Porque você deve aumentar o consumo de água durante a gravidez

Água é fundamental para o bom funcionamento do organismo e até para sua beleza, e isso não é nenhuma novidade. O que você talvez ainda não saiba é que durante a gravidez ela será importante para melhorar a circulação sanguínea e a irrigação do útero e da placenta, manter o líquido amniótico em níveis adequados, estabilizar a pressão arterial, e ainda eliminar as toxinas que aumentam o risco das infecções urinárias.

Boas opções para você se hidratar e ainda extrair benefícios adicionais  da água para sua gravidez

Sucos

Prefira os naturais, ricos em vitaminas, livres de corantes e de açúcar em excesso. O suco de limão, por seu sabor azedo, ajuda a aliviar as náuseas dos primeiros meses. A água de coco, rica em sais minerais e nutrientes, atenua o enjoo e a azia, além de atuar como um isotônico natural, regulando o equilíbrio dos líquidos no organismo. Sucos de frutas ricas em fibras, como laranja, ameixa e abacaxi, combatem o intestino preso, incômodo frequente a partir do segundo trimestre da gravidez.

Leite

O leite concentra 90% de água, sem falar nas proteínas e no cálcio, cuja demanda cresce bastante na gravidez. Prefira as versões desnatadas ou semidesnatadas, que contêm menos gordura

Caldos e sopas

Caldos e sopas preparados com verduras, legumes e carne hidratam e ainda fornecem minerais e proteínas. Só maneire nos cremes à base de queijo e nas receitas com muita batata e macarrão, que tendem a ser calóricas demais.

O aumento na ingestão de água na gestação também assegura que a mãe possua reservas suficientes para tolerar as perdas de sangue durante o parto e ajuda na constipação, que é frequente na gestação pela redução do movimento do intestino.

O consumo a mais de água deve continuar durante a amamentação

Durante a amamentação o consumo de água também deve ser aumentado. A Organização Mundial de Saúde recomenda que os bebês recebam exclusivamente leite materno durante os primeiros seis meses de idade. O leite é composto por 87% de água e as mães fornecem, em média, 750 ml de leite para seus bebês por dia durante a amamentação. Por isso, a importância de se consumir água todos os dias, devido à sua utilização na composição do leite e consequente perda na amamentação.

Por essas razões, as mães devem se atentar ao tema hidratação na gestação, assim como durante todo o período da amamentação. É recomendada a ingestão de, no mínimo, 1 litro extra de água por dia para que as mães se mantenham saudáveis durante estes períodos.

Se você está formando uma nova vida, lembre-se que a gravidez e água são duas coisas que andam de mãos dadas. É importante ter em mente que a água é a fonte da vida, tanto para o feto quanto para mãe.

Fonte: dicassobresaude.com

Para facilitar sua cotação deixe seu nome e telefone que nós entramos em contato para oferecer de forma simples as informações necessárias para você escolher e usar seu plano de saúde de forma consciente.

Porque você deve aumentar o consumo de água durante a gravidez
5 (100%) 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *