Postura errada provoca “barriga” e dores nas costas, saiba mais

De que adianta uma dieta saudável se o estômago está espremido entre as costelas e o intestino amassado pelo tronco? Se consequente os nutrientes tirados da comida não circulam normalmente pelo organismo porque as veias foram obstruídas por vértebras mal empilhadas. Ou então, para que serve um corpo forte e musculoso se as juntas não funcionam e as costas doem a qualquer movimento?

Segundo um estudo feito por Donald Harrison (pesquisador da Universidade do Sul da Califórnia) foi comprovado que sem uma boa postura não dá para sonhar com um corpo saudável. Segundo o mesmo existem várias evidências de que muitas doenças nos órgãos como por exemplo nos pulmões, rins e no estômago, estão ligadas à posição do corpo. As doenças de um modo geral não acontecem da noite para o dia, elas são acumulativas e progressivas, certamente, todos os dias as pessoas realizam alguma atividade que pode prejudicar a coluna.

Qual a relação entre gordura localizada e postura?

A relação entre má postura e gordura localizada se dá quando a pessoa tem algum tipo de desvio na coluna. Com o desalinhamento, o espaço entre as vértebras é comprimido, o que pode dificultar a circulação do sangue na região. A diminuição do fluxo sanguíneo, por sua vez, acarreta em retenção de liquido, concentração de gordura e, consequentemente, no aparecimento da celulite.

Diagnóstico e tratamentos

O diagnóstico em relação a postura é realizado por um ortopedista, os tratamentos vão desde o alinhamento vertebral através de técnica de manipulação vertebral, massagens, recursos terapêuticos para a coluna, até alongamento e fortalecimento musculares específicos pela reeducação postural, que irá corrigir e manter a postura correta.

Como prevenir?

Para evitar a má postura é importante:

  • Fazer exercício físico físico pelo menos 2 vezes por semana para o fortalecimento dos músculos, principalmente das costas.
  • Ficar em posição Super-Homem (punhos fechados, mãos na cintura, peito estufado e cabeça erguida) durante 5 minutos por dia para prevenir a escoliose ou lordose.
  • Alongar no trabalho durante 3 minutos,1 ou 2 vezes ao dia, pois ajuda a relaxar e a diminuir a tensão nos músculos, prevenindo a dor nas costas, braços e no pescoço.

Além destas dicas para prevenir a má postura, perder peso (no caso de a pessoa ter excesso de peso) é fundamental para conseguir ter uma postura mais correta e saudável.

Depois dessas informações ficou claro que sentar e andar com a postura correta não é apenas esteticamente mais bonito, como também pode evitar dores e lesões na coluna e a famosa “barriguinha” em baixo do umbigo. Portanto não há mais dúvidas de que uma boa saúde depende também da postura.

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