudo isso sem contar que ela também libera endorfina, o hormônio do bem-estar e do relaxamento.

Proporciona um momento de diversão

Quando tratamos de crianças, sabemos que é muito importante que elas se interessem por determinada prática, senão tudo fica mais difícil. Então, todos esses benefícios serão dificilmente atingidos se ela não gostar de nadar, não é verdade?

Nesse caso, faça da natação um momento leve e divertido, em que ela vai poder encontrar os colegas e aproveitar o momento de maneira prazerosa. Essa é a chave do sucesso para que ela seja mais feliz nadando!

Como você pode perceber, a prática de natação para crianças traz muitos ganhos e você tem vários motivos para investir nisso para o bem-estar de seu filho. Segundo as recomendações de especialistas, as crianças devem começar a nadar a partir dos 6 meses, quando estão um pouco maiores e com o ouvido mais desenvolvido — medida que evita infecções.

Se esse artigo foi esclarecedor para você, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outras mães a entender os benefícios da natação para crianças. Assim todas vocês ficarão mais tranquilas e seguras, enquanto seus filhos colherão muitos frutos da prática!

Natação para crianças: quais os benefí­cios desse esporte para os pequenos?
5 (100%) 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *