Aprenda a fazer repelente caseiro para combater o zika ví­rus

Com o crescente número de casos de doenças ligadas ao mosquito Aedes aegypt, como a dengue e o zika vírus, muitas pessoas principalmente as crianças e as gestantes têm recorrido ao uso de repelentes para tentar se proteger das picadas desse mosquito, que no Brasil encontrou um clima favorável a sua proliferação.

Os repelentes caseiros são uma alternativa natural e econômica no meio de tantos produtos químicos presentes nas prateleiras de farmácias e supermercados. Eles são bastante eficazes contra a picada do Aedes Aegypti e diversos pernilongos.

Segundo os dermatologistas não há contraindicação no uso em adultos, exceto aqueles que conhecidamente possuem alergia a essências. Também é melhor evitar o uso em menores de 2 anos.

Conheça 3 tipos de repelentes caseiros que repelem naturalmente os insetos

Receita de repelente caseiro com cravo-da-índia

Ingredientes

  • 1/2 litro de álcool
  • 1 pacote de cravo da índia (10 gramas)
  • 1 vidro de óleo de amêndoas ou óleo infantil (100 ml)
  • 1 recipiente spray

Modo de preparo

Misture o álcool e os cravos em um deposito fechado, deixe a solução descansando por quatro dias e, durante esses dias, agite duas vezes por dia, de manhã e à noite.

Após esse período coe a solução, desprezando os cravos. Em seguida acrescente o óleo corporal e agite ligeiramente. Coloque o repelente em um recipiente spray.

Modo de usar

Pulverize o repelente caseiro em toda região do corpo exposta ao mosquito, como braços e pernas, e reaplique sempre que praticar esporte, suar ou molhar-se. O tempo de duração do repelente na pele é de 3 horas, após este período ele deve ser reaplicado em toda a pele sujeita a picadas.

Dica

É importante pulverizar o repelente por cima das roupas porque o ferrão do mosquito pode atravessar tecidos muito finos, chegando a pele.

Repelente caseiro indicado para bebês e crianças

Indicado para bebês, a partir de 2 meses de vida, saiba como fazer o creme hidratante com óleo essencial de alfazema.

Ingredientes

  • 1 embalagem 150 ml do hidratante infantil
  • ​1 colher de óleo essencial de alfazema

Modo de preparo

Em um recipiente de vidro misture bem o todos os ingredientes. Aplique em todas as áreas do corpo expostas ao mosquito, diariamente, de 6 a 8 vezes por dia.

Dica

Uma forma de complementar deste tratamento caseiro é acender uma vela de citronela, que também é um excelente repelente natural em cada cômodo da casa para manter os mosquitos afastados.

Repelente caseiro de citronela

O repelente caseiro de citronela é uma excelente forma de evitar a picada do Aedes aegypti, porque possui propriedades insetífugas que mantêm todos os tipos de mosquitos afastados.

Ingredientes

  • 150 ml de glicerina líquida
  • 150 ml de tintura de citronela
  • 350 ml de álcool
  • 350 ml de água

Modo de preparo

Misturar bem todos os ingredientes e armazená-los em um recipiente escuro. Deve ser reaplicado a cada 3 horas.

Dica

Segundo informações da Seção de Plantas Aromáticas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), uma forma de se beneficiar com o poder repelente da citronela e combater o mosquito Aedes aegypti é fazer o chá com as folhas da planta e limpar as calçadas e as janelas.

O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, com isso vai diminuindo a sua proliferação.

Fonte: combateadengue.com.br
Fonte: tuasaude.com

Faça parte das nossas redes sociais, FacebookTwitterGoogle plus.

Comente e compartilhe nossas noticias sobre saúde e bem estrar  😉

Aprenda a fazer repelente caseiro para combater o zika ví­rus
5 (100%) 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *