A busca pelo corpo ideal é um desafio para a maioria das mulheres, e levar uma vida saudável, manter um alimentação equilibrada e longe de excessos é essencial para alcançar as medidas certas.

Porém, até numa alimentação saudável podem existir alimentos que causam celulite, um grande terror na vida da mulher.

No post de hoje você vai descobrir um pouco mais sobre o que é a celulite e conhecer alguns alimentos que causam celulite no corpo da mulher.

O que é celulite?

A celulite é causada por uma lesão nas fibras que sustentam a epiderme e a camada de gordura fazendo com que a pele fique repuxada, o que dá o aspecto dos tais furinhos indesejáveis.

A celulite é também uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e algumas toxinas nas células, fazendo com que elas inchem e endureçam.

A má notícia é que a ocorrência da celulite é bem mais comum entre as mulheres.

De acordo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, oito em cada 10 mulheres têm algum grau de celulite porque é mais fácil no sexo feminino a gordura acabar se acumulando nas coxas, quadris e nádegas.

Além desse fator, alguns hábitos e escolhas rotineiras facilitam o aparecimento da celulite.

Conheça os aliados para o acúmulo de celulite.

  • Salto alto

Usar muito o salto alto prejudica a circulação e aumenta, sim, a predisposição para o aparecimento da celulite. Intercale o salto com sapatos baixos, para amenizar o mal.

  • Cigarro

O cigarro prejudica a circulação, diminuindo a quantidade de oxigênio e nutrientes, e aumentando a produção de radicais livres. Fumo e nicotina afetam a qualidade do sangue que chega até a pele, prejudicando sua elasticidade e facilitando o aparecimento da celulite.

  • Refrigerante

O vilão é o açúcar, e não o gás. Além disso, refrigerantes contêm muito sódio (inclusive os diet) e, por isso, geram retenção de líquido no organismo, o que produz inchaço e colabora para o aparecimento do problema.

  • Café

Cafeína em doses altas prejudica a microcirculação e aumenta o estresse. Em pequenas doses, até 3 xícaras de café por dia, até pode funcionar como termogênico. A substância metil-xantina faz a gordura de dentro da célula ser usada como combustível.

  • Noite mal dormida

Um sono ruim pode contribuir para a liberação de hormônios do estresse que promovem retenção de líquidos no corpo, favorecendo a celulite. Dormir bem, tendo entre 7 e 8 horas de descanso, é fundamental para saúde e beleza do corpo.

  • Bebida alcoólica

Álcool em excesso faz o corpo produzir grandes quantidades de radicais livres, que são moléculas instáveis que reagem oxidando e danificando as células, além de impedirem a absorção de nutrientes.

  • Anticoncepcional

Por conter os hormônios estrogênio e progesterona, a pílula anticoncepcional provoca alterações no metabolismo e promove a retenção de líquidos, estimulando ou agravando o quadro.

  • Muito tempo na mesma posição

Levante da cadeira a cada duas horas, use as escadas, ande mais a pé, pare o carro em uma vaga distante do seu trabalho. Com pouco esforço, você melhora a circulação e previne a celulite.

  • Calça jeans apertada

Roupas muito justas não causam celulite, mas podem piorar seu aspecto, pois prejudicam o retorno venoso, resultando em inchaço.

  • Postura inadequada

Outra ação que favorece a retenção de líquidos é a postura inadequada. Esse mau hábito também interfere na deposição de gordura no corpo.

  • Dietas rigorosas

Quando você segue uma dieta rigorosa, devido à falta de alimentos e nutrientes, o corpo começa a se alimentar de seus próprios músculos e se esforça para acumular gordura, que é o que cria a celulite.

  • Excesso de peso

Apesar de não ser exclusiva em mulheres com excesso de peso, a celulite costuma ser mais grave em pacientes com estas características. Portanto, atenção ao seu índice de massa corpórea.

  • Efeito sanfona

Toda flacidez é mais facilmente adquirida através do efeito sanfona, quando há grandes perdas e ganhos de peso em um curto espaço de tempo. O efeito iô-iô é um dos que mais propiciam celulite e estrias.

  • Baixa ingestão de líquidos

Beba água, sempre. Pessoas que bebem pouca água ao longo do dia acabam tendo maiores problemas de circulação e consequentemente retendo mais líquidos. Essa é uma das causas de lesões na pele.

  • Sedentarismo

Sedentarismo e, eventual, sobrepeso ou flacidez são dois gatilhos para celulite. Você pode evitá-la fazendo exercícios regulares, cerca de 1 hora por dia. Uma boa circulação e musculatura saudável ajudam a prevenir a celulite e colaboram com a melhora da pele.

  • Alimentação inadequada

Dietas não balanceadas e ricas em calorias e sal ajudam no ganho de peso e na retenção de líquidos, que também agravam a celulite.

  • Baixa ingestão de frutas e legumes

A fibra alimentar natural evita a formação de celulite. Além disso, elimina a constipação e faz com que o sangue circule corretamente para as pernas.

  • Alterações hormonais

Para algumas mulheres é comum a ausência de menstruação por um ou mais ciclos, causada por alterações hormonais que também acometem a menopausa. Estas disfunções podem levar ao aparecimento das lesões na pele.

  • Alimentos doces e calóricos

Os alimentos calóricos, incluindo os refrigerantes e os doces em geral, favorecem o ganho de peso e o acúmulo de gordura localizada, fatores que agravam a celulite.

  • Comida industrializada

Além de muito açúcar, a comida industrializada pode conter muita gordura e sal, um dos piores inimigos da pele. É necessário ingerir no mínimo dois litros de água para eliminar o excesso de sódio no organismo. Caso contrário, ele aumenta a retenção de líquido do corpo levando a má circulação.

Esses são apenas alguns aliados para o acúmulo de celulite, que apesar de não ser uma doença pode trazer muito incômodo.

Assim, é muito importante cuidar bem da alimentação e manter uma vida saudável e longe de excessos.

O que causa a celulite? Conheça os aliados para o acúmulo de celulite.
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