A prevenção da osteoporose deve começar desde cedo

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O que é a osteoporose?

É uma doença que enfraquece os ossos e atinge três vezes mais mulheres do que homens. Isso porque, geneticamente elas têm menor quantidade de massa óssea e sofrem com as mudanças hormonais durante a menopausa. A melhor maneira de evita-lá é começar a se prevenir ainda jovem, quando o esqueleto está se formando e construindo sua massa óssea. O término da formação óssea é atingido aproximadamente aos 20 anos e a partir dos 40 anos a estrutura começa a enfraquecer, sendo essa a faixa etária de risco.

A alimentação é a melhor forma de prevenir a osteoporose

Para prevenir a doença, o ideal é ter desde cedo uma dieta rica em cálcio e vitamina D. A vitamina D auxilia na absorção do Cálcio, que atua diretamente no fortalecimento e manutenção dos ossos, diminuindo assim os riscos com a osteoporose, mas se você ingerir muito cálcio e não tiver vitamina D no seu organismo, de nada adianta, pois esse não será absorvido.

O cálcio é encontrado em feijões, laticínios, amêndoas e vegetais de cor verde-escura (brócolis, espinafre e couve) e os alimentos que possuem vitamina D em grande quantidade é o salmão, a sardinha, o atum e a gema do ovo. Outra forma de obter a vitamina D  é se expondo ao sol no mínimo 30 minutos por dia, lembrando que deve ser o sol da manhã ou o do final do dia.

Estudos feitos no Brasil mostraram que em média o brasileiro consome uma quantidade de cálcio três vezes menor do que o recomendado e até seis vezes menos vitamina D do que o necessário para prevenir a osteoporose, isso acaba deixando os ossos menos densos e assim mais frágeis e suscetíveis a fraturas, e também provoca a perda da massa óssea ao longo da vida.                                                             

                                                                                 “ Brazos – The Brazilian Osteoporosis Study

Seis alimentos ricos em cálcio segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, da Unicamp:

ALIMENTO CÁLCIO (mg)
Brócolis (100g) 513
Feijão branco (100g) 476
Leite desnatado( 250ml) 268
Sardinha (100 g) 482
Queijo minas (100g) 579
Queijo prato (100g) 345

Fonte: drauziovarella.com.br

A prevenção da osteoporose deve começar desde cedo
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  2 comments for “A prevenção da osteoporose deve começar desde cedo

  1. 17/08/2015 at 20:10

    pode comer chocolate ?

    • Paloma Almeida
      18/08/2015 at 11:41

      O chocolate faz parte da lista de alimentos que dificultam a absorção do cálcio e pode ser prejudicial quando consumido em excesso, especialmente para quem tem osteoporose.
      Fonte: Abrasso – Associação Brasileira de Avaliação Óssea

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