Os segredos da mastigação: por que ela é importante e como digerir alimentos

Repetimos a ação de mastigar várias vezes ao longo do dia, geralmente sem darmos muita importância e de forma mecânica.

No entanto, uma mastigação correta pode trazer muitos benefícios, assim como fazê-la incorretamente pode acarretar em problemas no sistema digestivo, contribuindo até mesmo com o ganho de peso. Mastigar corretamente faz parte dos cuidados que devemos ter com nossa alimentação, tanto quanto a escolha de alimentos saudáveis.

No entanto, com a correria do dia a dia, não damos a devida importância aos momentos das refeições, não são raras as vezes que almoçamos ou jantamos em menos de 5 minutos por termos outras atividades para fazer. Mas este é um grande erro, parar para comer com tranquilidade e sem pressa deve ser um hábito, um cuidado que devemos ter com nosso corpo e saúde.

Veja a seguir por que é tão importante mastigar corretamente e conheça alguns segredos da mastigação!

Saiba qual a importância da mastigação

Você sabia que a digestão começa ainda na boca, e que a mastigação é parte importante dela? Ao mastigar o alimento você estimulará a produção de saliva. A saliva além de ajudar a deixar o alimento mais úmido, contém enzimas que são responsáveis pela digestão do amido, que é “colocado” no alimento quando ele está na boca.

Quanto mais você mastigar, mais saliva terá e melhor e mais fácil será a digestão. Ao mastigar você estará triturando os alimentos deixando-os em partículas menores para poder engolir, quanto melhor for sua mastigação, melhor será para engolir e mais fácil o alimento chegará ao estômago.

Veja alguns motivos para você mastigar bem os alimentos

Proporciona a sensação de saciedade com menos alimentos

Ao mastigar de forma rápida e automática você não saboreia o alimento, não usa todo o potencial das suas papilas gustativas, ou seja, não sente o sabor. Com isso tende a comer uma quantia maior, principalmente se você estiver realizando outra atividade como assistir TV, por exemplo.

Ao dividir a sua atenção com outra atividade, seu cérebro entende como se você não estivesse se alimentando, e mesmo comendo uma grande quantidade você pode não se sentir saciado. Por isso, é tão importante separar o momento da refeição apenas para comer. Dessa forma, todos os seus sentidos estarão voltados para a alimentação, fazendo com que seu cérebro entenda que você está se alimentando e usando todo o potencial das suas papilas gustativas.

Auxilia no emagrecimento

Ao mastigar os alimentos apressadamente você promoverá uma má digestão. Como eles não foram suficientemente triturados você ficará com uma sensação de estômago estufado, e com a barriga visivelmente maior. Quanto melhor for a mastigação, menor será o inchaço abdominal. Além do que, ao mastigar os alimentos por mais vezes e lentamente, você tenderá a comer menos contribuindo para o emagrecimento.

Contribui para a sua saúde bucal

Ao mastigar corretamente contribuímos para o tônus muscular da boca e da língua, além de prevenirmos problemas que podem surgir na arcada dentária conforme o passar dos anos. Quando não mastigamos lentamente e sem distribuir o alimento de forma homogênea na boca, podemos forçar apenas um lado do maxilar, causando desgaste nos dentes e ossos apenas daquele lado. Isso não ocorrerá rapidamente, mas pensando em longo prazo podemos evitar problemas que surgem quando envelhecemos.

Previne gastrites e outras doenças estomacais

Ao mastigar corretamente, o bolo alimentar não exigirá mais esforço do que o necessário para que seja realizada a digestão. Já ao engolir pedaços grandes devido a uma má mastigação, você estará promovendo um maior esforço para que ocorra a digestão. Ao expor o sistema digestivo a esse esforço continuamente, algumas doenças como a gastrite, refluxo e duodenites tendem a aparecer com o tempo.

Aproveita todos os nutrientes

Quando você não mastiga o alimento corretamente ele pode chegar mal digerido no intestino. O intestino só é capaz de absorver e aproveitar o alimento que foi quebrado e transformado em nutrientes (glicose, aminoácidos e lipídios), quando o alimento não foi digerido o suficiente perde-se esses nutrientes, pois o intestino é incapaz de absorvê-los.

Conheça quais as fases da mastigação

Mastigamos de forma tão automática, que certamente não notamos que a mastigação é dividida em 3 fases. Conheça-as a seguir:

  1.  Incisão: é a mordida, fase na qual há grande salivação, acontece também à apreensão do alimento a ser ingerido e a contração muscular.
  2. Trituração: nesta fase com a ajuda da saliva inicia a formação do bolo alimentar, o alimento é triturado em pedaços menores pelos dentes pré-molares.
  3. Pulverização: com a ajuda dos molares os alimentos são reduzidos a pequenas partículas. Nesta fase há movimentação da mandíbula em uma proporção menor.

Saiba como deve ser feita a mastigação

Agora que você já conhece vários motivos para adotar uma boa mastigação, deve estar se perguntando: como é a mastigação correta?

O indicado é que o alimento seja mastigado por 30 vezes em média, isso dependerá do quanto o alimento é sólido. O importante é notar que está suficientemente pastoso para passar na garganta sem causar lesões Além do número de vezes, é importante mastigar lentamente e distribuir o alimento na boca de forma homogênea, utilizando os dentes da direita e da esquerda.

Também é recomendável que ao mastigar soltemos os talheres, dessa forma nos concentraremos melhor na mastigação. Não devemos nos esquecer de mastigar de boca fechada e colocar sempre pequenas porções na boca, estas simples ações contribuirão para uma melhor digestão.

Mastigar pode parecer uma atividade corriqueira, que fazemos todos os dias sem dar muita importância, porém fazê-la da forma correta trará grandes benefícios para a nossa saúde.

Além de mastigar de forma correta, devemos evitar ingerir alimentos indigestos com frequência. Nesta lista estão as carnes vermelhas e até alguns tipos de vegetais exigem mais na hora da digestão. Portanto, redobre os cuidados na mastigação destes alimentos.

Que tal começar a prestar mais atenção à sua mastigação e adotar a forma correta de ingerir os alimentos? Depois volte aqui para nos contar quais foram os benefícios que você notou após adotar uma mastigação correta!

Os segredos da mastigação: por que ela é importante e como digerir alimentos
4.88 (97.5%) 8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *