Plano de saúde familiar: entenda os benefícios de manter

A saúde é o nosso bem mais precioso, e precisamos estar em constante cuidado com ela. Para evitar maiores problemas no futuro, você deve fazer exames de rotina como uma forma de prevenção.

Ainda assim, pode ser necessário, em qualquer momento da sua vida, um atendimento de emergência ou mesmo uma internação para algo corriqueiro, como uma gripe. É por causa de todos esses e outros motivos que você e a sua família precisam de um plano de saúde familiar.

Mas o que é isso?

Um plano de saúde é um contrato no qual — por meio de pagamentos, normalmente mensais — a operadora ou seu intermediário se comprometem com você a manter os serviços de saúde oferecidos no contrato. Existem diversos tipos de planos, e entre eles você encontrará a opção familiar.

É muito comum as operadoras oferecerem esse tipo, pois ele costuma sair mais barato para o seu bolso, além de conseguir abarcar as pessoas com as quais você mais se preocupa e ama. Por exemplo, você pode incluir um recém-nascido no seu plano, gerando menos problemas burocráticos.

Quais os benefícios do plano de saúde familiar?

Maior economia

Digamos que o seu filho, de apenas 2 anos, comece a apresentar um simples resfriado. Antes de ofertar qualquer tipo de medicação, ele terá de passar por uma avaliação médica.

O médico em questão receita alguns medicamentos, porém a situação começa a se agravar, e a criança precisa ficar internada e realizar vários exames. Depois de poucos dias, seu filho é liberado — totalmente recuperado — e tanto ele quanto você podem retornar às suas atividades.

Já fez as contas de quanto você começaria a gastar desde a primeira consulta médica? Esse pequeno resfriado sairia bastante caro e colocaria você e sua família no meio de dívidas rapidamente.

Com o plano de saúde, não há por que se preocupar em tirar boa parte do dinheiro do orçamento de uma única vez. Como você já faz o pagamento mensalmente, não terá de retirar dinheiro extra do orçamento para que seu filho seja bem cuidado num bom hospital e por profissionais competentes.

Menor tempo de espera

A demanda de um hospital público, especialmente se estamos falando de grandes capitais, é intensa. O atendimento vive lotado e, para marcar um exame, que muitas vezes precisa ser realizado com urgência, pode demorar meses.

Em um serviço particular, você pode até aguardar pelo atendimento, mas o tempo de espera será muito menor quando comparado a um hospital público. E não estamos falando apenas de emergências, mas também de marcações de exames que, a depender da necessidade, podem ser realizados no mesmo dia. Quando se trata da nossa saúde, minutos podem fazer a diferença.

Maior tranquilidade

Ter um plano de saúde para toda a sua família, sem dúvida alguma, possibilita muito mais tranquilidade. Você estará coberto por um atendimento com profissionais qualificados e aparelhos modernos, fazendo com que a sua saúde, e a daquelas pessoas que ama, seja sempre bem cuidada.

Além da saúde, o plano consegue oferecer também maior tranquilidade financeira. Por mais que você tenha uma poupança, essa reserva pode não cobrir todas as despesas médicas, dependendo do tipo de tratamento. Isso pode causar um sério prejuízo nas suas finanças.

Atendimento garantido

Quando vamos a uma unidade de saúde para marcar uma consulta ou um exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nós não temos a certeza de que seremos atendidos ou de que vamos conseguir alcançar o nosso propósito. Pode ser que não tenha médico naquele dia ou que certos exames não possam ser realizados por inúmeros motivos.

Adquirindo um plano de saúde, você não precisará se preocupar com isso. Será possível contar com médicos de diversas especialidades e os mais variados tipos de exames, desde os mais simples até os mais complexos, disponíveis para você e toda a sua família.

Quais são as vantagens de manter o plano?

Menos burocracia

A mudança de um plano para outro, também conhecida como portabilidade, costuma necessitar de muita papelada, e isso pode gerar desperdício de tempo e uma pequena dor de cabeça.

Você precisará se adequar às regras de um novo plano de saúde, e pode ser que aquele médico que te acompanha há tanto tempo não seja um credenciado. Isso pode ser um problema, principalmente no caso de ginecologistas.

Uma boa forma de economizar

Com um plano de saúde, você precisa de apenas uma pequena parte do seu orçamento para fazer o pagamento. Sem um, o mais indicado é abrir uma poupança para algumas emergências que podem aparecer. O problema é que isso exige muito mais disciplina da sua parte, não só para depositar o dinheiro todo mês como também para não o retirar de lá.

Além do mais, como já foi dito acima, o montante que você guardou pode não ser o suficiente para determinados tipos de tratamento, o que implicará em mais gastos, prejudicando a sua vida financeira.

Mais segurança

Você nunca sabe quando algo pode acontecer, principalmente quando o assunto é saúde. Uma dor que aparece sem motivos, algum acidente ou mesmo uma gravidez inesperada.

Estar com o seu plano de saúde em mãos oferece um grande alívio e conforto em momentos como esse. A única coisa que você precisa fazer é marcar uma consulta e ir ao médico, sem burocracia e sem filas de espera.

Como posso contratar um plano de saúde familiar?

Essa parte pode ser muito mais simples do que você imagina. Você pode entrar em contato com uma concessionária autorizada pelo site, por telefone ou indo até um dos locais físicos e pedir um orçamento.

Quer ser mais prático? Com a ajuda da internet, solicitar um plano ficou muito mais rápido e cômodo de ser feito. Você pode fazê-lo por meio do site e, quando for realizar a contratação, já levar todos os documentos necessários. Isso poupará tempo e desgaste, possibilitando que, no mesmo dia, você e toda a sua família possam dormir despreocupados.

Vai contratar o seu plano de saúde familiar? Veja quais são os documentos necessários para contratá-lo e economize tempo!

Plano de saúde familiar: entenda os benefícios de manter
Gostou desta matéria?

  3 comments for “Plano de saúde familiar: entenda os benefícios de manter

  1. Maria Marcaria Mendes Soares
    21/04/2017 at 16:17

    Tive muito interesse estou prestes a me aposentar. Sou funcionaria pública do Estado da Bahia,meu plano de saúde é o planserv e meu marido e filhos são todos dependenteste. Quanto fica o plano mais pura menos se eu contrarar o plano familiar? Aguardo resposta. Obrigada

    • hapvida
      22/04/2017 at 11:40

      Favor informe seu NOME, NUMERO com DDD para que uma de nossas consultoras entre em contato com você e passe todas as informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *